Nintendo considera Smash Bros. como uma marca "perigosa", segundo ex-funcionário da companhia

Super Smash Bros. Melee participou do EVO 2013, maior torneio de jogos de luta do planeta, marcando a primeira vez em que um game da famosa série da Nintendo entrou na seleção de games de luta do evento. Isso aconteceu devido inicialmente a uma iniciativa dos próprios organizadores, mas só se concretizou depois que os fãs de Smash Bros. demonstraram muita solidariedade e determinação para que Super Smash Bros. Melee entrasse para valer no EVO 2013. A poucos dias do início do evento, a Nintendo entrou em contato com os responsáveis dizendo para que eles não transmitissem online as lutas de Super Smash Bros. Melee.

A decisão da Nintendo gerou extrema insatisfação junto aos fãs, e a companhia então voltou atrás, permitindo que as partidas do game no torneio mundial fossem transmitidas normalmente via internet, resultando em recorde de audiência para o EVO. Em entrevista ao site NotEnoughShaders, Kyle Mercury, que foi um dos principais responsáveis pelas estratégias de marketing na Nintendo of America no período de 2001 a 2007, revelou que a Nintendo considera Smash Bros. como uma marca perigosa, o que explicaria a atitude da companhia em tentar proibir a transmissão das partidas de Melee no EVO 2013. Entenda melhor lendo a declaração de Kyle a seguir.

De uma perspectiva Promocional, o game é sempre uma aposta garantida, fácil. As pessoas amam Smash. Ele tende a ofuscar praticamente todos os outros títulos ao seu redor. Mesmo durante o lançamento do Wii, Smash Melee atraía imensas multidões aos eventos em que participava, tirando a atenção dos novos títulos de Wii e DS. No que diz respeito ao EVO, a decisão não parece mesmo fazer muito sentido, e por tudo que ouvi foi mais como um mal-entendido entre as empresas envolvidas. No entanto, destacar um jogo de 12 anos, de um console de duas gerações atrás não ajudaria realmente a melhorar os números de vendas. As pessoas sempre dizem,"é promoção gratuita!", mas nesse caso seria como usar um Game Boy Advance SP para promover o 3DS. Teria sido ótimo na época, mas em 2013 não é de muita serventia.

De uma perspectiva de Marketing, Smash é perigoso por causa do conteúdo e da sua jogabilidade. Mascotes icônicos da Nintendo lutando uns contra os outros é uma experiência de jogo incrível, ninguém questiona isso, mas do ponto de vista geral de Marketing é, bem, perigoso. A imagem popular do Mario, amplamente reconhecida, não pode ser dele batendo na Princesa Peach, ou Link lançando Zelda ao fogo de Brinstar, Pikachu acertando Jigglypuff com um taco de beisebol, e por aí vai. Diferente de outros personagens de jogos de luta, os mascotes da Nintendo vêm de marcas antigas e franquias que precisam ser consideradas e protegidas aos olhos do público em geral. EVO poderia ter tirado esse controle da representação de personagens que a Nintendo sempre teve, associando eles à pura violência para um audiência direta de 125 mil pessoas. Não é difícil imaginar por que a ideia não agradou à Nintendo.

Não me entenda mal, eu fiquei empolgado de ver Super Smash Bros. Melee no EVO 2013 (eu fui um dos juízes do evento este ano), mas as reclamações contra a decisão inicial da Nintendo eram tão unilaterais, desconsiderando o que a companhia tem de fazer para proteger suas marcas, e generalizadamente mal informadas. Gamers querem aquilo que querem, mas há sempre mais em jogo do que aquilo que conhecemos.

Um relato bastante esclarecedor de Kyle Mercury defendendo a posição da Nintendo em rejeitar inicialmente a transmissão do game Super Smash Bros. Melee no EVO 2013, embora, como ele disse, possa ter havido algum mal-entendido entre as partes envolvidas. Ainda que esta seja uma das séries mais amadas e aclamadas da Nintendo, algumas vezes a exposição de seus games pode funcionar de forma negativa, e é preciso ter um certo controle sobre isso para proteger a marca. Você concorda com esta linha de pensamento de que a série Smash Bros. é uma marca perigosa para a Nintendo, leitor(a)? O que achou das declarações de Kyle Mercury sobre este assunto? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem