O roteiro revisado da Nintendo para Super Mario All-Stars: Limited Edition

Como já é de sabedoria popular, a Nintendo está relançando seu clássico Super Mario Collection, conhecido como Super Mario All-Stars no ocidente, como o especial Super Mario All-Stars: Limited Edition para o console doméstico Nintendo Wii. Como trata-se de um port da compilação dos anos '90, é claro que a versão em 16-bit de Super Mario Bros. está inclusa; porém, a Big N tomou a liberdade de fazer alterações no manual de instruções do título, devido à época em que está sendo lançado.

Algumas pequenas diferenças nominais podem ser encontradas. Por exemplo, no Super Mario Bros. original, os cogumelos eram chamados de Magic Mushrooms; este nome foi mudado, na versão para Wii, para Super Mushrooms, para se adaptar à padronização dos elementos da franquia que veio a acontecer anos depois - tal como altura e tamanho específico dos personagens, e consertos nas divergências nominais e gráficas. Similar efeito ocorreu com a Super Estrela, chamada de Super Star na versão para Wii em contraste com seu nome original, Starman.

A descrição da mecânica do game e de como passar as fases de 1985 também difere drasticamente. Por exemplo, hoje em dia, assumindo que todos tenham noção e dedução lógica, e automática, de como jogar um game principal da série Mario, a explicação encurta-se: "derrote inimigos e alcance a bandeira no fim de cada fase antes que o tempo se esgote! Passar três estágios e um castelo permitirá que você avance para o próximo mundo". Para ampliar o sentido da mudança, confira a área How to Play do manual original de Super Mario Bros. (clique para ampliar; em inglês):

Os motivos por trás da aventura do Mario para salvar a Princesa Peach - ou como ela era conhecida no manual para NES, Princess Toadstool - também foram atualizados; a história antiga contava que os Koopas eram uma tribo selvagem que, por meio de magia negra, transformavam Toads (o "Povo Cogumelo") em blocos, plantas e outros objetos. Porém, décadas depois, quando Mario se tornou um dos personagens fictícios mais famosos de todos os tempos, essa é a nova história, e a que devemos levar em consideração após descartar a de 1985:
O Reino do Cogumelo era o lar pacífico dos Toads, até que um dia, Bowser e seus capangas malvados invadiram. Usando magia poderosa, Bowser transformou os Toads em blocos e rapidamente conquistou as terras.

Somente a Princesa Peach tinha o poder de remover a maldição de Bowser e salvar seu povo. Porém, Bowser sequestrou a Princesa e a escondeu em seu castelo. Toda a esperança pareceu perdida, e a escuridão reinou...

Quando os Irmãos Mario, Mario e Luigi, ouviram essa história, eles decidiram resgatar a Princesa Peach e derrotar o terrível Bowser. Poderão os irmãos salvar a linda princesa antes que seja tarde demais?
Na nova versão, foi removida a menção ao pai da Peach, o Rei do Cogumelo ("Mushroom King") para que ninguém mais insistisse no assunto! E, finalmente, Luigi ganhou uma menção.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

7 Comentários

  1. É...essas revisadas foram realmente necessárias,principalmente esse pai da Peach

    ResponderExcluir
  2. Importante. Além de aparentemente deixar claro que o interesse romântico do Bowser na Peach existe apenas nos quadrinhos, deu uma atualizada pra se encaixar nos padrões atuais.

    Pra mim, o único problema foi o trecho que cita que "Toads viraram blocos". Todos podemos perceber que os blocos "?" se tornaram um elemento natural do Reino do Cogumelo ao longo dos jogos. Levando isso em conta, acho que deveriam ter retirado essa parte também, ou substituir por outra coisa.

    Excelente post, Jardim! Se possível, sabe se existe alguma versão digitalizada do novo manual (e se possível, do original também)? Queria dar uma lida sobre o que falam dos outros jogos.

    ResponderExcluir
  3. Caramba,os tempos mudaram mesmo,isso me lembra os velhos Super Mario!

    ResponderExcluir
  4. "Além de aparentemente deixar claro que o interesse romântico do Bowser na Peach existe apenas nos quadrinhos", e o Super Paper Mario (Wii)?

    Como ficou a história do jogo agora, deveriam mudar para o nome de "The Legend of Peach", porque ficou igual a do The Legend of Zelda (NES).

    ResponderExcluir
  5. Mas eu acho que isso de toads virarem tijolos é tipo no New Super Mario Bros. Wii, que vc tem que salvar o Toad de dentro de um bloco

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem