Top 5: Os melhores planos do Bowser

Como já dito por ele mesmo, Bowser é o maior e mais malvado brutamontes que há por aí — e não se esqueça disso! O maior vilão do Mario de todos os tempos não é o Conde Bleck, nem a Cackletta... e sim, o soberano rei dos Koopas, que garantiu com êxito o exemplo perfeito de antagonismo em um video game de plataforma nos anos '80, inspirando várias outras franquias de entretenimento interativo. Meio boi, meio tartaruga, meio dragão e meio heavy metal, Bowser Koopa pode ser bobo em alguns RPGs e spinoffs — mas já quase determinou o armagedom em várias ocasiões da história. As melhores delas, você confere logo abaixo, em mais um Top 5!


5. A Conquista da Ilha do Yoshi por Meio de um Dilúvio
Tetris Attack, 1996
No VS Mode do game Tetris Attack para Super NES, feito em cima do jogo de fadas japonês Panel de Pon, Bowser é responsável por uma investida da qual poucos costumam falar — mas que com certeza marcou a história. No puzzle, Bowser e o leal Kamek lançaram um feitiço sobre a Ilha do Yoshi por um meio curiosamente único: uma tempestade de chuva, que causou um dilúvio inevitável — e todos os que tocaram a água tiveram suas mentes corrompidas, tornando-se fiéis membros da Koopa Troopa. O Yoshi principal da franquia foi o único que escapou deste mal, sendo a única esperança da ilha. Você pode dizer, "mas Bowser conquistou não somente a Ilha do Yoshi, como a toda a extensa Terra do Dinossauro, em Super Mario World". Ainda assim, não foi tão incrível quanto o dilúvio!

4. A Primeira Conquista do Reino do Cogumelo
Super Mario Bros., 1985
No game Super Mario Bros., Bowser não apenas conquistou o Reino do Cogumelo como também sequestou os sete Retentores do Cogumelo (os Toads reais, serventes da monarquia, que dizem que "a princesa está em outro castelo") e a única pessoa que poderia desfazer seus feitiços: a Princesa Toadstool. Bowser havia transformado a maior parte dos habitantes e defensores do reino em objetos inanimados — como blocos, tijolos e nuvens. Isso mesmo! Segundo o manual de instruções, os blocos que você esfacelava feliz e contente durante toda a sua vida de gamer eram, na verdade, Toads transformados. É quando você percebe que caiu como uma luva aos planos hediondos de Bowser — dar ao herói a escolha de se tornar, sem querer, um assassino em massa. Hoje em dia, com o lançamento de Super Mario All-Stars, a Nintendo reconfirma que era tudo verdade — e que os blocos eram Toads transformados. Afinal, que melhor maneira de se conquistar um reino inteiro do que transformar sua população em tijolos?

3. A Conquista do Reino do Cogumelo por meio da Star Rod
Paper Mario, 2000/2001
Durante os eventos do inovador Paper Mario, Bowser e sua comparsa Kammy Koopa invadiram o Star Haven (conhecido em espanhol como "Refúgio Estelar") e roubaram a Star Rod, um artefato poderosíssimo que garante ao usuário a capacidade de garantir todos os seus desejos. Com sua nova arma, Bowser aprisionou os sete Espíritos Estelares em cartões, espalhando-os em seguida por várias fortalezas do Reino do Cogumelo — cada um deles fortemente guardado por um de seus mais confiáveis soldados. Foi um período de horror para os cidadãos do Reino do Cogumelo. Paper Mario também marca a primeira vez em que Bowser ergue todo o castelo da Princesa Peach — e que derrota o Mario, de verdade, pela primeira vez!

2. A Conquista de Sete Reinos do Mundo do Cogumelo
Super Mario Bros. 3, 1988/1990/1991
Se conquistar um reino já parece ser uma tarefa difícil, então imagine conquistar sete deles de uma vez só! Foi o que aconteceu em Super Mario Bros. 3, quando o rei dos Koopas trouxe alguns amigos e familiares para a festa: Boom Booms, subchefões guardiões das fortalezas do jogo, e ninguém mais, ninguém menos que sete filhos do mal. Cada um dos pestinhas dominou uma terra do Mundo do Cogumelo, usando do poder de Cetros Mágicos para inutilizar os majestosos Reis do Cogumelo (Mushroom Kings), transformando-os em animais aleatórios. Pensando no tamanho dessa conquista, chega a ser difícil imaginar como Bowser conseguiu perder a briga.

1. A Tentativa de Destruição do Universo/Criação de um Império Estelar
Super Mario Galaxy, 2007
Cansado de suas derrotas em terra, Bowser viaja pelo espaço no objetivo de atacar o famigerado Observatório Cometa, comandado por Rosalina, e roubar todas as Power Stars e Grand Stars que davam energia à estação espacial. Com o poder cósmico das estrelas, Bowser levou toda a sua tropa para os confins do espaço sideral para dominar várias outras galáxias. Seu plano? Construir um reator galáctico alimentado pela força das Grand Stars que faria com que todas as galáxias entrassem em colapso; isso daria vida a um novo cosmo, que poderia ser usado por Bowser para controlar o universo inteiro como um incomensurável império galáctico. Bowser já fez uma série de coisas impressionantes, mas com certeza nada atingiu tamanha escala.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

31 Comentários

  1. Eu achei impressionante ele ter criado um império estrelar que não explodiu quando ele pisou no local.Mais as outras ideias foram boas,embora o Mario tenha conseguido vence-lo.

    ResponderExcluir
  2. Nunca mais quebro os tijolos no Super Mario Bros. XD

    ResponderExcluir
  3. Realmente, os planos de Bowser em Super Mario Galaxy foram os mais cruéis de todos. Parabéns pela lista, RdC!

    ResponderExcluir
  4. O Bowser ficou estranho na foto do 2º lugar,uma capa,sobrancelhas pretas (ou morenas)e uma cara feia.

    ResponderExcluir
  5. Estranho,porque o Gamer Stylus não veio até hoje???

    ResponderExcluir
  6. tambem acho que quando ele queria destruir a galxia foi o melhor plano dele

    ResponderExcluir
  7. @Caetano, e que na primeira foto foi como Miyamoto desenhou ele, depois foi evoluindo.

    "Isso mesmo! Segundo o manual de instruções, os blocos que você esfacelava feliz e contente durante toda a sua vida de gamer eram, na verdade, Toads transformados."
    OMG durante toda minha vida gamer só agora fui saber disso? E eu que curtia bater blocos em SMB, então eu comia toads pra ficar grande e atirar flor de fogo? lol e nos outros jogos os blocos também são toads?

    ResponderExcluir
  8. Bom, já salvei o Universo no Mario Galaxy 1 e 2, qual será o plano dele sem Super Mario Land 3D????? *ansioso*
    Quero que chegue 15 de Nov. logo!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  9. Depois de tentar conquistar a galáxia,será que haverá um plano mais cruel que esse?Já sei,tentar destruir o Mario,o que não seria fácil ele tentar.

    ResponderExcluir
  10. a que mais deu certo, na minha opinião, foi a de paper mario 64.

    ResponderExcluir
  11. Faltou uma: se aliar ao Mario. Hehe!

    ResponderExcluir
  12. Ah como o Bowser está bandida ultimamente! Mentira kkkk'

    ResponderExcluir
  13. @Caetano,
    Aquela foi a primeira arte oficial de Bowser, e foi desenhada pelo próprio Shigeru Miyamoto!

    ResponderExcluir
  14. @Šupɇř ɱariΘ n é 13 de novembro ?

    ResponderExcluir
  15. @Math vc ta vendo muita tv kkkkk

    ResponderExcluir
  16. @Super Dan Bros., verdade.. mentira kkk' Mas falando sério, como o @Caetano falou, imagina o Bowser fala assim: ''Ah! Como eu to maléfico hoje! Mentira.'' kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'

    ResponderExcluir
  17. Quando entrei nesse post, sabia que Super Mario Galaxy estaria nesse Top 5. Comecei a desanimar um pouco quando vi que só tinham jogos mais antigos, o que me fez pensar: Bowser fazia planos melhores. Mas quando cheguei no Top 2, pensei: Espere. Super Mario Galaxy TEM QUE ESTAR AQUI!!
    E sim, este é de longe, o melhor plano do Bowser da história.

    ResponderExcluir
  18. @Math eu n assisto tv faz a 1 mes, so nessa semana voltei a assistir
    Motivo de n assitir tv : n tinha tv a cabo :|
    @post bowser so tem um aspecto positivo ele NUNCA desiste

    ResponderExcluir
  19. @Super Dan Bros.
    Tem outro,os 8 filhos dele ainda estão vivos...

    ResponderExcluir
  20. Realmente, Bowser deveria atacar Mario e Luigi primeiro, depois que ele tivesse certeza de que eles não iriam conseguir estragar seus planos, aí sim Bowser poderia invadir/atacar o Reino dos Cogumelos e sequestrar a Prncesa Peach.

    Um bom plano seria se Bowser ou os Koopalings fizessem um clone/cópia dos Irmãos Mario, pra enganarem todos do reino e enfrentar os 2.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Os Toads do bloco deve ser tipo no New Super Mario Bros.Wii, que o Toad fica tipo que transformado no bloco, daí vc pula nele que sai o Toad de dentro (vivo)

    ResponderExcluir
  23. eu acho que os ''toads-tijolos'' são aqueles blocos amarelos com olhos de super mario world (aqueles que quando você atinge eles por baixo, começam a girar) ou seja vc mata MAIS DE OITO MIL toads na fase do yoshi vermelho na star road

    ResponderExcluir
  24. Esses toads-tijolos me deram uma ideia. No super mario bros x (Fangame do mario), vou fazer tijolos com cara de toad! Nunca mais vou comer champion!os vegetais tambem são toads? o_O

    ResponderExcluir
  25. A ironia interessante aí é que nos melhores planos foi justamente onde ele cometeu as falhas mais burras.

    4 e 3. Entregar os MacGuffins (estrelas no Paper Mario, ovos de Yoshi no Mario World) a cada um dos seus subordinados ao invés de manter todos consigo de maneira mais segura.

    Dessa maneira, a maior ameaça que ele teria em ambos os planos seria a Peach, já que em Paper Mario o Mario não conseguiria reparar a Star Road sem as estrelas, logo nunca chegaria nele, e em Super Mario World ele não teria realmente para onde ir, já que nem o Yoshi que ajuda ele estaria disponível (quando a gente acha ele, ele diz que prenderam ele no bloco de onde ele sai), e só com muita sorte ele descobriria como achar o Bowser.

    E se ele sequestrou ela, não seria um problema tão grande mantê-la longe dos MacGuffins, pelo menos não tanto quanto o Mario.

    2. Esse plano funcionou de maneira perfeita! Ele fez um plano para distrair o Mario, e enquanto ele ia salvar os reinos, o Bowser levava a Peach sem interrupção nenhuma.
    Mas aí ele manda a carta provocando e dizendo exatamente onde ele e a Peach estão. Pra quê se esconder então? TINHA que pedir pra fracassar mesmo.

    1. Sequestrar a Peach não tinha nada a ver com o plano original, aliás, era até um atraso pra ele, mas ele foi lá e fez mesmo assim.
    Eu não sei qual é a pior parte, se:
    • Quando o jogo começa, ele já tava bem longe nos planos e o Mario e a Peach não estavam nem sabendo deles!
    ou
    • Mesmo sendo um atraso, ele resolve sequestrar a Peach... bem na frente do Mario, assim ele vai atrás dela e acaba descobrindo todo o plano principal.

    #genius

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem