Central de Dúvidas 1: Conheça os Piantas, seu estilo de vida tropical e suas maiores curiosidades

Em sugestão enviada pelos leitores Matheus Fernandes e Pedro Forbes, falaremos mais sobre os Piantas — uma raça de criaturas extremamente peculiares apresentada em Super Mario Sunshine.

Habitantes da Ilha Delfino, os Piantas são uma espécie bem antiga e que, de alguma forma, lembram a estrutura física dos seres humanos; no entanto, Piantas possuem como característica um gênero multicolorido que varia de criatura para criatura, e cada um deles pode ser retratado como sendo das cores rosa, verde, marrom, roxo, vermelho, laranja, amarelo ou azul-celeste. Outro elemento notável nos Piantas é a palmeira que sustentam ao topo da região cefálica, o que pode indicar uma suposta origem vegetal de seus ancestrais.

Sempre simpáticos e comemorativos, os Piantas tomam como adereço indispensável um tipo de saiote hula confeccionado a partir de folhas. Apesar de sua personalidade amigável e festiva, eles podem ter um temperamento forte e um pavio curto — especialmente se você pular na cabeça deles! Depois de sua estreia em Super Mario Sunshine, os Piantas têm aparecido em alguns spinoffs da série Mario e até mesmo em um jogo da série Super Mario principal, Super Mario Galaxy 2.

Apesar de haver um local primário na Ilha Delfino em que se reúnem os Piantas — a Pianta Village —, eles podem ser encontrados em vários pontos da ilha. Apesar da vida mansa adotada pela grande maioria, alguns Piantas tiram seu sustento por meio do comércio de frutas em pequenas feiras e mercados encontrados em Delfino Plaza. Frutas, inclusive, são uma das paixões dos Piantas, que as têm como uma demanda substancial para o progresso econômico da ilha. É uma espécie bastante avançada; ao longo de Super Mario Sunshine, não é nada difícil topar com Piantas formados em cursos de direito criminal, ciências náuticas, política e agentes de segurança pública.

Conquanto sejam gordinhos e de braços delgados, os Piantas possuem uma força física bastante avantajada, visto que podem arremessar o Mario para longe sem esforço algum. Os que o fazem, inclusive, são intitulados Chucksters pelos seus semelhantes. Eles retomam essa mecânica de arremesso na galáxia em Super Mario Galaxy 2 que leva o nome Starshine Beach Galaxy; a fase, inclusive, se parece com uma porção da Ilha Delfino perdida nos confins do espaço sideral.

Paper Mario: The Thousand-Year Door foi o primeiro game a explorar ainda mais a espécie Pianta. O jogo deu origem ao Sindicato dos Piantas (Pianta Syndicate), uma sociedade criminosa baseada na máfia siciliana do Mundo Real. Para conhecer melhor a família liderada pelo Don Pianta, confira o especial de nosso superparceiro Nintendo Blast sobre a máfia dos Piantas.

Se você simpatiza com os Piantas, não pode perder a chance de experimentar o minigame Pianta Pool, que traz todo o clima ameno e tropical dos Piantas ao recentemente lançado Mario Party 9.

Curiosidades
  • Pianta é simplesmente planta em italiano.
  • Em italiano, porém, os Piantas são chamados de Palmenses, que significa "palmeiras".
  • Em espanhol, Piantas são chamados de Foresto.
  • No episódio 7 de Ricco Harbor (Super Mario Sunshine), um Pianta azul usa o mesmo clipe de voz dos Nokis, uma espécie paralela da Ilha Delfino. Efeito idêntico acontece com um Pianta cor-de-laranja em Pinna Park. Provavelmente, não passa de um erro de programação.
  • Apesar do nome, o Red Pianta da série Mario Baseball é de cor magenta.
  • A versão beta de Super Mario Sunshine incluía Piantas de cor preta.
Está com as unhas roendo de ansiedade por conta daquela dúvida que não para de te consumir sobre Super Mario? Visite a reformulada Central de Dúvidas e saiba como participar através de nosso e-mail. Wonderful!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

6 Comentários

  1. Hey gente!!!!!!!!
    Alguem ja viu o comercial do Mario Tennis Open? Isso aê, aqui no Brasil!!!!!!!! kkkkkkkkkkkk, vi na Nickelodeon kkkk!!!

    ResponderExcluir
  2. Queria jogar esse jogo, só tenho um NESn um SNES e um N64.
    Mas me orgulho disso XD

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de jogar SMS, já que nunca joguei D:

    ResponderExcluir
  4. Excelente!!! Estou esperando por mais edições agora! ^^

    @Nicolas P também já vi, foi no Disney Channel. ;)

    ResponderExcluir
  5. @Nicolas P Eu também vi,só que na Nickelodeon,que eu tava assistindo um maluco no pedaço KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Ei também vi, achei legal(sempre que vejo esse tipo de coisa na TV acho legal) apesar de nãoter nenhum interesse no jogo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem