O quão poderoso é o The Void de Super Paper Mario (Wii)? Quem poderia detê-lo?


Pergunta enviada pelo Player Ivan através do Twitter do Reino do Cogumelo. RPG de plataforma lançado em 2007 para o Wii, o distinto Super Paper Mario da Intelligent Systems foi um dos últimos títulos da franquia do encanador bigodudo a carregar um enredo tão profundo e comovente.

Relembrando, a história gira em torno de Mario, Luigi, princesa Peach e Bowser tendo de transitar através de várias dimensões diferentes para impedir os planos do vilânico Count Bleck, que tem o objetivo solo de — pasmem! — destruir absolutamente toda a existência.

Para isso, garante o cumprimento de uma antiga profecia imortalizada nas páginas do livro proibido Dark Prognosticus que diz que o casamento de dois seres que se encaixam na descrição de Bowser e Peach resultaria na criação do Chaos Heart — uma fonte de poder sombrio que, ao ser invocada, geraria uma fenda interdimensional conhecida como The Void.

Conforme descrito pelo mago Merlon, The Void, ou "o vazio", é uma rachadura no próprio tecido dimensional do espaço que está em constante expansão e eventualmente resultaria na destruição de todo o multiverso da franquia. Visualmente, é como um aterrador buraco negro pulsante que pode ser visível simultaneamente em todas as dimensões, com seu tamanho variando dependendo da distância em relação a elas.

Ao se tornar grande o suficiente, faz com que o espaço se deforme e toda a matéria seja consumida, a exemplo do que pode ser vivenciado no capítulo 6-2. Neste cenário, Mario caminha por World of Nothing, ou "o mundo do nada" — um reino de absoluta não-existência que antes era uma rica dimensão conhecida como Sammer's Kingdom, agora completamente consumida por The Void. E não parou por aí: a pré-histórica Land of the Cragnons, tal qual as cidades de Flopside e Yold Town, também são engolfadas pelo vazio.

Universo consumido pelo The Void

Vale lembrar que, apesar de consumir a matéria de todos os universos que aflige, The Void talvez possa sustentar sua própria matéria dentro de si. Segundo Merlon, o castelo do conde Bleck, cenário do capítulo 8, é localizado no núcleo de The Void. Isso, no entanto, é contestável, pois o casamento forçado de Bowser com a princesa Peach toma palco na capela do castelo, antes da criação do The Void, e o castelo pode ser acessado novamente após a destruição da fenda ao fim da aventura.

A única forma de detê-lo é pela destruição do Chaos Heart incentivada pelo uso do Purity Heart, um artefato de equilíbrio existencial criado pela secular Tribe of Ancients. Para sua própria segurança, o Purity Heart foi dividido em oito partes diferentes conhecidas como Pure Hearts, e combiná-los resultaria em sua completa restauração.

Se não a destruição do Chaos Heart, o que mais em todo o universo poderia rivalizar The Void?

Rosalina


A poderosa vigia do cosmos Rosalina possui um nível de poder cósmico absurdo. Para salvar o Mario, ela demonstrou a força necessária para impedir uma supernova, uma gigantesca explosão estelar cuja energia pode ser comparada à de 100 bilhões de sóis. Isso, é claro, sem mencionar que ela pode aparentemente criar uma galáxia inteira ao fazer uma jogada de golfe bem sucedida em Mario Golf: World Tour (3DS, 2014).

Porém, tendo em mente que The Void é uma ameaça interdimensional, não se sabe se o poder de criação e proteção cósmica de Rosalina se limita à dimensão em que se encontra, ou se ela também pode ter influência em outras dimensões.

Mesmo assim, sua participação num evento como a destruição de todos os mundos através do Chaos Heart seria importante: haveria garantia de sua proteção e a segurança de inúmeras vítimas de locais dizimados pelo vazio através de suas habilidades de teletransporte.

Galeem


Uma esfera fulgurante com seis asas de cores e padrões inconstantes, Galeem, um dos principais antagonistas da campanha single-player World of Light de Super Smash Bros. Ultimate (Switch), possui poderes que vão muito além do que se pode calcular.

O próprio tecido do multiverso perece nas mãos desta criatura, que possui a capacidade de transformar em espíritos personagens que já foram dados como mortos em seus canons oficiais. Ou seja, Galeem pode manipular as almas de espectadores de outros universos que nem sequer tiveram a chance de cruzar o seu caminho, provando que seu poder pode transcender os limites do tempo e do espaço. Dharkon, seu sombrio opoente, possui poderes similares.

É difícil acreditar que uma entidade como Galeem não possua poder suficiente para controlar a expansão do The Void, e assim como seu alinhamento moral não permite que o multiverso seja engolido pelas trevas de Dharkon, dificilmente aceitaria que fosse engolido pelo vazio do Chaos Heart. No entanto, tal qual nos eventos de Super Smash Bros. Ultimate, a interferência de Galeem neste assunto resultaria na destruição de todos os mundos por suas próprias mãos.

Um supermassivo duelo de egos sem a mínima chance de resultados positivos para o universo.

Culex


Chefão secreto e opcional de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (SNES, 1996), Culex é uma criatura de poder imensurável inspirada em Final Fantasy que vem de uma outra dimensão para travar batalhas contra guerreiros do mundo dos cogumelos; pode ser encontrado numa espécie de nexo de todas as realidades, uma dimensão de bolso escondida em Monstro Town.

Na versão original de Super Mario RPG: Legend of the Seven StarsCulex é um senhor do tempo independente feito de pura malignidade, mas que vive em um mundo 2D; se interessa pelas características tridimensionais da turma do Mario e isso o motiva a lutar. No entanto, a tradução para a América do Norte lhe deu uma história um pouco mais rechonchuda.

Auto-intitulado pela localização americana como o "cavaleiro das trevas de Vanda", ele é mais forte que o próprio Smithy, antagonista principal do jogo. Além de se descrever como "matéria e antimatéria", Culex pode enxergar o passado e o futuro e até mesmo consumir o tempo.

Com base em suas descrições, Culex pode ser poderoso o bastante para impedir um evento tão devastador quanto o The Void de Super Paper Mario, seja por meio do fechamento da fenda, ou pela destruição alternativa do Chaos Heart; no entanto, seu poder é limitado no mundo do Mario. De acordo com o próprio, o universo do encanador é inabitável para sua espécie, o que o obriga a recuar.

Dark Mage

É interessante notar que, mesmo com todo o seu poder, Culex obedece a um mestre, embora nada se saiba a respeito dele além de seu nome: Dark Mage. Esta foi a entidade responsável por enviar Culex à dimensão dos cogumelos para lutar em seu nome — antes da permanência no local ser considerada impraticável por seu servo.

Apesar de não termos sequer uma única amostra de seu poder, o tal Dark Mage, que comanda uma das criaturas mais poderosas que o Mario já enfrentou ao longo de toda a sua carreira, poderia ser um rival à altura de uma ameaça interdimensional como o The Void de Count Bleck. Quem sabe?

E aí, querido(a) leitor(a)? O que achou das teorias? Lembrou de mais alguma criatura que poderia ser capaz de retardar a expansão do The Void? Deixe nos comentários!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem