Qual é o significado de "Mario Bros."?

Os irmãos Mario

Essa é uma pergunta relativamente fácil de se responder, mas acredite, é muito mais comum do que pensam os fãs mais ávidos da Nintendo. Afinal, aqui no Brasil, o ensino e domínio completo da língua inglesa ainda é um desafio, e é costume do Reino do Cogumelo esclarecer até o mais simples dos dilemas sobre a série Mario.

Primeiro de tudo, "Bros." não é um sobrenome. Mario Bros. significa literalmente "irmãos Mario". "Bros." é a sigla de "brothers", ou "irmãos", em inglês. Logo, a forma correta de ler seria "brothers" [ˈbɹʌðɚs], apesar de não ser incomum, em português, ouvir a abreviação como é escrita literalmente. Logo, o termo Mario Bros. está sempre no plural, pois se refere tanto a Mario quanto Luigi.

O nome surgiu oficialmente no ano de 1983, quando o jogo de fliperama Mario Bros. estava sendo trabalhado pelo lendário desenvolvedor da Nintendo Shigeru Miyamoto; o título apresentava um conceito de dois jogadores simultâneos, daí a ideia de dar ao Mario um irmão chamado Luigi.

No Japão, a ideia de adicionar "brothers" ao nome do Mario não era tão séria. A princípio, era apenas para apontar que o Mario agora tinha um irmão com o qual poderia se aventurar.

Mas ao ser transportada para o Ocidente, a marca teve um significado diferente: foi visto, narrativamente, como um empreendimento comercial fundado por irmãos. Pense nisso como aqueles mercados ou serralherias chamados de "irmãos Carvalho" ou "irmãos Silva". Por isso, nos Estados Unidos, criou-se, a partir dessa lógica, a Hidráulica dos Irmãos Mario, conhecida em inglês como a Mario Bros. Plumbing, uma desentupidora que Mario e Luigi mantinham no Brooklyn em muitas de suas histórias de origem.

E também por conta desta lógica, crê-se que o sobrenome dos irmãos seja Mario. Ou seja, seus nomes completos seriam Mario Mario e Luigi Mario — e juntos, eles formam os irmãos Mario, ou os Mario Bros. Isso rendeu até mesmo uma anedota no filme live-action do Mario de 1993, muito reprisado na Sessão da Tarde:


Se você tiver alguma dúvida sobre Mario, comente lá no nosso Tweet fixado que responderemos assim que possível. Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem