Versões ocidentais de Pokémon Red & Blue só foram possíveis graças ao empenho de Satoru Iwata

Títulos essenciais na coleção de qualquer jogador(a) de Game Boy que se preze, os games Pokémon Red e Pokémon Blue poderiam jamais ter sido lançados no Ocidente. Produzidos pela Game Freak e lançados no Japão em fevereiro de 1996 para o Game Boy com os nomes de Pokémon Red e Pokémon Green, estes títulos foram lançados na América do Norte apenas em setembro de 1998, mas a verdade é que isso só foi possível graças ao empenho do lendário Satoru Iwata, que na época era presidente da Hal Laboratory.

Em entrevista concedida ao site japonês 4Gamer, o presidente da The Pokémon Company, Tsunekazu Ishihara, revelou que o pessoal da Game Freak estava bastante ocupado desenvolvendo as sequências Pokémon Gold e Pokémon Silver por ordem de Hiroshi Yamauchi, que era o presidente da Nintendo neste tempo. No entanto, Yamauchi também queria que eles fizessem uma localização das versões Red & Green para o Ocidente. Ishirara diz que não havia como a Game Freak fazer as duas coisas ao mesmo tempo, então eles se concentraram mesmo na produção de Gold & Silver.

Foi então que o talentoso programador Satoru Iwata se dispôs a encontrar uma solução para o trabalho de localização dos games Pokémon Red & Green para o inglês. Depois de ler todo o código fonte destes títulos, Iwata começou a elaborar um método de como localizá-lo para línguas estrangeiras, passando então as instruções necessárias para Teruki Murakawa, que na época trabalhava no departamento de planos de produção da Nintendo. Para ter uma ideia da complexidade do trabalho realizado por Iwata, Ishihara menciona que Murakawa inicialmente foi falar com Iwata sobre o assunto para saber se ele, Murakawa, conseguiria realizar a localização, e a conversa acabou se estendo do meio-dia até a meia-noite!


Em comemoração aos 20 anos da franquia Pokémon, teremos no dia 27 de fevereiro deste ano o lançamento das versões digitais de Pokémon Red e Pokémon Blue para o Virtual Console do 3DS, tornando esta uma ocasião mais do que oportuna para ressaltar o importantíssimo trabalho feito pelo saudoso Satoru Iwata na localização ocidental destes games. E agora toda vez que você ver o nome de Satoru Iwata surgindo na seção "Special Thanks" da tela de créditos destes dois clássicos games Pokémon, saberá a razão pela qual ele é realmente merecedor destes agradecimentos, especialmente por parte de todos os fãs ocidentais da série.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem