Por que há homens das cavernas no desenho de Super Mario World?


Para responder essa questão, enviada pelo seguidor Studio Sales 2 no Twitter do Reino do Cogumelo, é preciso lembrar que o super clássico Super Mario World, ou as férias frustradas do encanador em 16 bits, se passa num local diferente: a Terra do Dinossauro.

No jogo, trata-se de um arquipélago ainda inexplorado pelo homem, repleto de montanhas, cavernas, áreas florestais e até mesmo um vale subterrâneo. É um paraíso natural que, não fosse pelas casas fantasma e as fortalezas e castelos edificados por Bowser e seus Koopalings, careceria totalmente de industrialização.

Além dos Yoshis, provenientes da primeira ilha do jogo, e inimigos conhecidos da série Mario, como Koopa Troopas, plantas Piranha e Goombolas, a região é berço de dinossauros conhecidos como Blarggs, Dino Rhinos, Mini-Rhinos, Eeries, Rexes e Reznors.

Quando a DiC Entertainment, produtora dos saudosos segmentos The Super Mario Bros. Super Show! e The Adventures of Super Mario Bros. 3, decidiu produzir uma terceira, mas nem tão polida série de desenhos animados inspirada em Super Mario World, tiveram de se ater à sua história original ao passo em que tentavam expandir o conteúdo narrativo simples da plataforma de ação.

Com isso, acharam apropriada a inserção de um povo das cavernas, humanos nativos da Terra do Dinossauro, escolhendo um de seus representantes principais, o Oogtar, como substituto para o Toad — uma pena, pois o pequeno cogumelo tornou-se um ícone emblemático dos desenhos animados sob a voz criativa do lendário Oberdan Júnior nos desenhos predecessores.

Com intelecto limitado e características selvagens, o povo das cavernas do desenho animado de Super Mario World é inspirado nos povos pré-históricos da Terra.

O mais interessante é que a Terra do Dinossauro não é o único local que ainda é habitado por humanos pré-históricos: a Terra do Homem das Cavernas (Caveman Land) foi apresentada no episódio "Uma Pizza Importante" do segmento animado de The Super Mario Bros. Super Show!, mas apenas um humano foi visto na ocasião: a curandeira Mugga. Outros habitantes são Toads jurássicos.

De volta aos jogos, na prequela de 1995 Super Mario World 2: Yoshi's Island é possível ver que a Terra do Dinossauro presumivelmente possui habitantes mais inteligentes que construíram cabanas a partir de árvores para conviver juntos em vilarejos. Seriam povos das cavernas?

Seja como for, sabemos que existem regiões específicas no universo do Mario que ainda não foram apresentadas à ascensão da era moderna. Se a evolução desses povos foi inviável devido à falta de interferência de culturas tecnológicas ou se surgiram nos tempos atuais através de algum método de viagem no tempo, ainda permanece um mistério!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem