Compositores de Mario Kart 8 falam sobre a variedade musical da trilha sonora criada para o game

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Muitos jogadores provavelmente j√° se pegaram cantarolando algum dos marcantes temas musicais da s√©rie Mario Kart enquanto jogam, ou mesmo de forma distra√≠da em seu dia-a-dia. Pois saiba que a inten√ß√£o dos compositores da Nintendo √© exatamente essa. Em entrevista ao site Kotaku, o diretor de √°udio do game Mario Kart 8, Kenta Nagata, revelou que as m√ļsicas criadas para a s√©rie Mario Kart n√£o s√£o apenas para servir de fundo √†s corridas, mas sim para ficar na mente dos jogadores. Para conseguir esse efeito, ele usa um m√©todo aparentemente infal√≠vel: uma m√ļsica s√≥ √© um grande sucesso se a equipe de produ√ß√£o do game come√ßar a cantarolar inconscientemente enquanto joga. Em Mario Kart 8, a Nintendo optou por utilizar m√ļsicas gravadas ao vivo com orquestra para amplificar a sensa√ß√£o de deslumbramento proporcionada pelos bel√≠ssimos gr√°ficos em alta defini√ß√£o, e tamb√©m para dar mais vida e energia a cada um dos cen√°rios.

Nagata explica ent√£o que foi necess√°rio contratar m√ļsicos experientes nos mais variados g√™neros e instrumentos musicais, j√° que as corridas de Mario Kart 8 s√£o tamb√©m extremamente variadas. No entanto, estes m√ļsicos precisavam tocar os instrumentos de uma maneira levemente diferente do que normalmente fazem em apresenta√ß√Ķes ao vivo, pois um dos segredos do sucesso das m√ļsicas de Mario Kart √© que suas m√ļsicas precisam possuir a capacidade de serem tocadas continuamente sem irritar o jogador. O compositor Shiho Fujii, que trabalhou em m√ļsicas para os games New Super Mario Bros. U e The Legend of Zelda: Skyward Sword, acredita que √© desafiador criar melodias que misturem o estilo dos videogames com apresenta√ß√Ķes ao vivo de forma eficiente. Respons√°vel pela cria√ß√£o dos temas de Mario Circuit e Electrodome em Mario Kart 8, Fujii salientou que, para pistas estilo circuito, a prioridade foi usar instrumentos reais (como baixo, bateria e guitarra); enquanto que, para pistas com temas mais fant√°sticos ou n√£o usuais, o ideal √© usar mais sons sintetizados, para ressaltar o aspecto peculiar destes cen√°rios. Leia a seguir o que disseram alguns dos compositores de Mario Kart 8 sobre os temas criados para o game.

Shiho Fujii sobre o tema de Electrodome: Este √© um percurso muito visual, trazendo um show de luzes como nunca antes visto na s√©rie. Eu acho que voc√™ pode realmente sentir um frescor no trecho onde aparece a pista de dan√ßa. O cen√°rio em si √© muito estimulante, ent√£o para o √°udio eu queria criar algo que passasse uma sensa√ß√£o completamente diferente de qualquer outra coisa na s√©rie Mario Kart at√© hoje. √Č por isso que eu decidi por um tom e atmosfera completamente diferentes, e fiz dessa pe√ßa um intenso n√ļmero de dance music.
Atsuko Asahi sobre o tema de Sunshine Airport: Eu tinha o som de um sintetizador analógico Moog em mente enquanto fazia esta faixa. Vem naturalmente à mente quando penso sobre sensação urbana de um aeroporto misturada com os barulhos e cheiros de uma estrada. Também queria envolver o sentimento de estar flutuando, então adicionei efeitos de delay (atraso) no som para alcançar isso.
Atsuko Asahi sobre o tema principal de Mario Kart 8: Eu queria que os jogadores tivessem a impress√£o imediata de que esta m√ļsica foi refor√ßada pelo uso de instrumentos reais. Basicamente, minha meta nesta faixa era ter a sensa√ß√£o de uma sess√£o ao vivo, ent√£o na medida do poss√≠vel dei aos m√ļsicos espa√ßo para improvisar, enfatizando ainda mais a criatividade do que quando trabalhei nas faixas para as pistas do game.
Atsuko Asahi sobre o tema de Cloudtop Cruise: Ap√≥s conversar com os designers da pista, e deles terem compartilhado o que tinham em mente para este percurso, senti que um som orquestrado cairia bem com ele. Foi neste exato instante que decidi incorporar o tema de Gusty Garden Galaxy [do game Super Mario Galaxy para Wii] na m√ļsica. Temo que n√£o havia realmente nenhum sentido profundo por tr√°s dessa decis√£o. O tema de Good Egg Galaxy [outro est√°gio de Super Mario Galaxy] foi usado como contra-melodia na Rainbow Road de Mario Kart Wii anteriormente, e mais do que nunca, a Cloudtop Cruise se parece bastante graficamente com Super Mario Galaxy, ent√£o me pareceu algo natural.
Ryo Nagamatsu sobre o tema de Moo Moo Meadows: Sinto que quando se trata de performances ao vivo para m√ļsicas de games, muitas das faixas s√£o r√°pidas demais e dif√≠ceis de tocar. Se torna muito dif√≠cil reproduzir algo id√™ntico ao original, e de qualquer forma, existe o argumento de que o sentimento retr√ī √© um aspecto valioso da can√ß√£o. Seguindo por este caminho, onde a m√ļsica original simulava instrumentos reais, eu tentei usar performances ao vivo o m√°ximo poss√≠vel.
Yasuaki Iwata sobre os temas retr√ī de Mario Kart 8: Devido √†s melhorias gr√°ficas desta vers√£o, a m√ļsica original n√£o se encaixava com o ambiente do game em certas pistas. Nestes casos, nos esfor√ßamos bastante para criar novos arranjos.
Atsuko Asahi sobre o tema de Dolphin Shoals: [No trecho onde o piloto emerge do fundo da água] Nós aumentamos a parte onde onde o saxofone toca a melodia em uma nota comparada a outras partes. Este é um método que não adotamos com frequência quando trocamos de peças, mas acho que as orelhas percebem que o som parece mais 'brilhante', ao invés de perceber a natureza específica da mudança. Para fazer a mudança soar mais natural, sobrepusemos o efeito de som de uma sacudida na água quando os jogadores saem do trecho aquático, para mascarar a transição de som e torná-la mais difícil de ser percebida.

[Ao ouvir o tema com os efeitos sonoros desligados] A peça usada então é uma versão mais longa do que aquela que você ouve durante a corrida. Você conseguirá ouvir um dos melhores saxofonistas do Japão improvisando de uma forma sensacional!
Ryo Nagamatsu sobre ouvir os temas de Mario Kart 8 com os efeitos sonoros desligados: Eu ficaria realmente feliz se os jogadores ouvissem o fraseado de cada instrumento individualmente. Nas pe√ßas em que eu trabalhei, como Mount Wario ou a m√ļsica da tela "Staff Credits", a faixa como um todo √© muito din√Ęmica, e cont√©m muitos solos em diferentes instrumentos, ent√£o espero que voc√™ goste de ouvir a sonoridade e o tempo √ļnicos de cada um.

Seja qual for o estilo musical escolhido para embalar as corridas de Mario Kart 8, orquestrados ou sintetizados, √© certo que todas as melodias presentes no game foram cuidadosamente criadas pelos m√ļsicos da Nintendo para proporcionar a melhor experi√™ncia poss√≠vel aos jogadores. E voc√™, leitor(a), o que achou da trilha sonora de Mario Kart 8? Qual o seu tema musical favorito neste game? Comente.

Via Kotaku
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