Os Fake Blocks de Super Mario 3D Land são os mesmos tijolos animados de Super Mario Bros. 3?

Super Mario 3D Land abraça dimensões ousadas ao apresentar, em formato de jogo, a mistura definitiva entre velho e novo, clássico e contemporâneo, familiar e desconhecido. Ao mesmo tempo que nos remete às raízes da franquia, o game faz percorrer várias ramificações hodiernas — como a apresentação de novos modos de jogo, objetivos, obstáculos e é claro, inimigos. Adições de espécies como os Wallops, Blokkablocks e Biddybuds tornam a velha jornada do encanador para resgatar a Princesa Peach em algo bem mais refrescante. Mas até que ponto vai a originalidade destes conceitos? Tomando como inspiração a pergunta do nosso leitor Luiz Filipe Moreira Sá à nossa Central de Dúvidas, vamos analisar os Fake Blocks de Super Mario 3D Land e definir se são de fato personagens novos ou se já foram vistos por aí em algum lugar...

Os Fake Blocks (Blocos Falsos) são adversários traiçoeiros. Uma espécie de tijolos vivos de cor rútila, se misturam entre outras porções estruturais para enganar o Mario. Entretanto, são facilmente destacados por uma tonalidade mais escura e um par de olhos brancos e enraivecidos, tomando como alvos fáceis apenas os jogadores mais desatentos. Como se não fosse o bastante, Fake Blocks ainda são equipados com um rabo de Tanooki. Assim que um dos encanadores passar por perto, eles vão despertar e atacar!

Falando assim, esse conceito me é bastante familiar... de fato, haviam blocos animados em Super Mario Bros. 3 que adotavam uma tática muito parecida com a dos Fake Blocks. Será que estamos falando do mesmo personagem e os novos inimigos de Super Mario 3D Land não são tão novos assim?

A verdade é que muito antes dos Irmãos Mario se enfiarem dentro de blocos — a exemplo dos Gold Blocks de New Super Mario Bros. 2 —, seus inimigos já o faziam nos tempos de Super Mario Bros. 3. Estamos falando dos Micro-Goombas, a subespécie diminuta do primeiro oponente da série Super Mario. Enquanto no jogo em si eles eram incapazes de causar danos ao bigodudo — servindo apenas como um entrave para diminuir a potência do pulo do Super Mario —, quando escondidos em um tijolo (Brick Block) os pequeninos podem ser um verdadeiro perigo. Estes são os Pile Driver Micro-Goombas, que, infelizmente ou não, não têm ligação nenhuma com os Fake Blocks (que, ao contrário das arapucas dos Micro-Goombas, são a verdadeira definição de "tijolos vivos"). E já naquela época os Goombinhas desafiavam a destreza dos jogadores: assim como os Blocos Falsos, os Pile Driver Micro-Goombas se confundiam entre uma série de blocos, mas eram destacados por uma característica física específica (no caso, eram os únicos tijolos que não refletiam luz de forma periódica).

E isso não é tudo. Em New Super Mario Bros. para Nintendo DS, há Blockhoppers, oponentes com o mesmo padrão de ataque. No entanto, eles não têm relação com os Fake Blocks e muito menos com os Pile Driver Micro-Goombas: tratam-se de um tipo desconhecido de robôs de cor azulada com a capacidade de se camuflar com vários blocos ao mesmo tempo, dando um nível a mais ao desafio de escapar das armadilhas e encará-los de frente.

No fim das contas, prevalece a verdade de que, não importa o que aconteça, vai ter sempre alguém disfarçado, só esperando para te dar o bote! Hoje em dia, nem nos tijolos se pode confiar...

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem