Speedrunner de Super Mario Bros. executa um glitch considerado impossível para seres humanos


Enquanto speedrunners de Super Mario Bros. estão sempre procurando por novas formas de maximizar seus resultados, um deles, conhecido como Tole, conseguiu atingir uma conquista histórica: executar um glitch que, até então, era considerado impossível para seres humanos.

A manobra, conhecida entre a comunidade como top clip, acontece no mundo 4-2 do clássico de 1985. Foi descoberta em 2018 pelo speedrunner HappyLee, que usou um software para demonstrar o novo método, que consiste em fazer com que o Mario atravesse uma fileira de blocos próximo ao início do nível, que o expele para frente de uma forma mais rápida que o comum — e devido à sua complexidade e precisão, até a recente conquista de Tole, essa façanha ainda não havia sido executada por um ser humano sem a ajuda de um computador.

O objetivo da top clip do mundo 4-2 é subtrair três quadros da corrida. Pode parecer pouco, mas é algo de grande relevância considerando a frame rule, ou "regra de quadro" — um conceito já muito conhecido entre a comunidade de speedrunning.

O que é frame rule?

Em suma, o Nintendo Entertainment System provavelmente não era capaz de rastrear todos os frames em Super Mario Bros., e ao invés disso, os desenvolvedores fizeram com que o jogo atualizasse a cada 21 quadros, que se repetem continuamente — e essa janela de intervalo é chamada de frame rule. Gerenciar sua posição dentro dela é imprescindível para a rapidez com que a próxima fase será carregada assim que a atual for concluída.

Além de importantes para a quebra de recordes mundiais, as frame rules são essenciais para determinar padrões e spawns dos inimigos, como as direções dos Cheep Cheeps em fases aquáticas ou as diferentes reações dos irmãos Martelo. Um bom exemplo para ilustrar o conceito são os fake Bowsers, pois suas ações são determinadas pela frame rule em que o corredor estiver no momento do encontro.

Mas e você, querido(a) leitor(a)? Está familiarizado com o universo dos speedrunners? O que achou da sobre-humana conquista de Tole? Deixe as suas opiniões na seção abaixo ou nas redes sociais do Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem