Qual é a idade do Mario?


Nós sabemos que Super Mario Bros., o primeiro game a consolidar oficialmente a franquia principal do encanador bigodudo mais ilustre da cultura pop, já tem mais de 30 anos; mas isso não significa que o personagem que dá nome aos jogos tenha a mesma idade.

Na verdade, ele é muito mais novo do que a concepção live-action que a história nos deu nos anos 90. Saiba mais sobre isso nos próximos parágrafos.

A faixa etária dos intérpretes live-action do Mario

Em 1993, na adaptação em longa-metragem Super Mario Bros., dirigida por Annabel Jankel e Rocky Morton, Mario foi interpretado pelo britânico Bob Hoskins — uma mancha em sua carreira, de acordo com o próprio ator. Na época, ele estava com 50 anosJohn Leguizamo, que interpretava seu irmão Luigi, tinha 29 anos durante a produção do filme, mas a diferença etária entre os dois irmãos era bem discrepante em relação aos jogos — em que Mario e Luigi são irmãos gêmeos, tendo sido entregues ao mesmo tempo pela cegonha em Super Mario World 2: Yoshi's Island (SNES, 1995).

Anos antes, em 1989, o lendário lutador italiano Captain Lou Albano deu vida ao mascote da Nintendo numa das mais divertidas e memoráveis fases de seu universo expandido em The Super Mario Bros. Super Show!, tanto como seu intérprete live-action como também ator de voz dos desenhos animados que dividiam o conteúdo do programa. Albano tinha 56 anos durante a exibição do primeiro episódio, e Danny Wells, o Luigi, tinha 48 anos.

Já na Terra do Sol Nascente, Mario sempre foi considerado como um personagem muito mais jovem do que as propostas americanas. Durante o reinado do saudoso GameCube, o cantor, ator e ex-integrante do grupo idol SMAPGorō Inagaki, foi escalado para promover Mario Kart: Double Dash!! numa série de carismáticos comerciais em live-action intitulados "Hot Mario". Ele tinha apenas 30 anos na época, mas o icônico bigode não lhe desfavorecia nem um pouco: aparentava ainda menos nas propagandas.

Em 2005, os integrantes do humorístico Ninety-Nine, Takashi Okamura e Hiroyuki Yabe, assumiam os macacões dos irmãos Mario no renascimento do formato de anúncio televisivo para promover Mario Kart DS, grande novidade na época. Takashi tinha 35 anos e Hiroyuki, 34.

Pode-se notar que a noção de idade de Mario e Luigi é bem diferente nos lados opostos do mundo. Enquanto no mundo ocidental os encanadores extraordinários eram tidos como senhores de meia-idade, no Japão o conceito do bigode não era sinônimo de uma idade avançada, justificando o vigor e a destreza contidos em suas distintivas acrobacias.

Com o passar das décadas, a Nintendo se tornou muito mais restrita sobre as licenças concedidas para produções expandidas. Isto significa que, hoje em dia, o conteúdo ocidental de tudo o que é Super Mario segue à risca o modelo original japonês, o que evita inconsonância de informações, como a idade de Mario e Luigi, no estabelecimento de um padrão universal.

Qual é a idade do personagem Mario?

Em uma entrevista postada em 2005 pela Nintendo do Japão, Shigeru Miyamoto, ninguém menos que o próprio criador do Mario, esclareceu que muitas características pessoais que dizem respeito ao personagem permanecem recônditas para evitar restrições de uso. Para uma série com mais de 250 jogos distribuídos entre as categorias de aventura, esportes, puzzle, entre vários outros gêneros distintos, é compreensível que ele precise de adaptabilidade a todos os tipos de ambientes, sem restrições — o que o difere, por exemplo, de um personagem de Hollywood, cujo plano de fundo tem de ser totalmente dissecado em prol da profundidade da trama.

No entanto, Miyamoto revelou em tal entrevista que a idade do Mario foi uma das únicas coisas que foram definidas com certeza:

Acho que foi por acaso não termos colocado qualquer restrição sobre o Mario como personagem. Normalmente, quando você cria um personagem e o apresenta ao mundo, todos os detalhes são catalogados: qual é a cor favorita dele? Que tipo de comida ele gosta? Mas, além do fato de ele ter cerca de 24 ou 25 anos, não definimos mais nada. Quando fazemos um jogo, tomamos cuidado para não adicionar incongruência ao mundo desse jogo. Com isso em mente, eu gostaria de continuar usando o Mario em jogos futuros.

Também vale lembrar que, na versão japonesa de Super Smash Bros. Melee (GameCube, 2001), a descrição do trophy do Mario oficializa sua idade como "em torno dos 26 anos".

A informação também bate com a história em quadrinhos Mario Vs. Wario, publicada na edição #44 da revista Nintendo Power em janeiro de 1993. Logo na primeira página, Mario recebe uma carta saudosa de Wario, representado aqui como seu velho, infortunado e vingativo colega de infância, o que faz com que o encanador tenha flashbacks de quando ambos pareciam ter entre 2 e 6 anos de idade — ao que comenta, "Já faz quase 20 anos!".

Com todo este compilado de informações, é seguro dizer que Mario, como personagem, tem aproximadamente 25 anos de idade, assim como seu irmão gêmeo, Luigi.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

1 Comentários

  1. Faz sentido essa idade. Veja por exemplo no Mario 64 que temos uma "selfie" dele bem no início. Parece ter uns 25 a 29 mesmo. Em Mario World e Super Mario 3 também se encaixa essa idade.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem