A inspiração para o Miiverse veio do Wii e do site oficial de Animal Crossing; rede social do Wii U possui botão "Yeah"

O serviço Wii no Ma, que foi descontinuado em abril deste ano no Japão, permitia aos usuários do console Nintendo Wii comprar e alugar vídeos através do console conectado à internet, e era atualizado diariamente pela Nintendo; Kiyoshi Mizuki, que hoje trabalha no departamento de internet na Nintendo, pensava que os usuários deveriam criar conteúdo para o serviço, sentindo que este seria um modo mais fácil de entreter todos os usuários. O site oficial de Animal Crossing, ainda que permitisse aos seus membros e frequentadores publicar dicas e comentários sobre o jogo em um mural comunitário, carecia de "vida", segundo Hisashi Nogami, diretor da série Animal Crossing. Mizuki e Nogami, além de Junya Kondo, que trabalha na empresa Hatena CO. Ltd - uma companhia responsável por diversos serviços de internet no Japão -, reuniram-se com Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, para mais uma seção de perguntas Iwata Asks, para falar sobre as origens do Miiverse.


Mizuki e Nogami juntos elaboraram os primeiros conceitos da praça Miiverse, um lugar onde os gamers se reuniriam ao redor de ícones representando seus games, e poderiam interagir através de mensagens, desenhos, até mesmo mudar a expressão de seu Mii. Kondo então chegou até Iwata com uma proposta envolvendo uma rede social para console, e o presidente da Nintendo gostou muito da idéia dele, principalmente porque ia de encontro ao que Mizuki e Nogami estavam planejando. Assim foi concebido o Miiverse.

A rede social Miiverse funciona em dois níveis: o primeiro permite discussões entre amigos, e o segundo permite discussões entre estranhos. Iwata não esclareceu bem como os usuários poderão interagir com estranhos através do Miiverse, mas diz que será mais fácil do que em tentativas anteriores da Nintendo neste campo. No entanto, o presidente da Nintendo ressalta que ninguém pode se tornar seu amigo no Wii U sem o seu consentimento, pois o sistema só permite que usuários que possuam interesses e gostem dos mesmos gêneros de games se tornem amigos; se um jogador seguir um usuário no quadro de mensagens do Miiverse durante um certo tempo, surge a opção de adicionar esta pessoa como amigo(a).

Miiverse foi criado para reunir os jogadores em um mesmo ambiente online, segundo Kondo, visto que as redes sociais atuais não facilitam este tipo de interação entre pessoas que curtem videogames. Os comentários e desenhos que são feitos no Miiverse podem ser julgados com um botão chamado "Yeah", que Kondo inseriu no intuito de atrair a atenção de mais usuários para o Miiverse. A Nintendo pode fazer alterações a qualquer momento no serviço, visto que possue total controle sobre seu servidor. Conectar-se ao Miiverse através de um PC ou smartphone será possível futuramente, mas não no lançamento do Wii U.

Qual sua opinião a respeito do Miiverse, leitor(a)? Você acha que esta rede social do Wii U pode mesmo revolucionar o modo como gamers interagem online? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem