Yoichi Kotabe, desenhista e animador do Mario, conta como começou a trabalhar na Nintendo

s√°bado, 8 de dezembro de 2018

Yoichi Kotabe, mangak√°, animador e um dos pioneiros do desenho de personagens da Nintendo, √© uma figura muito importante na ind√ļstria. Para quem n√£o sabe, o Sr. Kotabe, hoje com 82 anos, foi respons√°vel por refinar os esbo√ßos iniciais de Shigeru Miyamoto, dando a eles o design definitivo dos personagens, e tamb√©m leva cr√©ditos por grande parte das artes promocionais em 2D dos jogos da Nintendo.

Em recente entrevista ao jornal franc√™s Le Monde, Kotabe relembra que seu trabalho na ind√ļstria da anima√ß√£o, mais especificamente na Toei Animation em animes como Heidi — transmitida no Brasil em 1977 na Rede Tupi e reexibida pelo SBT nos anos 80 —, foi um importante fator para que seu conhecido Hiroshi Ikeda lhe convidasse a integrar a equipe da Nintendo num encontro casual numa cafeteria. Ikeda era na √©poca o gerente da Nintendo EAD, que viria a ser uma das principais divis√Ķes da companhia respons√°vel pelos jogos da s√©rie Mario.

Apesar de n√£o saber muito sobre jogos eletr√īnicos, Kotabe aceitou a proposta da mesma forma, tanto por sentir-se frustrado e estagnado como um freelancer quanto por Ikeda t√™-lo convencido de que os video games se aproximavam cada vez mais da ind√ļstria de anima√ß√£o e passaram a exigir o conhecimento pr√°tico de especialistas da √°rea.

A princ√≠pio pretendendo trabalhar para a Nintendo por um tempo estimado de um a dois anos, Kotabe acabou encontrando em Super Mario Bros. (NES, 1985) desafios antigos com os quais o mundo da anima√ß√£o tentou lidar at√© eventualmente desistir, como movimentos preparat√≥rios e simula√ß√£o de in√©rcia. Hoje, Kotabe ainda acredita que os jogos passaram a assumir aquilo do qual a ind√ļstria de anima√ß√£o j√° estava se esquecendo.

A carreira de Kotabe na Nintendo durou surpreendentes 21 anos, at√© ter sa√≠do da empresa em 2007. O √ļltimo jogo da s√©rie Mario em que o nome de Kotabe aparece nos cr√©ditos foi WarioWare: Smooth Moves (Wii, 2007), somando um total de 40 jogos da franquia nos quais trabalhou.

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