Inteligência artificial pega sua primeira estrela em Super Mario 64

Se você pensa que já viu o que há de mais impressionante no mundo, talvez queira observar o vídeo a seguir antes de se precipitar. O usuário do Twitch Kaze Emanuar é um modder que ficou famoso por seus trabalhos com Super Mario 64, título o qual alterou diversas meses para adicionar variedades na gameplay como jogo em primeira pessoa, multiplayer online, entre outras funções. Recentemente, Kaze tem se dedicado a ensinar sistemas de inteligência artificial a jogar o clássico da 5ª geração dos video games.

Em entrevista, o modder conta que tem sido difícil trabalhar com as inteligências artificiais devido a uma série de fatores. Primeiro, o tempo que levam para reconhecer os métodos de conclusão de suas tarefas é muito lento, pois o sistemas tendem a se fixar em soluções que já funcionaram em determinados contextos e aplicá-las de forma muito ampla — ou seja, Mario é visto muitas vezes saltando sem necessidade e socando o ar repetidas vezes. O interessante é que, mesmo nesse passo, elas são capazes de coletar Power Stars, um feito que pode ser testemunhado no vídeo abaixo:


Mesmo admitindo não ter um conhecimento muito vasto sobre as inteligências artificiais com as quais está trabalhando, Kaze conta que já se surpreendeu muito com certas coisas:
"As IAs aprenderam algumas coisas interessantes. Uma delas aprendeu a dar wall jump e ganhar altura. Outra, aprendeu a executar saltos triplos em declive, algo que um jogador casual de jamais faria e é um tipo de mecânica oculta em Mario 64."
Estamos no futuro!
Via Kotaku
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem