Ex-desenvolvedor da Rare revela o verdadeiro motivo do uso do Expansion Pak em Donkey Kong 64; e não é nada grandioso

Aterrissando nas prateleiras do Nintendo 64 em 1999, Donkey Kong 64 é a sequência direta da série clássica Donkey Kong Country e sua linha de roteiro acontece após os eventos de Donkey Kong Land III para Game Boy (que, por sua vez, é a semi-sequência de Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble!). Infelizmente, não é apenas por isso que a aventura dos Kongs no Nintendo 64 é conhecida entre os jogadores. O game também foi o primeiro a fazer uso do Expansion Pak do console, um acessório que aumentava a memória RAM do sistema de 4 MB para 8 MB. Usado originalmente no frustrado Nintendo 64DD, o Expansion Pak era obrigatório para a execução de jogos como The Legend of Zelda: Majora's Mask e Donkey Kong 64 — a aventura dos símios do Marioverso, inclusive, foi a primeira a implementar o uso indispensável do pacote. Um hilariante comercial de antes da virada do milênio nos ensina que o jogo "é tão grande", que foram "obrigados a usar o Expansion Pak para que coubesse tudo lá dentro":


Um vídeo recente no estilo "comentários do diretor" com foco em Conker's Bad Fur Day revela que o verdadeiro motivo do uso obrigatório do Expansion Pak é, na verdade, muito menos deslumbrante do que nos fora instruído.

Chris Marlow, um dos produtores de Conker's Bad Fur Day, confessa que havia um glitch na versão de 4 MB de memória RAM de Donkey Kong 64 que fazia com que um erro fatal pipocasse aleatoriamente no game. Apesar da natureza do crash jamais ter sido descoberta pelos desenvolvedores, tal erro não ocorria após a instalação do Expansion Pak. Incapaz de identificar os motivos do glitch, a Rare foi forçada a incluir a expansão de memória no jogo de maneira gratuita, o que, segundo Marlow, custou uma fortuna memorável à companhia. No ano de 2000, o aclamado Perfect Dark também incluía o pacote de expansão, porém, seu uso neste caso em particular era estritamente obrigatório para a execução da maioria dos modos internos de jogo; este fato, conforme citado por Chris Seaver — que também trabalhava na Rare na época —, impediu que os jogadores tivessem de comprar o acessório separadamente para desfrutar de ambas as aventuras.

Em suma, o Expansion Pak foi considerado essencial para Donkey Kong 64 apenas para o conserto de um glitch pertinaz e totalmente desconhecido pelos desenvolvedores. E até hoje ainda havia quem comprasse a ideia de que a melhoria gráfica tenha sido o motivo da contratação do acessório. Temos certeza de que, para a desiludida Rare, esse maldito erro não tenha saído a preço de banana...

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem