Esta foi a tartaruga do mundo real na qual Bowser foi baseado

s√°bado, 8 de dezembro de 2018

O mangaká e ex-animador da Toei Yoichi Kotabe trabalhou em desenhos como As Aventuras de Panda e seus Amigos (1972) e Heidi (1974) antes de entrar para a Nintendo em 1985 a convite do próprio gerente da divisão de análise e desenvolvimento de entretenimento da época, Hiroshi Ikeda, como ilustrador e animador. Seu trabalho inicial era trabalhar sobre os rascunhos de Shigeru Miyamoto, criador dos personagens, e dar a eles o requinte visual de que precisavam.

O √ļnico ponto de partida de Kotabe foi a boxart japonesa de Super Mario Bros. (NES, 1985), desenhada pelo pr√≥prio Shigeru Miyamoto. Os f√£s mais √°vidos da franquia provavelmente j√° est√£o familiarizados com a arte:

Em tom de riso, Kotabe relembrou na entrevista que, ao olhar para a imagem, pensou que Bowser era um hipop√≥tamo — Miyamoto, no entanto, tentou esclarecer que pensou no personagem como uma tartaruga e que o rei dos Koopas foi originalmente inspirado no rei dem√īnio de Alakazam the Great (Ť•ŅťĀ䍮ė SaiyŇęki), um filme de anima√ß√£o musical japon√™s baseado no romance mitol√≥gico chin√™s Jornada ao Oeste. Mesmo assim, continuava parecendo um hipop√≥tamo na vis√£o de Kotabe, que se inspirou numa certa tartaruga do mundo real para redesenhar o vil√£o e dar a ele uma apar√™ncia, conforme ele mesmo aponta, realmente desagrad√°vel.

A tartaruga-de-carapa√ßa-mole-chinesa (Pelodiscus sinensis), tamb√©m conhecida como Trionyx, pertence √† fam√≠lia Trionychidae. S√£o conhecidas por suas narinas compridas e tubulares e pelo casco particularmente flex√≠vel nas laterais, onde n√£o possui uma camada de osso s√≥lido. Esta esp√©cie era a tartaruga mais agressiva que o desenhista da Nintendo conhecia — e, de fato, se provocada, uma tartaruga-de-carapa√ßa-mole pode desferir uma mordida muito dolorosa.

Basicamente, o Bowser como o conhecemos hoje em dia foi um redesign muito bem-sucedido de Kotabe, que, hoje com 82 anos e afastado da Nintendo, merece o máximo de respeito pela padronização e consistência do visual dos personagens com os quais tanto gostamos de jogar.

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