Quais são os jogos da saga principal do Mario? Existe uma ordem cronológica?


Pergunta enviada pelo seguidor Gabriel P. Valentim através do Twitter do Reino do Cogumelo. Quais são os jogos da saga principal do Mario? E existe uma ordem cronológica para os acontecimentos dos jogos?

Além de um marco nas nossas memórias mais nostálgicas, Mario é uma colossal franquia de mídia composta por videogames variados produzidos para todos os gostos. Os jogos são desenvolvidos pela própria Nintendo dividida em diferentes grupos de desenvolvimento, e muitas vezes a marca é cedida para empresas terceirizadas, como a Hudson Soft, a Intelligent Systems e a Camelot Software Planning, mas sempre sob forte supervisão da gigante japonesa.

A série principal da franquia é Super Mario, que consiste de jogos de plataforma que normalmente colocam os irmãos Mario e Luigi para salvar o Reino Cogumelo e sua governante, a princesa Peach, do terrível Bowser e sua tropa. Porém, hoje com mais de 300 jogos, o Mario também é extremamente ativo em diferentes ramificações de gênero dentro da indústria dos videogames — como jogos de corrida, esportes, RPG, e até mesmo de entretenimento educativo.

Como fica a canonicidade nesse todo? E o conceito de cronologia, se aplica?

O cânone de uma franquia é um sistema de classificação que separa os produtos de mídia oficial de produtos de mídia que envolvam a marca, mas possuam acontecimentos que são rejeitados pelos detentores de seus direitos autorais, ou que não deveriam ocorrer dentro de tal universo. Mas basicamente, hoje em dia, todo o conteúdo de Mario é destinado a acontecer dentro de seu universo, e mesmo se houver alguma discrepância, praticamente tudo faz parte de uma coisa só.

Isso acontece porque as peripécias do Mario sempre costumam ser encerradas dentro do mesmo título em que começaram. A maioria das histórias contadas servem como um veículo de gameplay. Quase nunca há gancho narrativo para uma próxima aventura, porque as coisas acontecem de forma livre dentro dos limites de cada jogo.

Ao contrário de muitas franquias como Star Wars, por exemplo, que é dividida entre o cânone e o alternativo, conhecido como o universo Legends, a franquia Mario e suas muitas séries derivadas não possuem um cânone oficialmente reconhecido. Logo, julgar se séries como Mario & Luigi ou Paper Mario fazem parte da linha principal cabe apenas aos fãs, de forma não oficial, por se tratar sempre de mera especulação — até que a própria Nintendo o confirme.

Resumindo, considera-se que a mainline da franquia seja a série de jogos de plataforma Super Mario, acompanhada de todas as subséries — categorizadas em geral pelos gêneros aos quais pertencem ou, simplesmente, como spin-offs. E mesmo que não sejam organizados por um cânone central, todos os jogos são considerados material oficial.

O caráter cômico e ajustável da turma dos irmãos Mario torna difícil, ou sequer necessário, que uma linha cronológica oficial seja traçada. Mas existem, sim, alguns poucos exemplos de cronologia na franquia: Super Mario World 2: Yoshi's Island, por exemplo, é tido como o primeiro jogo da série, pois retrata o nascimento dos irmãos Mario. A citar uma outra referência, a série Donkey Kong Country retrata o velho Cranky Kong como o Donkey Kong original de 1981.

Mas fora isso, o Mario não possui sinais de envelhecimento desde a sua primeira aparição, do início dos anos 80 até os tempos atuais. Hoje em dia, é tudo muito mais simples do que parece, com os personagens tendo a mesma leveza de uma turma de desenho animado, sem muito peso narrativo.

E você, querido(a) leitor(a)? Acredita que os jogos do Mario sigam uma ordem cronológica? E quais jogos você considera que façam parte do mesmo universo? Comente!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, cartunista e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando um prêmio Top Blog e passagens pela extinta Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem