Gerente da Nintendo d√° sua vis√£o sobre o que torna a empresa "m√°gica" e inovadora, e fala sobre futuro dos games

domingo, 19 de novembro de 2017

O que ser√° exatamente a "magia Nintendo", esse elemento misterioso que se transformou em sin√īnimo de divers√£o e qualidade no mundo dos games, mas que aparentemente √© imposs√≠vel de explicar atrav√©s de palavras? Ainda assim, o Dr. Bernd Fakesch, Gerente Geral da Nintendo D-A-CH (Alemanha - √Āustria - Su√≠√ßa) aceitou o desafio e respondeu prontamente a esta instigante quest√£o durante entrevista concedida ao pessoal do site Wirtschaftsforum.

Extremamente interessante e envolvente para quem se considera f√£ de verdade da Nintendo - especialmente quem acompanha sua trajet√≥ria desde a lend√°ria era NES -, esta entrevista traz ainda a vis√£o do executivo sobre o que torna os produtos da Nintendo t√£o inovadores e tamb√©m sobre como ser√° o futuro dos videogames; ser√° que eles est√£o destinados a serem aparelhos ainda mais vers√°teis capazes de realizar muitas outras fun√ß√Ķes n√£o relacionadas propriamente a games? Leia as fascinantes respostas dadas por Fakesch a estas quest√Ķes logo abaixo, e sinta-se √† vontade para expressar sua opini√£o sobre estes relevantes assuntos: para voc√™, o que significa exatamente a express√£o "magia Nintendo"? Comente!

Wirtschaftsforum: Dr. Fakesch, Nintendo é uma das pioneiras dos consoles de videogame, e depois de muitos altos e baixos, revolucionou o mercado de games com o Wii. Agora seu novo produto, o Nintendo Switch, conquistou o mercado. Você pode explicar a mágica da Nintendo?
Dr. Bernd Fakesch: Acho que esta m√°gica √© uma combina√ß√£o de experi√™ncia e da filosofia da companhia. Nintendo tem feito brinquedos por quase 130 anos e esteve na linha de frente da ind√ļstria de games desde seu come√ßo tamb√©m. Muito antes do Nintendo Switch e do Wii, n√≥s estabelecemos padr√Ķes da ind√ļstria com o Nintendo Entertainment System, o Game Boy e os games que foram lan√ßados para estes sistemas - e n√≥s conseguimos capturar os cora√ß√Ķes dos consumidores. Gra√ßas aos anos de experi√™ncia, ter a capacidade de criar momentos divertidos com games est√° praticamente no DNA de nossos desenvolvedores de hardware e software.

Isso é ampliado pela filosofia de nossa companhia, que coloca um foco especial no jogador. Nossos desenvolvedores sempre começam com um certo conceito de jogabilidade. Eles valorizam o que um novo game ou um novo console precisa para ser capaz de assegurar que seja tão divertido quanto possível na intenção de fazer o jogador sorrir. Apenas então nós pensamos sobre os detalhes técnicos que são necessários para realizar isso, e quais de nossos personagens se encaixariam bem. Isso geralmente produz resultados originais e surpreendentes.

√Č por isso tamb√©m que o Nintendo Switch foi desenvolvido, o primeiro console dom√©stico que pode ser jogado na viagem gra√ßas √† sua tela integrada, mesmo quando voc√™ n√£o est√° pr√≥ximo √† TV. O melhor exemplo para o tipo de pensamento original que √© comum para a Nintendo pode ser Super Mario. Ele √© meio que um anti-her√≥i, um trabalhador bra√ßal que √© capaz, mas √© essencialmente a ant√≠tese do her√≥i convencional - mas ele inegavelmente obteve grande sucesso por mais de 30 anos, seja com corridas, esportes ou salvando princesas. H√° um grupo inteiro de outros personagens √ļnicos e franquias como The Legend of Zelda, Animal Crossing, Yoshi e Splatoon que incorporam essa ideia de divers√£o - e este certo tipo de m√°gica Nintendo.

Wirtschaftsforum: Sua ind√ļstria √© conduzida pela inova√ß√£o. Como a Nintendo consegue ser constantemente criativa e qu√£o r√°pido os novos projetos s√£o realizados?
Dr. Bernd Fakesch: Logo que um novo console está no mercado, começa o desenvolvimento para a próxima geração. O mesmo se aplica aos games também. Em ambos os casos, isso pode levar muitos anos uma vez que a Nintendo valoriza games variados, desafiadores - idealmente games multiplayer - que nossos fãs possam desfrutar por um longo tempo.

Talvez uma vantagem que a Nintendo tenha venha de um aspecto espec√≠fico da cultura japonesa. Em Xinto√≠smo, mesmo objetos inanimados podem ter uma alma, motivo pelo qual eles precisam ser feitos e tratados com carinho. Isso pode ser visto no artesanato tradicional japon√™s, mas tamb√©m na produ√ß√£o de tecnologias como consoles de videogame. Essa perfei√ß√£o √© definitivamente uma das raz√Ķes pelas quais games Nintendo s√£o imediatamente acess√≠veis e intuitivos.

Wirtschaftsforum: Uma gradativa digitalização está se tornando meio que inevitável. Os consoles serão capazes de fazer mais do que apenas jogar games no futuro?
Dr. Bernd Fakesch: Consoles Nintendo sempre foram capazes de mais do que apenas jogar games. Por exemplo, o Game Boy podia ser conectado a uma impressora e o GameCube tinha capacidades online. Mesmo desde o Wii e o Nintendo 3DS, é possível com nossos consoles navegar na internet, ver vídeos, fazer compras, comunicar-se com outros e muito mais. Há também software que ensina a cozinhar, ferramentas de desenho e software que permite a você ler literatura clássica na tela do Nintendo DSi.

No entanto, nosso foco definitivamente ainda está em entregar divertidas experiências de jogabilidade. Consoles e games Nintendo são desenvolvidos inicialmente e principalmente para um propósito: fazer o jogador sorrir. Estamos convencidos de que puros consoles de videogame podem alcançar isso melhor que ouros dispositivos para os quais jogar games é apenas uma função entre várias. Esse provavelmente será o caso no futuro previsível. Agora, do que os consoles serão capazes no futuro? O céu é o limite se você considerar as possibilidades da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada. Vamos esperar para ver.

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