Top 5: Games do Mario para morrer antes de jogar

No Top 5 da semana passada, fizemos uma lista dos games do Mario que você deve jogar antes de morrer — cinco grãos minuciosamente separados de uma enorme ceifa de sucesso desde 1981. Mas falar sobre os jogos bons do encanador é muito fácil. Ao decorrer de uma longa jornada de vitórias e conquistas na indústria dos games, da franquia Mario já tropeçou nos próprios dedos, bamboleou em terrenos e conceitos estranhos e caiu de cara numa poça de insatisfação e rejeição critica. Manchas que jamais serão esquecidas — muito pelo contrário, serão lembradas no Top 5: Games do Mario para morrer antes de jogar. Afinal, ninguém precisa de experiências como estas na vida. I like your choice!

5. Donkey Kong Jr. Math

Não há quem não reconheça jogos de edutainment — entretenimento interativo-educativo — como pertencentes ao gênero mais chato de video games. O primeiro e um dos maiores representantes do edutainment e nos games do Mario — e de todo o tédio gerado por jogos desse tipo — é Donkey Kong Jr. Math, lançado em 1983 para NES. Aqui, o jogador é obrigado a resolver contas de aritmética básica usando uma combinação de botões confusa. Donkey Kong Jr. Math também carece de inteligência artifical, o que instantaneamente torna o jogador um sujeito forever alone que faz suas continhas sozinho numa altamente desnecessária adição aos clássicos de arcades. Talvez um gorila descontrolado tentando dar lições de matemática para seu filho não tenha sido a melhor ideia para um video game, afinal.

4. (Trilogia) Mario's Early Years

Para não inundar a coluna com os games da série Mario's Early Years, produzida pela The Software Toolworks (subsidiária da Mindscape) para Super Nintendo, compilamos os três títulos num só item. Afinal, as peças da série são bastante parecidas entre si, e os jogos dividem o mesmo áudio, estilo gráfico e público-alvo — crianças com menos de 6 anos de idade. Portanto, se você não o jogou antes de sair da pré-escola, lá se foi a sua chance: você já pode morrer antes de jogar. Se escolhêssemos um dos títulos — entre Fun With Numbers, Fun With Letters e Preschool Fun — para ilustrar o artigo de forma justa, certamente seria Fun With Numbers; porque, com Fun With Letters, ao menos podemos aprender inglês básico e liberar a imaginação em perguntas do tipo "The Princess got a big...?". Não responda.

3. Mario's Time Machine

Bowser construiu uma máquina do tempo — o Timulator — para trafegar por pontos distintos da história da humanidade e roubar artefatos preciosos para seu museu de conquistas pessoais. O encanador bigodudo entra em cena para retornar os artefatos perdidos no tempo antes que a história seja irreversivelmente prejudicada. Lançado para Super NES e o pior de tudo, para MS-DOS entre 1993 e 1996, Mario's Time Machine pode ter um roteiro ótimo, mas uma jogabilidade sofrível e embaralhada. Apesar de ser um game educativo, ele pode ser muito complicado até para a compreensão de quem já concluiu os estudos. O ponto mais alto deste ripoff de Where in the World is Carmen Sandiego? é o "surfe temporal" que acontece toda a vez que o jogador erra uma combinação de espaço e tempo no Timulator; mas coletar todos aqueles objetos quase irreconhecíveis no meio do mar é a essência de uma frustração que nem o tempo pode curar.

2. Mario is Missing!

Ainda que a versão SNES de Mario is Missing!, o jogo de 1992 protagonizado por Luigi, tenha uma ótima trilha sonora baseada em remixes de Super Mario World, o game simplesmente não faz sentido. Primeiro, somos apresentados aos maquiavélicos planos de Bowser, que comprou milhares de secadores de cabelo (!) no intuito de descongelar os polos do planeta Terra, inundando-o e dando origem a um novo mundo governado pela tirania dos Koopas. Some este plano que tem tudo para resultar na morte de seus próprios idealizadores ao sequestro de Mario e a uma onda aleatória de artefatos preciosos ao redor do globo. Adicione grandes porções de trocadilhos infames e feitos absurdos como o roubo do Teto da Capela de Sistina, do Cristo Redentor e até mesmo do King Kong. Afinal, quem conseguiria roubar o King Kong? E por que o governo mantém um gorila gigante que ameaça a existência do Empire State Building como uma relíquia, exigindo seu retorno?! Além de iludir a lógica, o jogo ilude a diversão. A sua vida não precisa de Mario is Missing!. Sem falar, é claro, que a versão para PC do game deu origem ao meme mais assustador de todos os tempos... Weegee!

1. Hotel Mario

Dear pesky plumbers... Esta é a história de uma companhia chamada Philips Media, que assinou um contrato com sua colega Nintendo para produzir o primeiro aplicativo de CD-ROM para video games: o SNES CD. Infelizmente, o projeto foi abortado, mas a Philips ainda mantinha o direito de produzir jogos de personagens da Nintendo como parte daquele acordo prévio. Após uma retumbante risada maquiavélica, a Philips deu origem ao CD-i e à lenda dos jogos nauseantemente ruins das séries Mario e The Legend of Zelda. Hotel Mario, de 1994, foi um destes jogos. Aqui, Bowser e os Koopalings sequestraram a princesa inominada (Peach é referida apenas como "the princess" no jogo) e fundaram uma rede de hotéis malucos para escondê-la. Mesmo com alguns inimigos para derrotar, a jogabilidade consiste em... fechar portas, sem motivo algum. Considerado pelo ScrewAttack como o pior game do Mario de todos os tempos e pela Electronic Gaming Monthly como o momento mais vergonhoso na história do encanador bigodudo, Hotel Mario é uma abominação. Cuidado: durante o game, você pode acabar morrendo de desgosto; recomendamos que continue mantendo uma vida saudável à base de Super Mario 3D Land e Super Mario Galaxy 2. It's been one of these days...
Quer mais? Visite nosso arquivo Top 5!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

16 Comentários

  1. Ah, eu gostei do Mario is Missing! Mas achei ele difícil! :P nunca consegui fechar aquele troço '-'

    ResponderExcluir
  2. Joguei todos do Top 10 passado,joguei nenhum desse top, preciso morrer agora!

    ResponderExcluir
  3. Em Mario is Missing! O King Kong é uma foto épica, e foi roubada, no caso do cristo eu não sei -_- Sabe oque aconteceu com o cristo? Comente abaixo!

    ResponderExcluir
  4. @Morcego é que o jogo é tipo gualdo alguém faz um jogo horrível. Assim é melhor morrer doque jogar!

    ResponderExcluir
  5. Joguei o Mario is Missing e o Mario's Time Machine. O Missing eu até consegui jogar um pouco, mas o Time Machine era sem noção...

    @Morcego de Netuno: sim, morrer antes de jogar. São jogos tão ruins q é melhor morrer do q jogar

    ResponderExcluir
  6. Vei, essas "coisas" nem chamadas de jogos podem! Sério, não sei se tem jogo pior... UR!

    ResponderExcluir
  7. Poxa até Mario Early Years parece mais legal do que essas coisa.Morrer antes de jogar, Mario is Missing muito difícil,Mario time Machine pior jogo que já vi-sem noção não tem nem porem- de onde veio esses jogos?!Ah voces viram o Euwvis Presley(coloquei o wu por que não sei escrever o nome dele)na terceira porta?

    ResponderExcluir
  8. joguei todos, e realmente, não deveria ter jogado =P.... ainda me arrependo naquela tarde fatídica q cheguei na casa do meu tio, e la estava ele um CD-I rodando Hotel Mario x_x, oh Lord. MAS nenhum me tirou mais o sono doke Mario Time's Machine e seus enigmas indecifraveis D=, o Mario is Missing ainda da pra andar por aew, o MTM no maximo conseguia ir pro surf 3D =\.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. ''recomendamos que continue mantendo uma vida saudável à base de Super Mario 3D Land e Super Mario Galaxy 2. It's been one of these days...''

    #RiLitrus!!
    *Bora falar sério agora u.ú *

    Aposto que a Nintendo perdeu muito dinheiro para fazer jogos tão horríveis como esses que o público odiou. Como Myamoto teve coragem de fazer títulos ruins, dificieis/impossíveis de se jogar/zerar?

    ResponderExcluir
  11. a menos que vc seja um noob pra falar que esses dois jogos são dificeis kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk XD

    mas, acho sim que os jogos do mario deveriam ser mais longos e assim eles se esforçarem mais neles.

    ResponderExcluir
  12. Lol!!!Faz um tempão que não entro aqui!!!Hotel Mario...I hope she make losta spaghetti!!!Sabem estas lendas de jogos "diferentes" e tal...uma versão "diferente" desses jogos faria quem as jogasse ter um excesso de irritação!!

    ResponderExcluir
  13. o unico q não joguei dai foi Hotel Mario

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem