Produtores explicam mudança de título de Super Mario Maker; ideia inicial era criar novo Mario Paint para Wii U

domingo, 28 de junho de 2015

Anunciar a mudança de nome do game "Mario Maker" para Super Mario Maker durante o Nintendo World Championships 2015 foi certamente uma excelente ideia da Nintendo, e ajudou a tornar ainda mais inesquecível a realização deste campeonato, além de ter sido um dos momentos mais impactantes da E3 2015 no geral. Mas qual foi a exata razão que levou os desenvolvedores a alterar, ou melhor, evoluir o título do game? Em entrevista à revista Game Informer, os produtores Takashi Tezuka e Yosuke Oshino forneceram uma resposta bem esclarecedora sobre o assunto, que você pode conferir logo abaixo.

Temos um par de raz√Ķes. A primeira √© que, comparado √† vers√£o jog√°vel que vimos na E3 do ano passado, a vers√£o de agora est√° muito mais recheada de recursos - sentimos que ela recebeu uma inje√ß√£o extra de poder - que fazia sentido chamar de "Super" para que as pessoas percebessem o qu√£o diferente ela √©.

A maior razão, no entanto, é que se chamássemos apenas de Mario Maker, as pessoas poderiam pensar que é uma ferramenta para criar todos os games Mario, e queríamos que as pessoas soubessem que se trata especificamente de estágios Super Mario, então pensamos que o nome seria bem conveniente para passar essa mensagem.

Quando questionados sobre porque a Nintendo não investiu no gênero sandbox de games antes, os produtores de Super Mario Maker revelaram que a ideia nasceu de fato no momento em que conheceram o Wii U GamePad; porém, Tezuka inicialmente queria aproveitar a tela de toque do controle para fazer algo no estilo do clássico Mario Paint (SNES).

Eu fui primeiramente inspirado em fazer um game como este quando vi o Wii U GamePad, e pensei que seria perfeito para criar uma experi√™ncia de gameplay do estilo de Mario Paint. Embora eu tivesse em minha mente a experi√™ncia de jogabilidade de Mario Paint, ao mesmo tempo n√≥s t√≠nhamos times internos que estavam trabalhando na cria√ß√£o de um aplicativo para criar est√°gios de rolagem lateral para nossos desenvolvedores, ent√£o eles estavam fazendo prot√≥tipos de diferentes vers√Ķes, e eu os vi. Aquelas eram ferramentas para desenvolvedores. Eles n√£o s√£o criadores, ent√£o quando notei que eles estavam se divertindo com aquela ferramenta que era simples o suficiente para eles criarem est√°gios, eu vi o potencial, e quando eles propuseram transformar aquilo em uma experi√™ncia de gameplay, eu concordei. Foi uma √≥tima ideia.

Nossa ideia de fazer uma experiência tipo Mario Paint envolvia o ato de desenhar, mas pensamos que criar estágios diretamente no GamePad é tão intuitivo que é quase como criar sua própria arte ali, então meio que fundimos as duas ideias para chegar ao que temos hoje.

Vale lembrar que Super Mario Maker ser√° lan√ßado para Wii U no dia 11 de setembro na Am√©rica do Norte, e al√©m de trazer um modo de cria√ß√£o de est√°gios com op√ß√Ķes realmente vastas aos usu√°rios, possui um completo sistema de compartilhamento online das cria√ß√Ķes feitas pelos usu√°rios. E voc√™, leitor(a), acredita que a Nintendo agiu acertadamente ao abandonar o projeto de um novo Mario Paint para se dedicar √† cria√ß√£o do sandbox de Super Mario? Comente!

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