![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo/Illumination/Universal Pictures |
Muito do trabalho artístico empregado na produção de um filme animado nem sempre acaba entrando na versão final da animação, e algumas vezes, mesmo se tratando de trabalhos muito bem desenvolvidos, por uma razão ou outra ficam relegados ao esquecimento ou à obscuridade. É sempre bem curioso ter acesso a este tipo de material, nem que seja para se ter uma ideia de como foi o processo criativo por trás de uma grande produção animada, e as ideias que surgiram durante o desenvolvimento.
As novas artes de Super Mario Bros. O Filme (2023) que surgiram na internet nos trazem um bom exemplo de trabalho não aproveitado — o que, neste caso, é uma pena, já que as artes fazem referência a um dos games mais amados do mascote bigodudo da Nintendo: Super Mario 64 (N64).
As artes em questão, que você pode ver logo abaixo, são de Philip Tilikete, e remetem diretamente aos quadros que estão localizados dentro do Castelo da Princesa Peach e servem para dar acesso aos diversos estágios do game; alguns identificados nestas artes são Bob-omb Battlefield, Jolly Roger Bay, Cool, Cool Mountain, Wet-Dry World e Tiny-Huge Island.
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Studios |
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Studios |
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Studios |
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Studios |
![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Studios |
Como dissemos no início desta matéria, uma boa parte do trabalho artístico feito para a produção de uma animação acaba sendo descartado, ou não utilizado na versão final do filme, e isso inclui cenas inteiras que são deletadas, provavelmente por uma mudança no roteiro ou porque não se encaixavam mais na proposta da produção.
Abaixo você pode conferir uma cena que foi deletada da versão final de Super Mario Bros. O Filme e um comparativo da cena que foi ao ar nos cinemas; e embora as duas cenas sejam muito semelhantes, existem algumas diferenças: na cena deletada, vemos Mario atirando uma série de objetos em direção ao irmão Luigi, e segurando o que parece ser uma chave inglesa no final.
E olha que interessante, temos mais uma cena deletada de Super Mario Bros. O Filme. https://t.co/SS2MgJ3pSQ pic.twitter.com/D0PNXMH4Km
— Portal Super Mario (@PortalSMario) August 24, 2025
Sem dúvida são ótimos exemplos de material deletado ou não utilizado na versão final de Super Mario Bros. O Filme que mostram um pouco de como foi o processo de desenvolvimento desta produção, e teria sido muito satisfatório ver estas referências a Super Mario 64 na versão final do filme — mas, por algum motivo, essas referências não entraram no longa-metragem que vimos nos cinemas.
Vale lembrar que a sequência de Super Mario Bros. O Filme está prevista para chegar aos cinemas de todo o mundo em abril de 2026, e então poderemos novamente nos deleitar com mais uma animação de peso baseada no universo de um dos personagens mais icônicos do mundo dos videogames.
E você, leitor(a), o que achou destas artes não utilizadas, e da cena deletada de Super Mario Bros. O Filme? Gostaria de ver mais referências a Super Mario 64 na sequência do filme? Comente!
Obrigado ao Portal Super Mario pelo informe!