Desenvolvedor indie culpa Donkey Kong 64 pelo sumiço dos games de plataforma 3D com colecionáveis

Na década de 90, o gênero dos jogos de plataforma 3D estava no seu auge, impulsionado pelo lançamento em 1996 do revolucionário Super Mario 64, e a épica aventura tridimensional em busca das 120 Estrelas e da bela Princesa Peach. Ainda no Nintendo 64, tivemos o lançamento em 1998 de Banjo Kazooie, da Rare, que evoluiu o gênero graficamente e trouxe também uma jogabilidade melhorada em relação a Super Mario 64, além de muitos itens para se coletar, como notas musicais e jiggies (peças de quebra-cabeças). Seguiu-se então o lançamento da grandiosa (ou nem tanto) aventura selvagem de Donkey Kong 64 em 1999, com cinco personagens selecionáveis, mundos gigantescos e também muitos itens para se coletar.

Na década passada, os jogos de plataforma 3D com itens colecionáveis perderam um pouco de sua força, mas voltaram aos holofotes graças ao estrondoso sucesso dos dois Super Mario Galaxy, para Wii. Games como Super Mario 64 e Banjo Kazooie foram a fonte de inspiração do estúdio indie dinamarquês Gears for Breakfast na concepção do game A Hat in Time, que possui uma campanha no site Kickstarter visando arrecadar fundos para seu lançamento (acesse aqui). Um dos desenvolvedores deste game, o dinamarquês Jonas Kaerlev, disse em entrevista ao site Polygon qual ele acredita ser a razão para que games de plataforma 3D com itens colecionáveis não tenha tanto destaque hoje em dia; para surpresa geral, ele atribuiu a culpa ao game Donkey Kong 64, conforme você pode ler abaixo.

Eu não quero colocar toda a culpa em Donkey Kong 64, mas é parcialmente por sua causa. Donkey Kong 64 fez muitas coisas erradas, onde era muito tedioso coletar todas as coisas para avançar no jogo. Muitas pessoas não querem isso. Elas querem poder explorar o game livremente se assim desejarem, mas também há pessoas que querem colecionar tudo, e ficarem melhores e mais fortes.

Eu acho que os games modernos são como uma montanha-russa. Você começa no ponto A, e vai até o ponto B. Eles linearizaram a experiência o tanto quanto possível, e eu acredito que os estúdios não consideram que algumas pessoas querem andar por aí e tentar de tudo.

Ainda segundo Kaerlev, A Hat in Time será parecido mais com Super Mario 64 e Banjo Kazooie, e menos com Donkey Kong 64. O visual cartunizado do jogo e as mecânicas de jogabilidade também lembram bastante The Legend of Zelda: The Wind Waker, clássico do GameCube. Caso atinja sua meta no Kickstarter, o game deve ser lançado para PC no início de 2014; uma versão para a eShop do Wii U está também nos planos do estúdio indie. Você concorda com o que disse o desenvolvedor dinamarquês, leitor(a)? Acredita que Donkey Kong 64 foi o culpado pelo enfraquecimento do gênero de games de plataforma 3D com colecionáveis? Comente.

1 Comentários

  1. Hahahaha vários tentam criticar de alguma forma a Nintendo... e sempre acaba sendo uma critica "fail" e.e'

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem