Nintendo pode estar pretendendo mudar de planos sobre ir adiante com o mercado de jogos para smart phones



O mercado de jogos para aparelhos celulares não é um campo comum de investimento, já que há uma imensidão de opções competindo pelo o mesmo nicho e, apesar de haver alguns que se destacam por um período, a irrelevância pode chegar muito rapidamente quando um novo aplicativo é lançado.

Desde que a Nintendo iniciou a sua própria investida no espaço de jogos de smart phones, algumas sobrancelhas foram levantadas, pois não só o anúncio ocorreu durante o ponto mais baixo de vendas de sua plataforma principal na época, o Wii U, mas como as intenções de marketing da Big N de início não eram tão compatíveis com a demanda de jogadores de celular.

De fato, a proposta sempre foi promover suas marcas através de experiências mais simplórias, a ponto de que cativasse um novo público para que o interesse em jogos mais elaborados em suas plataformas principais (hoje, como o Nintendo Switch) fosse gerado de forma orgânica. E desde então, os aplicativos complementares da Nintendo continuaram a sair e serem recebidos com múltiplos níveis de sucesso.

Fire Emblem Heroes, indiscutivelmente, foi e continua sendo a maior de suas empreitadas, que graças ao seu sistema de monetização, conteúdo constante e uma base de jogadores assustadora, proporcionou lucro para a companhia. Seguido com o RPG Dragalia Lost (colaboração com a CyGames) e uma grande diferença com outros aplicativos na forma de Super Mario Run, Animal Crossing: Pocket Camp, Mario Kart Tour, Dr. Mario World e Miitomo (que até mesmo foi descontinuado em 2018).

Segundo reportagem no site Bloomberg, a constante falta de interesse nos aplicativos (gradualmente causando prejuízo devido aos investimentos), em contrapartida, o sucesso estonteante do Nintendo Switch (em particular as vendas de Animal Crossing: New Horizons), e os comentários do CEO da Nintendo Shuntaro Furukawa em Maio, relatando que estão mudando o seu foco com o mercado mobile daqui pra frente, faz analista Serkan Toto crer que a Nintendo pode estar cessando seus esforços com jogos para smart phone.

Mario Kart Tour, seu último lançamento, continua a receber conteúdo apesar dos impactos do COVID-19, porém com Mario Kart 8 Deluxe sendo o jogo mais vendido no Nintendo Switch no momento (24 milhões como relatado em Março), torna o irmão mais novo de celular um tanto irrelevante.

Toto diz que é possível que a pressão interna para investimentos nos jogos de celulares esteja diminuta, devido ao sucesso do Switch. Mas não há confirmação da Nintendo no presente momento, com a próxima reunião de investidores marcada para amanhã, dia 26 de Junho, onde poderemos ter alguma ideia do que se concretizará de todos esses burburinhos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem