Segundo analistas, a Nintendo não teria prejuízos com a saída de Miyamoto e Mario prevaleceria sem seu criador

O criador do Mario está em alta nos últimos dias. Ao declarar que cogita a aposentadoria de seu cargo atual na Nintendo para ceder o posto para desenvolvedores mais jovens e que está preparando terreno para sua partida, o designer lendário despertou a atenção de toda a mídia. Mas teria a Nintendo a estrutura criativa necessária para continuar mantendo as franquias criadas por Miyamoto, como Mario e The Legend of Zelda? Segundo Asif Khan, analista e chefe-executivo da Panoptic Management Consultants, a empresa não se prejudicaria com a partida do supervisor criativo.
"Mickey Mouse não desapareceu quando Walt Disney morreu, as pessoas ainda estão comprando o iPhone 4 meses após o falecimento de Steve Jobs e Mario também prevalecerá sem o seu criador. Se você ler a entrevista, [verá que] Miyamoto diz que acredita ter criado uma equipe na Nintendo que não precisa mais de sua ajuda para produzir games de qualidade com suas propriedades intelectuais já existentes. Este homem adora games, e ele quer voltar a criá-los."
E não é só isso. Scott Steinberg, analista da TechSavvy Global, aponta que Miyamoto tem trabalhado ativamente para treinar uma geração de novos talentos e líderes para seguir seus passos — mas que, como pudemos ver através de suas recentes afirmações, permanecerá na companhia atuando na criação de projetos menores, o que significa que o mestre ainda estará disponível para providenciar conselhos para a liderança que o substituir.
"Ele está simplesmente se afastando para se focar num papel mais direcionado a design, que é onde descansam suas paixões históricas. (...) Há muito tempo, Miyamoto tem sido um defensor da educação continuada e da necessidade de explorar novos conceitos e horizontes — e suspeito que sua 'aposentadoria' simplesmente dará ao talentoso criador mais tempo para criar e experimentar, e talvez ganhar uma perspectiva adicional sobre o formato da indústria de hoje em dia."
Com 59 anos, Shigeru Miyamoto tem trabalhado na Nintendo desde 1980, quando deu origem ao hit Donkey Kong — que, por sua vez, se transformou no Marioverso como o conhecemos.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

28 Comentários

  1. Se tivermos sorte, teremos o mesmo destino que o mickey e o i phone. Eu espero!

    ResponderExcluir
  2. Geralmente, os analistas só falam besteira... Mas dessa vez eu concordo plenamente com eles!

    ResponderExcluir
  3. Em sincera opinião,essas postagens sobre o Miyamoto estão me cansando...posta algo mais interessante para nós lermos.

    ResponderExcluir
  4. @Bruηø Ћηrq

    Você, senhor, merece um biscoito por conseguir resumir 20 linhas de texto que eu estava escrevendo em 2 linhas.

    ResponderExcluir
  5. Pelo menos o Mario continua...
    De certo sentido pode não ser a mesma coisa mais é triste ver ele fazendo isso,mais é muito mais feliz por que ele está fazendo o que ele quer,entendem?

    ResponderExcluir
  6. Eu sei que isso o que eu disse foi muito bobo (e põe bobo nisso),mais é a minha opinião (que até hoje não mudou nadinha,não foi alterada nem após a primeira crítica que fizeram de mim no mundo).Eu até sei que eu não passo de um fanboy feliz da vida que não encherga nada ruim no mundo (e eu encherga as coisas ruins muito bem),mais e daí?
    A minha opinião:
    Se gostam do Miyamoto,não fiquem tristes por que deixará a Nintendo no futuro (que todos já sabiam que esse dia ia chegar) ou sairá de sua função atual para ir a uma função menor,por que ele está fazendo o que ele quer (ou vai fazer).

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Sonic... esta é a resposta...ele esta sem pai, perdeu toda sua essencia sem Yiji Naka por perto, se Miyamoto sair, é oque pode acontecer com Mario...não é fato, mas há perigo...mas q o char continuara, ah isso sim, mas não com a mesma qualidade de sempre....=\

    ResponderExcluir
  9. @joaocwtheguy07 é que na verdade o Sonic ta sem força,pois o foco de seus jogos,são apenas plataformas.Por mais que hardcores gamers reclamem de jogos casuais do Mario,é isso que as vezes deixa em pé a franquia,pois atende dois públicos

    Atitude mais do que certa do Miyamoto-san,assim como Walt Disney deve ter feito pra manter a Disney em pé.

    ResponderExcluir
  10. Esses analistas querendo meter o dedo em tudo, como sempre. Não falaram mal do 3DS em algo também? Olha como tá agora.
    Mas diferente das outras vezes, dessa vez dá pra concordar em alguma coisa...

    "Mickey Mouse não desapareceu quando Walt Disney morreu"
    A Disney hoje é um lixo, posso contar nos dedos o que se salva dali das coisas novas. Não comparem Nintendo com Disney, já disseram que Mario já foi (ainda deve ser, sla) mais popular que Mickey Mouse.

    "Cara... se você já sabe que é fanboy... evita esse fanboysmo..."
    O cara quer ser assim, o problema é dele. Você gostaria se te dissessem pra calar a boca, parar de fazer o que você gosta e ir fazer alguma outra coisa? Pelo menos ele não tá trollando ninguém.

    Por fim, vamos encarar, uma hora ou outra o Miyamoto vai ter que sair. Até parece que Mario vai morrer se isso acontecer. Com certeza vai aparecer algum substituto competente o bastante para ele, é como disseram (como me dá uma pontada ao dizer isso), "Miyamoto diz que acredita ter criado uma equipe na Nintendo que não precisa mais de sua ajuda para produzir games de qualidade com suas propriedades intelectuais já existentes.".
    Ele só ajuda agora, e vocês já viram aqui mesmo que teve coisas que ele quase impediu de ter em alguns jogos.

    ResponderExcluir
  11. Gente acabei de ver uma propaganda d brinquedos do mario kart o kart e controado por controle remota e da pra colocar itens e tal!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Analistas acabam de fazer um estatamento RIDÍCULO!!!
    Só da suposição da saída de Miyamoto já houve quedas nas ações da Nintendo. Nós ainda gostamos e compramos, mas os acionistas não são tão amigáveis. Quando Steve Jobs morreu também houve quedas nas ações da Apple.
    A Apple é um caso a parte, pois Steve Jobs estava lá no desenvolvimento do Iphone 4S, o que manteve a qualidade e manteve as ações de certa forma, agora eu quero ver se a Apple mantém essa qualidade impecável sem seu maior idealizador!
    Mesma coisa a Nintendo, Miyamoto está no desenvolvimento do que jogamos, não sabemos o que é Mario sem as mãos de Miyamoto (na realidade sabemos, veja maravilhas como Mario Hotel)!
    Ou seja, eu defendo a minha tese de que, sem a qualidade e decorrentemente, as ações, tanto os acionistas quanto os consumidores deixam de investir na empresa, o que leva a uma queda.

    ResponderExcluir
  13. @Bruηø Ћηrq

    Você, senhor, merece um biscoito por conseguir resumir 20 linhas de texto que eu estava escrevendo em 2 linhas.
    +64725425265425622121

    ResponderExcluir
  14. Perdemos o assunto para falar de fanboys. Se a pessoa é ignorante a ponto de achar que só o que ela gosta seja bom deixe-a. Vamos deixar isso de lado e falar sobre o assunto abordado na postagem.

    ResponderExcluir
  15. Finalmente concordei com alguém que me contrariou :P

    ResponderExcluir
  16. Pronto, melhor excluir meus comentários e poupar a mim mesmo e a equipe do RdC de briguinhas toscas que todos nós conseguimos criar aqui.

    ResponderExcluir
  17. @Leo Kardoso, esta totalmente equivocado, Sonic simplesmente perdeu sua essencia, oq vc disse q ele se foca em plataforma, é totalmente o oposto, NÃO HÁ PLATAFORMA mais em Sonic, só correria....isso é pessimo, virou um autorama digital. não há desafio e dificuldade.... e sim, isso tudo é culpa q seu criador não da mais pitaco algum em seus games, ele saiu em 2006 e foi pessimo pra franquia que foi se afundando cada vez mais desde Sonic Adventure..... e é oque pode acontecer com Mario sem Miyamoto por perto....ainda mais se distorcerem a img do Mario como fizeram com Sonic ....tentando deixar algo complexo q deve ser simples.

    ResponderExcluir
  18. Teria prejuizos no meu coracaozinho.... =( nao vai miyamoto =((((((((((

    ResponderExcluir
  19. sera q soh eu to triste aki (serio, to quase chorando)????????

    ResponderExcluir
  20. Victória, ele não está siando nem nada. Os analistas estão dizendo que a Nintendo não seria prejudicada com sua saída, isso não quer dizer que ele esteja saindo.

    ResponderExcluir
  21. Manos e Manas, vc tem que fazer como o amigo do meu primo diz "É só ter FÉ" xD

    Se querem que o Mario seje como esta ou até melhor né (oq ajudaria muito a Nintendo), então tenham fé e parem de levar isso tudo pelo lado negativo no lado da Nintendo, falaram que o 3DS não ia vender bem esse ano, viram como esta no japão ? 3DS tá vendendo igual Pastel em feira por causa do Monster Hunter Tri G, parem de ser NEGATIVOS e sejam mais POSITIVOS para as coisas, pelo menos, comigo sempre dar serto, sempre ser POSITIVO. E Mario é Mario, se Miyamoto sair, temos a Retro Studios que pode dar uma ajudinha nos jogos do Mario (ou até dar uma INOVADA na série), já que Miyamoto diz que já pensou em deixar a Retro Studios desenvolver um jogo de Zelda, Retro Studios nã é uma pessima desenvolvedora, ela é ótima, muitos dizem como se a Retro Studios fosse a segunda RARE da Nintendo (para quem não sabe, Retro Studios foi quem desenvolveu Donkey Kong Country Returns[Wii] e Metroi Prime, Prime 2 Echoes e Prime 3 Corruption).

    Não fiquem tristes, Miyamoto sabe oq fala e o que faz...Confia nas palavras do Mestre! :D

    ResponderExcluir
  22. Eu não vou excluir meu comentário porque eu só coloquei umas 3 frases em resposta ao sr. Henrique, pode pegar o resto do post que vai ver que foi a respeito da notícia. Quem se precipitou e floodou tentando provar onde eu "estava errado" em algo foi ele. O Nerd só disse o que eu estava tentando dizer, mas sem nenhuma crítica direta ao cara. (valeu!)
    E assim, encerro esse assunto idiota pela minha parte.

    ResponderExcluir
  23. ah caramba,não posso acreditar,depois de ler isto estou morrendo aos poucos :(

    ResponderExcluir
  24. P.S= RdC Y U NO deixa eu trocar de avatar?!?! -_-

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem