Wii virou atividade de educação física na Austrália

Ao invés de futebol, queimada e vôlei, na Austrália agora os pais podem optar por suas crianças jogarem Wii na aula de educação física. Os video games estão substituindo os esportes em escolas de New South Wales, na Austrália, permitindo que as crianças joguem tênis, baseball e boxe - virtuais - através do Nintendo Wii.

O movimento gerou um certo rebuliço. O campeão de boxe australiano Danny Green disse ao The Sunday Telegraph que tiraria suas crianças da escola se os jogos virtuais fossem oferecidos como um esporte. "Não posso pensar em nada pior do que ter as minhas crianças presas na sala de frente para um computador e uma caixa quadrada", disse o rabugento. "Eles estão dentro de uma escola há tempo o suficiente, e deixá-los dentro da sala pra praticar esportes é vergonhoso".

A mãe da escola de ensino médio Mosman High School também não aprovou o uso do Wii na educação física, surpresa pelo departamento de educação ter permitido a atividade. Um representante do departamento diz que eles são a favor de incorporar novas tecnologias nas atividades física e esportiva. "Wii Sports requer atividade física e está sendo monitorado por sua efetividade", disse o homem.

A diretora da escola, Gail Dyer, defendeu seu uso, dizendo que a maioria dos estudantes da escola não tinham video games em casa e o Wii providenciou uma atividade de aprendizagem única na sala de aula. "Nós os incorporamos à prática pedagógica, não tendo eles como babás - isso é realmente integrado ao currículo. As crianças adoram, elas são envolvidas, e não é somente por jogar video games, mas por esses video games serem programas fabulosos de ensino suplementar na sala de aula". A senhorita Dyer será uma entre quatro australianos que apresentarão suas experiências na conferência de uma sociedade internacional de tecnologia em educação (International Society for Technology in Education), que acontecerá no mês de junho em Colorado.

No ensino de educação física feito com a utilização do Wii, as escolas trabalham com tênis, dança, ginástica, baseball, boliche, boxe, treinamento de força, yoga, aeróbica, entre outros. "Não temos uma quadra de tênis na escola, e isto foi tão efetivo quanto seria se as crianças estivessem lá fora jogando numa", completou Dyer. "Muitas das crianças vivem em apartamentos, então muitas delas não saem para participar de esportes".

Baseado no tema, a nova enquete do Reino do Cogumelo será sobre isso: você acha que o Nintendo Wii tem potencial esportivo para substituir os esportes tradicionais nas aulas de educação física? Nos deixe saber nos comentários abaixo.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

4 Comentários

  1. Se for pra substituir totalmente a atividade física regular eu n aprovo, n é a mesma coisa. mas se for pra algumas aulas, é uma boa iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Aprovo a iniciativa (quem dera se minhas aulas de Educação Física fossem assim). Os alunos poderiam jogar Wii Sports, Wii Fit ou Mario Power Tennis em um dia chuvoso, por exemplo. Só não acho certo substituir totalmente, tal como disse o Lucas.

    ResponderExcluir
  3. Eu aprovo, pode ser usado em chuvas, e tmb podem escolher se querem sporte ou Wii

    ResponderExcluir
  4. Alguns esportes podemos até utilizar do Wii, porém outros como o golfe eu discordo que usem do Wii para este esporte você fica uma hora para tentar fazer a bola ir devagar. E o tênis poderia até ser útil se os professores inspecionassem os aluno, porque tem gente que joga tênis no wii fazendo pequenos movimentos e não os movimentos necessário para se jogar tênis na vida real.Por isso eu aprovo que ele seja usado em alguns esportes mas não em todos.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem