"Yoshi" faz 30 anos

O tempo voa! Prova disso é que Yoshi acaba de fazer 30 anos nesta terça-feira (14).

De longe uma das montarias mais emblemáticas da história dos videogames, o Yoshi surgiu em 1990 em Super Mario World para o saudoso Super Nintendo — mas já fazia parte do gênio criativo de Shigeru Miyamoto desde o fim dos anos 80, não podendo ser inserido em títulos anteriores devido a dificuldades técnicas. Tudo a seu tempo, o simpático dino tornou-se um ícone dos jogos.

Porém, embora os leitores mais voltados à área de humanas possam não estar desconfiando de nada, a matemática soa um pouco estranha.

Acontece que o Yoshi aniversariante é, na verdade, o jogo homônimo lançado para o Family Computer, ou o Famicom — equivalente japonês do NES —, no dia 14 de dezembro de 1991. Trata-se de um puzzle originalmente chamado de Yoshi no Tamago (ヨッシーのたまご, ou "ovo do Yoshi") e conhecido na Europa e na Austrália como Mario & Yoshi. Nas Américas, somente a palavra Yoshi foi considerada mais que suficiente para vender o produto.

Com uma mecânica inspirada em Tetris, a tela apresenta uma coluna dentro da qual inimigos e ovos caem e devem ser pegos pelo Mario, que fica na parte inferior segurando duas bandejas. Isso mesmo: ao invés de controlar o Yoshi em um jogo que leva seu nome, você fica responsável pelas piruetas do versátil encanador, que topa qualquer parada.

O objetivo é fazer com que as partes de baixo e de cima dos ovos se encontrem, enclausurando todos os inimigos que estiverem no meio, concebendo novos Yoshis. Os inimigos incluem plantas Piranha, Goombas, Bloopers e Bus, e empilhar dois da mesma espécie faz com que sumam.

Mesmo 30 anos depois, o jogo ainda é celebrado: Yoshi compôs um dos 20 títulos retrô de Nintendinho disponíveis no lançamento do serviço do Nintendo Switch Online em setembro de 2018.

Você já jogou Yoshi? O que acha do puzzle? Queremos saber a sua opinião nos comentários abaixo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem