Nintendo completa 125 anos de existência

Crie algo único. Esse é o lema que guia a Nintendo desde tempos antigos, quando Hiroshi Yamuchi ainda presidia a gigante japonesa, segundo nos informou Satoru Iwata pouco antes do início da E3 2012. Ao longo das últimas três décadas, essa frase parece ter se tornado também uma espécie de "obsessão positiva" para a Nintendo, motivando seus funcionários a trazer sempre produtos inovadores para o mundo dos videogames. Fundada em 23 de setembro de 1889 no Japão pelo determinado empreendedor Fusajiro Yamauchi com o nome de Nintendo Koppai, a companhia começou fabricando os tradicionais baralhos hanafuda, com cartas que traziam figuras de flores e eram bastante populares na região naquela época.


Foi a partir da década de 1960, já sob o comando de Hiroshi Yamauchi, neto de Fusajiro Yamauchi, que a Nintendo decidiu investir em outras áreas, principalmente devido ao declínio dos baralhos hanafuda no Japão. Vale notar, no entanto, que a companhia continua produzindo estas cartas até hoje, algumas vezes até mesmo usando elementos de seus games mais famosos. Depois de apostar em serviços de táxi, no setor de alimentação e até mesmo em hotéis, a chegada do genial engenheiro eletrônico Gunpei Yokoi em 1966 começou a traçar um novo e revolucionário caminho para a Nintendo, que culminou na criação de clássicos brinquedos como a Ultra Hand, e do portátil Game & Watch. A partir desse ponto, a Nintendo começou a escrever sua fantástica história no mundo dos jogos eletrônicos.


É claro que não podemos nos esquecer que um dos maiores responsáveis pelo imenso sucesso que a Nintendo conquistou ao longo dos últimos trinta e três anos atende pelo nome de Shigeru Miyamoto, o lendário designer que criou o arcade Donkey Kong quando ainda era apenas um aprendiz, sob a supervisão de Gunpei Yokoi. Mais tarde, com a chegada do NES e do game Super Mario Bros., a Nintendo iniciava a consolidação de seu nome no mundo todo.


Concentrando seus principais esforços na criação de aparelhos e games capazes de proporcionar experiências inéditas aos jogadores e de trazer sorrisos aos seus rostos, a Nintendo atingiu o auge do sucesso no final da década de 80 e início da década de 90, época de lançamentos memoráveis como Super Mario Bros. 3 e o console Super Nintendo. Apesar de ter enfrentado um período relativamente amargo nas duas gerações seguintes, a Nintendo manteve seu foco na criação de produtos que tragam algo novo e surpreendente, sendo fortalecida pelas excelentes vendas dos portáteis da família Game Boy (que foi projetado por Gunpei Yokoi).


Em maio de 2002, Satoru Iwata assume a presidência da Nintendo, cargo que ocupa até hoje, conduzindo a empresa a uma nova era de glórias com os consoles Wii e DS, que popularizaram novos conceitos de jogabilidade e conseguiram atrair uma verdadeira multidão de pessoas que antes não se interessavam por games. Embora atualmente esteja atravessando tempos difíceis devido a baixa aceitação do Wii U, seu novo console doméstico, e a crescente expansão dos dispositivos móveis, a Nintendo conseguiu conquistar a atenção do público e da crítica com o portátil 3DS, que em pouco mais de três anos já atingiu uma base instalada superior a 40 milhões de unidades.


Pagando muitas vezes um alto preço para manter sua identidade em meio a uma indústria que parece ter se acostumado a preguiçosa mania de seguir tendências, a Nintendo ainda hoje é um dos maiores exemplos de inovação do mundo do entretenimento, algo que é motivo de muito orgulho entre seus fãs. Como você deve ter reparado no decorrer desta matéria, o logo da Nintendo passou por diversas transformações ao longo de 125 anos, mas algo que com certeza jamais vai mudar é esse incansável espírito inovador da Big N, uma companhia sempre disposta a correr riscos em nome da diversão dos seus consumidores. Queremos desejar os parabéns pelo seu aniversário, Nintendo, e dizer que sua existência é uma das principais razões pelas quais ainda sorrimos jogando videogames.

1 Comentários

  1. "...sua existência é uma das principais razões pelas quais ainda sorrimos jogando videogames." Frase fantástica, concordo totalmente. Pena que meus amigos fecharam os olhos para a Nintendo (já há bastante tempo) por causa da "modinha" dos outros consoles. À eles eu digo uma coisa: só lamento. Não tenho vergonha de dizer que gosto da Nintendo, ao contrário deles...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem