Conheça One-Character-kun, personagem descartado de Super Mario World (SNES) que já conquista corações e fanarts


Um dos jogos mais inesquecíveis de todos os tempos e certamente um marco na indústria, o launch title do saudoso SNES Super Mario World nunca para de nos surpreender com seus tantos segredos, glitches e arquivos ocultos que sempre sobrevivem ao tempo.

E de forma surpreendente, um desses arquivos gráficos, recentemente propagado pelo blog Supper Mario Broth, é uma criatura misteriosa cuja existência passou despercebida aos olhos de todos os jogadores.


O arquivo se chama one-chr-kun.OBJ e foi publicado numa lista de sprites descartados de Super Mario World da enciclopédia The Cutting Room Floor, cortesia do usuário Zetaman. Trata-se de uma pequena animação na qual um personagem esverdeado, muito pequeno, com dois olhos e um par de pés, escala um bloco. Conforme sobe pela lateral do tijolo, porém, seu sprite é substituído por uma caixa preta com um "X" dentro, o que implica que uma animação vertical não chegou a ser criada para o personagem.

Mede apenas um tile de 8 x 8 pixels, exatamente o mesmo tamanho de um caractere de texto dentro do game — motivo pelo qual recebeu seu nome de arquivo, que pode ser interpretado como "One-Character-kun".

Por ter sido descartado do produto final, hoje, é impossível saber qual seria o propósito do pequenino. É possível, porém, que tenha sido planejado como um inimigo minúsculo do Mario, numa mecânica similar aos Micro-Goombas do mundo 1-2 de Super Mario Bros. 3.

A febre de um caractere

E mesmo envolto em mistério, artistas do mundo todo já têm dado a largada para incluir o One-Character-kun em seus portfólios de fanarts. Confira:


"Uau, One-Character-kun, mal posso acreditar que conseguimos chegar no torneio de tênis em duplas", desabafa o Toad em fanart de Grandma Field (@FieldExplores), que aproveitou para demonstrar publicamente sua paixão imediata pelo personagem:

"Não exagero em dizer o quanto o One-Character-kun se tornou, atualmente, o meu personagem favorito do Mario. Passei o dia o imaginando em vários jogos e tentando decidir quem iria dublá-lo no filme Super Mario Bros."

Outros artistas também compartilharam suas visões:

Acima: One-Character-kun no melhor estilo de giz de cera eternizado por Super Mario World 2: Yoshi's Island, pelas mãos de David de Bergerac.


Acima: One-Character-kun na visão de jordy_phone.


Acima: o usuário do Twitter @Baker7Express foi mais além e o recriou como um personagem de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, clássico da era 16 bits que até hoje permanece aceso no coração dos jogadores. O artista imaginou como seria não somente a versão do sprite in-game do One-Character-kun como também sua possível artwork do manual de instruções — respeitando, inclusive, as perspectivas.


Acima: e o Brasil não está longe de ser representado nesta primeira leva de fanarts. A pedagoga e matemática de Sorocaba @juliauno produziu miniaturas sensacionais do One-Character-kun, tão pequeninas e delicadas quanto sua versão original de 8 pixels quadrados.

Apesar de ter sido descartado de Super Mario World, o pequeno arquivo perdido entre os gráficos não utilizados do jogo parece já ter conquistado o coração dos fãs e entusiastas de plantão. Seria este o melhor personagem do Mario que nunca existiu?

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo! Indique esta postagem aos seus amigos e os convide a conhecer o pequeno One-Character-kun — e, claro, nos siga nas redes sociais!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem