Antes do filme do Mario, Illumination já homenageava a Nintendo com estas espertas referências


Para o hype do fãs de carteirinha e casuais entusiastas dos videogames da Nintendo, um filme de animação do Mario está sendo produzido pela Illumination com coprodução de Shigeru Miyamoto, o próprio criador do universo do encanador extraordinário. Apesar de uma forte confidencialidade estar sendo mantida por ambas as empresas, o projeto está em andamento e possivelmente já está nas últimas fases de atuação de voz.

Enquanto o informe sobre a Nintendo tornando a abraçar a indústria cinematográfica após a estigma deixada pela adaptação live-action de 1993 ainda parecer surpreendente, não é de hoje que a Illumination tem dado indícios de que estaria trabalhando num filme do Mario: alguns easter eggs que dizem respeito à franquia dos bombeiros hidráulicos têm sido encontrados em alguns longas anteriores do estúdio de Chris Meledandri.

Já no primeiro Meu Malvado Favorito, por exemplo, podemos ver o vilão Vector jogando um Nintendo Wii. E de tão vilanesco, o personagem não usa as correias de pulso enquanto joga, ignorando os tantos avisos de segurança do console.


Referências ao Donkey Kong

Pelo menos nas versões originais dos filmes, e antes mesmo da aquisição aos direitos de produzir uma adaptação do Mario, Donkey Kong foi mencionado em duas das produções da Illumination.

Em 2012, chegava aos cinemas O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida, adaptação apresentada em IMAX 3D inspirada no livro The Lorax, do lendário escritor e cartunista infantil Dr. Seuss. A certo ponto da trama, o personagem Umavez-ildo questiona Ted Wiggins com as tendências do momento em que viviam:

Por que você não é como as outras crianças? Dançando break, vestindo calças boca-de-sino e jogando Donkey Kong?

E durante a batalha final de Gru contra Balthazaar Bratt em Meu Malvado Favorito 3, o segundo vocaliza o famoso bordão "It's on like Donkey Kong!", comumente usado em momentos de competição, cuja criação é geralmente atribuída ao rapper Ice Cube em 1992.

O mais irônico é que, em 1982, a Universal Pictures, dona da unidade Illumination, foi autora de um processo contra a Nintendo alegando que o arcade Donkey Kong infringia os direitos autorais de King Kong. O caso foi ouvido na corte federal de Nova Iorque pelo juiz Robert W. Sweet, que julgou inexistente a possibilidade de ambas as franquias serem confundidas pelos consumidores. Hoje, essa rivalidade jurídica parece ter sido completamente deixada para trás.

Referências ao Mario

Provavelmente uma das maiores e mais divertidas referências ao universo dos irmãos Mario, existe uma cena em Pets - A Vida Secreta dos Bichos, de 2016, em que uma tartaruga é capaz de se contrair para dentro de seu casco e ricochetear pelas paredes em ziguezague, acertando todos em seu caminho — exatamente como um Koopa Troopa. Na ocasião, até mesmo o som dos cascos nos jogos do encanador pode ser escutado durante a ação.

Assista:


Embora estas referências à Nintendo possam não ser necessariamente uma dica de que um projeto animado do Super Mario estaria a caminho, tornam clara uma relação de respeito que os produtores da Illumination nutrem pela multinacional de Yamauchi com suas divertidas e gentis homenagens.


Ainda sem um título oficial, "Super Mario Movie" é dirigido por Aaron Horvath e Michael Jelenic com roteiro de Matthew Fogel. Segundo Chris Meledandri, da Illumination, desenvolver um filme do Mario é "uma tarefa ambiciosa" devido ao desafio de adicionar profundidade aos personagens durante uma estrutura de três atos e abraçar, simultaneamente, várias gerações de fãs.

O elenco conta com Chris Pratt (Guardiões da Galáxia) como Mario, Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha) como princesa Peach, Charlie Day (It's Always Sunny in Philadelphia) como Luigi, Jack Black (Escola de Rock) como Bowser, Keegan-Michael Key (Key & Peele) como Toad, Seth Rogen (O Rei Leão) como Donkey Kong, Fred Armisen (Saturday Night Live) como Cranky Kong, Kevin Michael Richardson (As Tartarugas Ninja) como Kamek, Sebastian Maniscalco (O Irlandês) como Spike e Charles Martinet fazendo participações especiais.

O filme tem estreia programada para 21 de dezembro de 2022.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem