Esta foi a tartaruga do mundo real na qual Bowser foi baseado

sábado, 8 de dezembro de 2018

O mangaká e ex-animador da Toei Yoichi Kotabe trabalhou em desenhos como As Aventuras de Panda e seus Amigos (1972) e Heidi (1974) antes de entrar para a Nintendo em 1985 a convite do próprio gerente da divisão de análise e desenvolvimento de entretenimento da época, Hiroshi Ikeda, como ilustrador e animador. Seu trabalho inicial era trabalhar sobre os rascunhos de Shigeru Miyamoto, criador dos personagens, e dar a eles o requinte visual de que precisavam.

O único ponto de partida de Kotabe foi a boxart japonesa de Super Mario Bros. (NES, 1985), desenhada pelo próprio Shigeru Miyamoto. Os fãs mais ávidos da franquia provavelmente já estão familiarizados com a arte:

Em tom de riso, Kotabe relembrou na entrevista que, ao olhar para a imagem, pensou que Bowser era um hipopótamo — Miyamoto, no entanto, tentou esclarecer que pensou no personagem como uma tartaruga e que o rei dos Koopas foi originalmente inspirado no rei demônio de Alakazam the Great (西遊記 Saiyūki), um filme de animação musical japonês baseado no romance mitológico chinês Jornada ao Oeste. Mesmo assim, continuava parecendo um hipopótamo na visão de Kotabe, que se inspirou numa certa tartaruga do mundo real para redesenhar o vilão e dar a ele uma aparência, conforme ele mesmo aponta, realmente desagradável.

A tartaruga-de-carapaça-mole-chinesa (Pelodiscus sinensis), também conhecida como Trionyx, pertence à família Trionychidae. São conhecidas por suas narinas compridas e tubulares e pelo casco particularmente flexível nas laterais, onde não possui uma camada de osso sólido. Esta espécie era a tartaruga mais agressiva que o desenhista da Nintendo conhecia — e, de fato, se provocada, uma tartaruga-de-carapaça-mole pode desferir uma mordida muito dolorosa.

Basicamente, o Bowser como o conhecemos hoje em dia foi um redesign muito bem-sucedido de Kotabe, que, hoje com 82 anos e afastado da Nintendo, merece o máximo de respeito pela padronização e consistência do visual dos personagens com os quais tanto gostamos de jogar.

    • Comentários

  • Facebook ()
  • Google (0)

0 comentários:

Postar um comentário