Ex-CEO da Sony Music faz surpreendentes revela√ß√Ķes sobre projeto do "SNES PlayStation" em entrevista

domingo, 13 de novembro de 2016

Cancelado de √ļltima hora pela Nintendo no in√≠cio dos anos 90, o projeto do perif√©rico "SNES Playstation", que permitiria ao Super Nintendo rodar m√≠dias em formato CD, ainda √© envolto por uma grande aura de mist√©rio. Afinal, porque teria a Nintendo desistido do projeto justamente √†s v√©speras de oficializ√°-lo? Uma entrevista concedida por Shigeo Maruyama, ex-CEO da Sony Music e tamb√©m ex-presidente da Sony, a Nobuo Kawakami, presidente da companhia de telecomunica√ß√Ķes Dwango, trouxe algumas revela√ß√Ķes bem curiosas e surpreendentes sobre este pol√™mico momento da hist√≥ria dos games.

Segundo Maruyama, o principal responsável pelo início do projeto do "SNES PlayStation" foi Ken Kutaragi, que na época era Diretor e Gerente de Marketing da Sony, e mais tarde viria a se tornar o "pai" do console PlayStation. Autor do poderoso chip sonoro embutido no hardware do Super Nintendo, Kutaragi teve a ideia de criar o drive de CD-ROM para o console, embora não estivesse confiante no sucesso deste dispositivo, a Nintendo aceitou a proposta, deixando claro que a Sony não poderia se envolver em nenhum negócio envolvendo MASK ROMs, memória de gravação permanente que era utilizada na produção de cartuchos de games.

Kutaragi recorreu ent√£o a Maruyama para que produzisse alguns softwares para o "SNES PlayStation", e o diretor da Sony Music resolveu investir no neg√≥cio principalmente porque desejava produzir em cima deste perif√©rico um sistema de karaok√™ dom√©stico para o Super Nintendo. Mas os rumores de que a Sony pretendia utilizar este projeto para monopolizar os promissores mercados da m√ļsica e de filmes deixaram a Nintendo com o p√© atr√°s em rela√ß√£o a esta parceria. Maruyama sugere ent√£o que Minoru Arakawa, ent√£o presidente da Nintendo of America, alertou a Nintendo do Jap√£o que este neg√≥cio poderia abrir brechas para a Sony dominar toda a Nintendo.

Pouco antes da confer√™ncia onde seria feito o an√ļncio oficial √† imprensa sobre o "SNES PlayStation", a Nintendo convocou Ken Kutaragi e Nobuyuki Idei, alto executivo da Sony que mais tarde viria a suceder Norio Ohga na presid√™ncia da companhia, para um encontro onde decretou que a confer√™ncia estava sendo cancelada. A Nintendo, obviamente, ficou com a fama de "vil√£ da hist√≥ria", mas Maruyama lembra que havia um contrato assinado entre as duas companhias, e ainda assim a Sony n√£o manifestou a inten√ß√£o de processar a Nintendo pela quebra do mesmo sem um motivo justo.

Ap√≥s mostrar tanto entusiasmo em dar in√≠cio a este projeto e conseguir a aprova√ß√£o do presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, e do presidente da Sony, Norio Ohga, a rea√ß√£o de Kutaragi ao cancelamento do "SNES PlayStation" foi bastante en√©rgica. Maruyama relata que ele come√ßou a aumentar consideravelmente o tamanho do problema dentro da Sony, muito embora a companhia n√£o tivesse realmente perdido uma quantidade t√£o expressiva de dinheiro neste neg√≥cio, certamente para dar vaz√£o √†s suas ambi√ß√Ķes, que possivelmente j√° estavam relacionadas √† cria√ß√£o do console PlayStation.

Recentemente a descoberta de um raro prot√≥tipo funcional do "SNES PlayStation" reacendeu o interesse da ind√ļstria pelo assunto, mas a verdade √© que o mist√©rio em torno de qual foi o real motivo pelo qual a Nintendo desistiu do projeto permanece. A verdadeira resposta para esta intrigante pergunta, segundo Maruyama, somente uma pessoa pode responder: um "cara louco" e sem d√ļvida muito esperto chamado Ken Kutaragi.

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1 coment√°rios:

Carlos Freitas disse...

Melhor pra Sony, ruim pra Nintendo, ótimo para os. Consumidores...

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