Quem é a mãe de Bowser Jr.?


Em 2002, surgia em Super Mario Sunshine (GameCube), uma das mais peculiares aventuras do encanador bigodudo, o pequeno mas problemático antagonista Bowser Jr. — nada menos que o filho do Bowser original, que aparentemente herdou toda a garra de seu pai.

Em entrevista à edição 234 da revista Game Informer, Shigeru Miyamoto, o criador do Mario, confirmou que os Koopalings, os sete filhos do Bowser muito conhecidos como os chefões de Super Mario Bros. 3 (NES) e Super Mario World (SNES), já não eram mais considerados como descendentes do rei dos Koopas, e que Bowser Jr. passou a ser o seu único herdeiro. Isso significa que a série passou por uma continuidade retroativa, o famoso retcon — ou seja, uma alteração de fatos que eram previamente estabelecidos na continuidade original da história do Mario.

Isso dá cabo de uma questão que há muito assombrava os fãs: "quem é a mãe dos Koopalings?". Afinal, sendo narrativamente rebaixados ao posto de simples capangas, agora sem laços sanguíneos, não há muito que se falar sobre suas origens. É uma pena, pois essa conexão de pai e filhos era uma ferramenta de roteiro muito divertida nos desenhos animados produzidos pela DiC Entertainment nos anos 90.

Apesar disso, atualmente os Koopalings passaram ao queridinho Bowser Jr. o bastão da pergunta que não quer calar: "quem é a mãe do Bowser Jr.?".

Em Super Mario Sunshine, Bowser Jr. confunde a princesa Peach com sua mãe, um pensamento que engatilha motivação para muitas de suas ações ao longo do arco da ilha Delfino. No final da aventura, porém, Bowser acaba contando a verdade para o Júnior — que até já desconfiava que algo assim seria um absurdo. Bowser Jr. segue se referindo à princesa dos cogumelos como "mama" em Mario Superstar Baseball (GameCube, 2005), mas sua intenção não ficou explícita: poderia denotar ironia, ou ocultar um desejo verdadeiro de tê-la como mãe.

E embora na internet não faltem teorias para tentar elucidar este caso, infelizmente, nós ainda não temos uma resposta oficial além da seguinte, dita por Shigeru Miyamoto em novembro de 2016:
"Nós não sabemos quem é a mãe de Bowser Jr."
Sabe-se, no entanto, que existem outros membros da misteriosa subespécie de Koopas à qual Bowser e seu filho pertencem. Um livro intitulado The Perfect Edition of the Great Mario Character Encyclopedia, lançado em 1994 pela editora nipônica Shogakukan em parceria com a Nintendo, ainda se refere aos membros da espécie de Bowser como "Koopas", e simplifica os membros da família real como "Bowser's Group" ("grupo do Bowser"). Dentro desta categoria encontram-se os Koopalings, Bowser Jr. e até os Koopa Kids da série Mario Party.

Também é interessante notar que "cascos do Bowser" são usados em pistas de corrida do mundo dos cogumelos desde Mario Kart: Double Dash!! (GameCube, 2003), o que implica que ainda há muitos membros da espécie de Bowser por aí. Quem sabe a mãe de Bowser Jr. possa estar por aí, só esperando para ser revelada?
O Reino do Cogumelo deseja a todos um feliz dia das mães!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem