Masayuki Uemura, criador dos primeiros consoles da Nintendo, falece aos 78 anos

Um dos nomes mais importantes da indústria dos jogos eletrônicos, Masayuki Uemura faleceu na segunda-feira (6) aos 78 anos, mas seu óbito só veio a público nesta quinta-feira (9). Ativo desde a terceira geração dos videogames, foi o designer responsável pela criação dos consoles Famicom e Super Famicom, os equivalentes japoneses do Nintendo Entertainment System (NES) e Super Nintendo Entertainment System (SNES).

Em 1972, Uemura ingressava na Nintendo como engenheiro da fabricante Sharp para explorar todas as possibilidades do entretenimento eletrônico. Por um tempo, liderou o segundo laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Nintendo, divisão conhecida como Research & Development 2 ou R&D2. O Family Computer, ou Famicom, foi projetado por Uemura em 1981 seguindo uma demanda do presidente corporativo da época, Hiroshi Yamauchi.

É importante notar que Uemura também esteve envolvido na produção do Famicom Disk System e do Super Famicom Satellaview. A famosa pistola do Nintendinho, a NES Zapper, também foi fruto de sua mente criativa. Tudo isto sem contar em uma extensa carreira como produtor em títulos como Golf e Super Mario Advance.

A história perde um grande nome, autor de contribuições essenciais para os videogames como os conhecemos. O Reino do Cogumelo lamenta muito por esta perda e estende os mais profundos sentimentos à sua família.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem