Paper Mario faz parte do canon da série principal?


Pergunta enviada pelo seguidor Astronauta através do Twitter do Reino do Cogumelo. Com histórias emocionantes, personagens relacionáveis e uma mitologia abarrotada, Paper Mario é com certeza uma das séries mais queridas de toda a franquia. Mas será que os eventos que acontecem no jogo fazem parte do cânone — ou, pertencem à mesma linha narrativa da série Super Mario principal?

O mundo de Paper Mario sempre foi representado visualmente por características de papel e dobraduras, mas Paper Mario: Sticker Star (3DS, 2012) leva isso a um novo nível, dando uma ênfase muito maior para este aspecto. Dentro do jogo, os personagens têm a consciência de estarem vivendo em um mundo feito de papel, e toda a estética ambiental se assemelha a maquetes com elementos de materiais artesanais.

Somado a isso, Mario & Luigi: Paper Jam (3DS, 2015), o último título original produzido pela tristemente falida AlphaDream, apresenta como elemento-chave para sua história o livro de Paper Mario, que supostamente guarda todos os personagens e mapas do universo de Paper Mario, suas histórias, e toda a sua mitologia.

Apesar de toda a confusão causada por estes títulos, vários jogos da série Super Mario principal, como Super Mario Sunshine (GameCube, 2002) e Super Mario 64 DS (2004), além de certos representantes de séries paralelas como Mario Party 5, fazem conexões com elementos originais de Paper Mario, o que a estabelece como parte do mesmo universo da série Super Mario principal.

Em conclusão, não é impossível considerar que os eventos que tomam palco em Paper Mario sejam parte do cânone — mas, para tanto, seria necessário ignorar a existência dos títulos supracitados de Nintendo 3DS que fomentam a mitologia do livro de Paper Mario.


Mario possui canon?

Paralelo a estas discussões, uma antiga entrevista do criador do Mario e sua turma, o lendário desenvolvedor Shigeru Miyamoto, dada ao GameInformer em 2012, nos faz questionar se a série  Mario sequer possui uma linha canônica a ser seguida.

Se você está familiarizado com coisas como o PopEye ou alguns dos antigos personagens de quadrinhos, muitas vezes verá um elenco de personagens que desempenham papéis diferentes dependendo do quadrinho ou do desenho animado. Eles podem ser executivos em um [desenho] ou piratas em outro. Dependendo de como a história está sendo contada, eles mudam seus papéis. Então, de certa forma, eu vejo os nossos personagens de uma maneira semelhante e sinto que eles podem assumir diferentes funções em diferentes jogos.

Parando para pensar, um canon exigiria um sentido de continuidade e uma noção de desenvolvimento com base em acontecimentos do passado. Mas cada um dos jogos do Mario são muito independentes, e as coisas parecem simplesmente acontecer, sem que a continuidade seja considerada.

E você, querido(a) leitor(a)? Acredita que o Mario possui cânone? Acha que o Mario e o Paper Mario são realmente a mesma pessoa? Comente!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem