Criador de Era's Adventure diz que não sabia estar usando Yoshi em seu jogo para Android

Há alguns dias atrás, noticiamos que um jogo lançado para dispositivos móveis Android chamado Era's Adventure usava o personagem Yoshi comercialmente sem autorização da Nintendo. Muitos sites noticiaram o fato, e é claro que as reclamações chegaram ao ouvido - e à caixa de mensagens - da desenvolvedora andev, cuja "equipe" é composta apenas por Botond Kopacz. Depois de receber várias reclamações de fãs da Nintendo acusando-o de ter roubado o personagem Yoshi, Kopacz resolveu se defender, alegando que não conhecia tal personagem, pois não é fã dos jogos Super Mario. Ele diz ter comprado o modelo da personagem em um site chamado TurboSquid, que possui um vasto catálogo de modelos 3D prontos para serem usados.

Uma vez que o jogo foi lançado na Play Store, depois de ter gasto horas fazendo o jogo, comecei a receber alguns e-mails "gentis" de fãs do Super Mario dizendo que eu roubei Yoshi, etc. Então eu pesquisei no Google e descobri que a personagem é mesmo da série Super Mario. Desde que nenhum modelo foi roubado de qualquer jogo ou site da Nintendo e o nome de Yoshi não está presente em nenhum lugar, não há violação de direitos autorais. Pode haver violação do modelo 3D se ele estiver registrado detalhadamante na base de dados de modelos dos Estados Unidos.

Kopacz ainda sugere que poderia fazer leves modificações em sua personagem Era para não ficar tão parecida com Yoshi, mas como trabalha sozinho, não tem muito tempo para fazer certas mudanças; ele espera também que muitas pessoas gostem do jogo e se divirtam com ele. Bem, se ele realmente comprou o modelo pronto, então a comercialização indevida do personagem Yoshi pode estar relacionada ao site TurboSquid, caso a Nintendo resolva tomar providências sobre o ocorrido. Qual sua opinião sobre as declarações do desenvolvedor de Era's Adventure, leitor(a)? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem