Recente reunião de investidores da Nintendo revela troca de CEO, vendas do Switch e muito mais


Na madrugada do dia 25 para 26 de Abril, aconteceu o recorrente encontro de investidores da Nintendo, que trouxe muitas novidades sobre o futuro da companhia e atualizações sobre vendas e planejamentos. Entre os assuntos comentados em pauta, uma das maiores novidades é que à partir de 28 de Junho de 2018, teremos um novo CEO no comando.

Atual presidente Tatsumi Kimishima (de 68 anos) cederá seu cargo para Shuntaro Furukawa (46), que é conhecido por ser líder de marketing, gerente e supervisor do departamento de planejamento da Nintendo e diretor de funções exteriores da The Pokémon Company.

Furukawa está assumindo o papel definitivo da presidência agora, pois é importante lembrar que Kimishima estava no cargo diante de infelizes circunstâncias de preencher a lacuna deixada por Satoru Iwata que nos deixou em Junho de 2015, mas nunca dito que seria o CEO vitalício.

O nosso novo presidente tem um currículo um tanto quanto interessante, devido as ligações com a The Pokémon Company, e pelo o fato de ser jovem para o cargo (para termos de comparação, Iwata tinha 42 anos quando assumiu). Furukawa teve grande influência no marketing atual do Nintendo Switch, é fluente em inglês e passou 1/3 de sua carreira na Alemanha.

Após o anúncio, a palavra foi dada a ele:

Eu cresci jogando o Famicom e venho dessa geração. Agora como membro da gerência com Shigeru Miyamoto o criador de Super Mario, eu tenho muito respeito por ele. Por outro lado, com esse novo cargo não pode ser apenas isso, eu espero dizer aquilo que deve ser dito para liderar a companhia.

Certamente isso nos transmite confiança. A nova liderança da Nintendo, porém, só terá efeito pós eventos da E3 e planos anteriormente definidos por Kimishima e Iwata supostamente ainda deverão vigorar mesmo após a mudança definitiva.

Em outras notícias, Satoru Shibata, presidente da Nintendo of Europe, também está descendo de seu cargo para voltar a assumir um papel importante na equipe no Japão. Não foi definido uma substituição para ele ou uma data para essa troca.

Quanto as vendas e planos, temos números animadores do Nintendo Switch que atingiu 17 milhões e 79 mil de usuários e o SNES Classic Edition 5 milhões e 28 mil unidades vendidas.

A seguir temos os títulos mais bem vendidos do Switch como contabilizado em 31 de Março de 2018:

Super Mario Odyssey - 10 milhões e 41 mil
Mario Kart 8 Deluxe - 9 milhões e 22 mil
The Legend of Zelda: Breath of the Wild - 8 milhões e 48 mil
Splatoon 2 - 6 milhões e 2 mil
1-2 Switch - 2 milhões e 29 mil
ARMS - 1 milhão e 85 mil
Xenoblade Chronicles 2 - 1 milhão e 31 mil
Kirby Star Allies - 1 milhão e 29 mil

Vendagens impressionantes para títulos como Kirby que lançou em Março deste ano e Xenoblade em Dezembro de 2017. Mario Kart 8 Deluxe já vendeu mais que a versão original no Wii U (com 8 milhões e 42 mil mundialmente). Adicionalmente, Breath of the Wild no Wii U marca 1 milhão e 200 mil cópias vendidas.

E por fim, mas não menos importante, o serviço Online pago para o Nintendo Switch ainda está definido para ser lançado em Setembro deste ano, mas notícias adicionais e detalhes serão revelados no início de Maio.

Muita coisa aconteceu nos bastidores da Nintendo nos últimos dias, mas tudo parece animador. Mas o que você acha dos números e a troca de CEO, caro leitor? Compartilhe conosco.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem