Fraude de cashback no Japão devolve milhares de consoles de Nintendo Switch às lojas

O aplicativo japonês do PayPal para dispositivos móveis, que permite que os clientes façam transações sem dinheiro, aderiu a uma campanha de 20% de cashback — ou seja, devolve ao consumidor um quinto do valor gasto em suas compras. Exemplificando, se você fizer uma compra de 10 mil ienes, receberá 2 mil ienes de volta em forma de pontos PayPal. Infelizmente, vários vigaristas têm transformado este incentivo em uma forma de ganhar dinheiro.

O esquema acontece da seguinte forma: os consumidores têm efetuado compras de itens de alto valor, como TVs de monitor LED, aparelhos de iPhone e, especialmente, consoles de Nintendo Switch, e feito a devolução destes itens repetidas vezes em várias lojas. Desta forma, não somente eles ganham de volta o dinheiro de seu "investimento", como também um acréscimo de 20% do total do produto.

Há também quem compre o Switch para revendê-lo online. O video game da Nintendo é considerado uma mercadoria muito recente e popular, e por isso lojas de recompra oferecem preços altos por ele. Este processo, porém, causou um transbordamento de consoles nas lojas de recompra, com relatos de mais de 1500 unidades desde o início da campanha de cashback. Apesar de outros eletrônicos também passarem por este fenômeno, o Switch é uma mercadoria relativamente fácil de mover, o que o tornou a maior vítima da fraude.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem