Miyamoto fala sobre qual é o "diferencial Nintendo"

quinta-feira, 7 de julho de 2016

O que faz com que os games da Nintendo sejam considerados experi√™ncias realmente √ļnicas e singulares? O "diferencial Nintendo" √© uma defini√ß√£o que vem sendo utilizada pela criadora de Mario h√° algum tempo como uma forma de promover a forma √ļnica com que seus games podem ser vivenciados pelos jogadores. Vale notar que o novo slogan adotado pela Nintendo, There's no play like it!, que pode ser traduzido como "N√£o h√° jogada como essa!", faz uma alus√£o bastante direta √† originalidade de suas cria√ß√Ķes.

Durante uma entrevista concedida por ocasião da E3 2016 ao repórter Stephen Totilo do site Kotaku, que envolveu também o ovacionado The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o sempre muito requisitado designer Shigeru Miyamoto, um dos principais responsáveis pelas experiências mais singulares criadas pela gigante japonesa há quase quatro décadas, finalmente foi confrontado com a questão: afinal, qual é o grande diferencial dos games Nintendo? Descubra agora mesmo qual foi a longa, elaborada e bastante reveladora resposta de Miyamoto a esta pergunta logo abaixo.

Miyamoto sobre a singularidade dos games Nintendo
Pode ser a forma como voc√™ joga o game ou algumas das t√©cnicas ou tecnologia que s√£o usadas. H√° sempre uma quantidade limitada de coisas que podemos usar, ent√£o √© a maneira pela qual usamos isso e em que combina√ß√£o. Ent√£o √© realmente - ao inv√©s de criar - um pouco como editar, em um certo sentido. Isso pode se tornar um pouco conceitual demais, mas acho que o que realmente importa em um game √© que haja um n√ļcleo. E, baseado neste n√ļcleo, n√≥s usamos a tecnologia... para desenvolver o game. Penso que o que parece √ļnico para muitas pessoas √© o uso de diferentes tecnologias ou diferentes t√©cnicas [para criar games], mas sinto que, contanto que voc√™ tenha um n√ļcleo que seja diferentes dos outros, √© isso o que "originalidade" significa. Ent√£o podemos estar usando os mesmos tipos de tecnologia, o mesmo tipo de t√©cnicas, mas quando as usamos, conseguimos algo diferente.

Miyamoto sobre o que √© o n√ļcleo de um game
Acho que tem a ver com a experi√™ncia do consumidor jogando o game. √Č algo que fazemos com o Wii U. Voc√™ pode apenas experimentar jogar um game com duas telas no Wii U, e realmente envolve usar t√©cnicas passadas e tecnologias que j√° foram usadas antes. Nos mantemos nessa linha, e no fim descobrimos alguma coisa nova. Mesmo com o mundo Zelda que √© sobre espadas e magias, se f√īssemos cri√°-lo em 3D e extremamente realista, e renderizar o personagem principal de forma realista, voc√™ jogaria games que j√° est√£o por a√≠ em todo o lugar.

E ent√£o Zelda √© realmente sobre explorar e se aventurar atrav√©s da terra. E voc√™ est√° de certa forma lutando contra a terra como se estivesse em uma caminhada na vida real, e √© assim que este game [The Legend of Zelda: Breath of the Wild] funciona. E os jogadores precisam pensar por si mesmos e colocar suas ideias em pr√°tica. √Č isso o que este game √©.

Via Kotaku
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