Top 5: Músicas abrasileiradas da série Mario

Vivemos num mundo onde poucos estilos musicais são melhores do que o chiptune criado para as músicas dos jogos eletrônicos. Não é raro encontrar nerds e maníacos por video games cantarolando o tema de suas canções favoritas. Com o passar dos anos, o gênero conhecido como game music tornou-se um mundo sonoro repleto de sentimento, programado inicialmente para auxiliar a ação das cenas do game de modo determinado, e que, como consequência, acaba por servir de eterna companhia às nossas memórias.

As melodias criadas para os video games nem sempre são de um conceito totalmente único; em algumas, notamos forte característica oriunda de regiões do Mundo Real, como Espanha, Japão ou Estados Unidos de modo descrito por muitos como fortemente estereotípico (vide as diferentes versões da música principal do game Punch-Out!! para Nintendo Wii). Infelizmente, além do tema do parcialmente racional Blanka, da série Street Fighter, ambientado em florestas brasileiras, não há muitas melodias produzidas pelos desenvolvedores japoneses e estadunidenses para serem propositalmente referentes ao Brasil. A franquia-face da Nintendo, Mario, é um exemplo de que o Brasil não possui grande destaque ao redor do mundo, mas que a nossa cultura, especialmente musical, pode ter influenciado a criatividade dos produtores e compositores dos video games. Logo abaixo, oferecido pelo Reino do Cogumelo, seguem as cinco músicas do Mario que mais lembram o nosso Brasil.

5) Tema do Rio de Janeiro - Mario is Missing!
A melodia do título só entrou no Top 5 porque é usada para retratar a Cidade Maravilhosa. Na verdade, o toque foi produzido como o tema de toda a América Latina, visto que também se revela o tema de Buenos Aires, na Argentina, e da Cidade do México! Versão adaptada do saudoso Mundo Estelar de Super Mario World, peca pela repetitividade - porque, em Super Mario World, o tema foi criado para uma simples, resumida tela de mapa, não para uma tela de ação completa.

4) Happy Adventure, Delightful Adventure - Super Mario RPG
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars foi uma revolução na série Mario, seja no roteiro, como na área de desenvolvimento de personagens, ou em modo gráfico, sonoro e de funcionalidade. O tema da abertura do game é bem agitado, e, somado ao som dos apitos inserido na canção (usado para referenciar os grilos da Lagoa dos Girinos), o tema nos lembra das cerimônias carnavalescas ou esportivas que só a nossa pátria pode proporcionar.

3) Invincible Star - Super Mario RPG
Novamente, o apito usado na melodia alterou nossas percepções. Repetitiva e frenética, só faltavam os agudos instrumentos de sopro para transformar a música clássica da Super Estrela em uma marchinha de Carnaval clássico.

2) Powerful Infant - Super Mario World 2: Yoshi's Island
Falando em temas de invencibilidade, a variante da Super Estrela introduzida a partir de Super Mario World 2: Yoshi's Island se alastrou por jogos posteriores (como Super Mario 64), rendendo ainda mais versões remixadas - a última utilizada durante o efeito do Power-Up Rainbow Star, da série Super Mario Galaxy. Mas somente a primeira de uma leva de remixes, intitulada "Powerful Infant" (a tradução "o poderoso infante" repousa na utilização da canção como o tema de Superstar Mario, a transformação de Baby Mario em Yoshi's Island) rende uma alusão, ainda que não proposital, no samba clássico brasileiro como o conhecemos.

1) Yoshi - New Super Mario Bros. Wii
Todos sabemos que este é o tema oficial do mundo geral de New Super Mario Bros. Wii, a grande plataforma multiplayer do encanador. É possível perceber que os desenvolvedores do game resgataram o elemento de Super Mario World que adiciona uma nova batida à canção inicial toda vez que Mario ou Luigi montam num Yoshi. Em New Super Mario Bros. Wii, os tambores são bem sutis... mas o que aconteceria se os separássemos completamente da música? O resultado pode ser escutado logo acima, na música mais abrasileirada de todas já produzidas para a série Mario. Se te pegam escutando isso, te chamam de pagodeiro na certa!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

19 Comentários

  1. Primeiro comento,depois ouço,depois de ouvir volto a comentar.

    ResponderExcluir
  2. É,com certeza dá para sentir um gostinho brasileiro nas canções.

    ResponderExcluir
  3. A do new super mario bros wii é concerteza 100% do brasil

    ResponderExcluir
  4. bom,eu acho que todo mundo faz isso igual a ele né?

    ResponderExcluir
  5. a do Super Mario World 2: Yoshi's Island é a mais calma, é a melhor

    ResponderExcluir
  6. Mesmo as musicas parecerem abrasileiradas, pena q num são :´[... eutive uma idéia, pq a gnte num pedepa Nintendo investi uma impresa oficial dela aki, e ñuma REPRESENTANTE DE EXPORTAÇÃO.. Uma Nintendodo Brasil ou no exterior, Nintendo of Brazil... Oq acham??

    ResponderExcluir
  7. Seria uma boa,mas hoje em dia isso não funciona mais! :(

    ResponderExcluir
  8. A não ser que você trabalhasse na Nintendo

    ResponderExcluir
  9. eu realmente queria uma representante da Nintendo pr'esses lados de cá.

    já que a gradiente picou a mula (que feio gradiente..).

    Hmmm, mas, a Nintendo pensa em investir pirmeiramente em países de 1º mundo... Anyways, seria um belo suporte aos brasileiros, quase como antigamente [nao sei passar o level, liga pro hot line!!!]

    O nome seria "Nintendo Latinoamérica - Matriz brasileira"

    ResponderExcluir
  10. pelo menos o brasil ten algo de bom para da

    ResponderExcluir
  11. eu li uma vez numa nintendo world, numa entrevista sobre o game donkey konga, que muitas das músicas do Super Mario World foram inspiradas em samba brasileiro \o

    ResponderExcluir
  12. vcs esqueceram de uma música MAIS BRASILEIRA que a do primeiro lugar:
    Yoshi's Story Ending theme do Super Smash Bros. Brawl:
    http://www.youtube.com/watch?v=IEKB_ZrbUEA&feature=related
    CONFIRAM VCS MESMOS ! é um hit de carnaval ^^

    ResponderExcluir
  13. ^^^
    O Gabriel.3103 tem razão. Tem até partes que parece que o dizem "Brasil". Super abrasileirada.
    Nos jogos do Mario, no Cirque du Soleil, em algumas músicas de alguns artistas internacionais (como a Shakira; ouçam Did it Again)... É a música Brasileira conquistando cada vez mais espaço.

    ResponderExcluir
  14. Pessoal do Reino Do Cogumelo,o tema do Yoshi não é possível ver:(

    ResponderExcluir
  15. Colección de mi mejor tono de llamada en 2018. Tono de llamada electrónico. Tono de llamada del iPhone. Y muchos otros tonos de llamada interesantes. Instale tonos de llamada gratis para acceder rápidamente a la página de inicio en: Tonosdellamadagratis.net

    Los 5 mejores tonos favoritos para 2018, puede consultar:
    Descargar Se Que Quieres Remix ver mas
    Descargar Millones Arcangel Ver mas
    Descargar Culpables – Karol G Ver mas
    Descargar Killshot – Eminem Ver mas
    Descargar Dracukeo Kidd Keo Ver mas
    Necesito tu opinion. Desearía tener el mejor tono de llamada para su teléfono celular. Comparte tus tonos de llamada favoritos para todos

    ResponderExcluir
  16. Top 5: Músicas abrasileiradas da série Mario , son cancións lendarias de xeracións anteriores, descarga música de Mario como tons de chamada ou tons de chamada de tendencia 2022 accede a https://polskietones.com/ para descargar música gratis

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem