Wii U é o console que possui o menor e mais eficiente consumo de energia, ficando à frente do Playstation 3 e Xbox 360

A empresa Digital Foundry, que faz análises de hardware para o site Eurogamer, constatou que, dentre os consoles atuais, o Wii U é o mais "verde" de todos, pois seu consumo de energia é menor e mais eficiente que os concorrentes Xbox 360 e Playstation 3. Eles descobriram que o Wii U consome 32 watts de energia enquanto está rodando um jogo em HD, enquanto o console da Microsoft consome 76,5 watts, e o Playstation 3 consome 70 watts, sob as mesmas condições. Para carregar os menus iniciais, o Wii U consome 32 watts, o Xbox 360 gasta 67 watts, e o Playstation 3, 66 watts. Foi notado que o console da Nintendo sequer esquenta demais com muitas horas de jogatina, algo que é comum de acontecer nas plataformas da concorrência. As soluções encontradas pela Nintendo na escolha dos componentes que mais consomem energia nos consoles, como a CPU e a GPU, parecem ter sido acertadas.

Segundo a Digital Foundry, algumas decisões técnicas da Nintendo, como utilizar um processador menor e com menos transistores que o dos consoles concorrentes, também colaboram para o baixo consumo de energia. Apesar da CPU ser mais lenta, a performance gráfica do console não é necessariamente prejudicada, cabendo aos desenvolvedores se adaptarem à arquitetura de hardware do Wii U e utilizarem abordagens diferenciadas para conseguir bons resultados. Mas é fato que o Wii U é capaz de oferecer gráficos em alta definição, chegando em alguns casos a superar o desempenho do Playstation 3, como constatado no jogo Mass Effect 3, da Eletronic Arts, por exemplo, gastando menos da metade de energia que o console da Sony. Sem dúvida, é um belo exemplo da Nintendo, revelando extrema competência no que diz respeito à performance energética de seus consoles, uma das marcas registradas da companhia. O que você pensa sobre o assunto, leitor(a)? Comente.

2 Comentários

  1. E como sempre,a Nintendo passa na frente da concorrencia.E esse baixo consumo de energia irar atrair muitos clientes,alem disso o Wii U tem graficos muito melhores que o PlayStation 3 e Xbox 360.

    ResponderExcluir
  2. Achei bem legal o baixo consumo de energia. Da pra jogar mais e gastar menos energia. Mas vamos manter o verde somente na economia de energia nao no console ou controle, OK?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem