Conheça "Super Mario Manga Mania" e uma das histórias mais emocionantes do encanador

Você sabia que o Mario já teve um mangá? E você sabia que esse mangá já foi localizado para a América? No dia 8 de dezembro de 2020, há exatamente um ano, a coleção Super Mario Manga Mania chegava às livrarias americanas pela Viz Media, subsidiária da editora japonesa Shogakukan.

Super Mario Manga Mania foi responsável por localizar para a língua inglesa uma porção das histórias em quadrinhos Super Mario-kun, que vêm sendo publicadas no Japão desde o dia 27 de julho de 1991. O roteiro e arte são obra do mangaká Yukio Sawada, que há décadas rende à série Mario uma sobrecarga de emoções e caricaturas com seu distinto traço.

A seleção de Super Mario-kun para a obra Super Mario Manga Mania inclui capítulos individuais chamados de stages, ou "fases" de videogame. Os volumes narram as exacerbadas aventuras de um Mario extravagante e burlesco pelo enredo de jogos como Paper Mario, Super Mario Sunshine, Mario & Luigi: Partners in Time, Super Paper Mario, Super Mario Galaxy e New Super Mario Bros. Wii.

Perdas e Superações

A característica mais distinta deste volume, no entanto, é uma história adicional chamada "Super Mari-Old" — um trocadilho com a palavra "velho" ou "maduro" em inglês e possivelmente ao título Super Mario World. O capítulo traz um aviso de prudência para leitores mais jovens, pois trata de uma perda profundamente pessoal na vida do autor.

O capítulo especial mostra o Mario no hospital, sofrendo de uma grave depressão. Trata-se de uma alusão ao tempo em que Yukio Sawada teve de lidar com a morte de seu pai — uma aflição tão grande que o levou à internação numa unidade de atendimento médico. Na época, ele ainda teve de encontrar forças para continuar bolando ideias divertidas para o mangá. De volta à comovente metáfora, Luigi, Yoshi e uma versão futura do Dr. Mario conseguem trazer ao nosso herói uma nova e positiva perspectiva do mundo, uma brecha pela qual ele consegue se reerguer.

A coletânea de capa comum Super Mario Manga Mania, edição em inglês, como supracitado, pode ser encontrada na Amazon.com.br por R$ 26,25, sujeito a disponibilidade e flutuação de preços.

Você gostou da curiosidade? Compartilhe com seus amigos usando os botões abaixo e deixe seu comentário!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, cartunista e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando um prêmio Top Blog e passagens pela extinta Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem