Dica RdC: saiba onde estão as Luas 3 Vidas (Super Mario World)

A Tippi que se cuide. Agora o Reino do Cogumelo virou uma grande fonte de dicas e conselhos sobre os maiores games do Mario — de Donkey Kong até, quem sabe, Super Mario 3D Land. A partir de hoje, você saberá como executar movimentos complicados, como encontrar todos os itens restantes em seu arquivo, descobrir passagens, chaves, estrelas e canos secretos e ficar de bem com a vida.
Para começar, hoje mais cedo falamos sobre as Luas 3 Vidas de Super Mario World; elas são originalmente chamadas de 3-Up Moons, e podem ser consideradas como um item raro do título de lançamento do Super NES. As Luas 3 Vidas, em sua mais pura essência, representam o senso de completamento; há apenas sete delas, e cada uma está localizada em um dos sete primeiros mundos de Super Mario World (excluindo os secretos, Estrada Estelar e Zona Especial). Você já conseguiu encontrar todas elas?


A primeira Lua 3 Vidas fica logo na Ilha do Yoshi 1 — conhecida mundialmente como Yoshi's Island 1. Para alcançá-la, você precisa ter aberto as passagens de toda a Ilha do Yoshi até ter alcançado o segundo mundo, a Planície Donut (Donut Plains), pois precisará de uma Pena da Capa. Como Mario Capa, basta retornar à Ilha do Yoshi 1 e voar na direção das nuvens.

A segunda Lua 3 Vidas está em Donut Plains 4, numa série de nuvens acima da área dos Paragoombas. Alcançá-la segue o mesmo princípio da primeira.

Aqui as coisas começam a complicar um pouquinho. A terceira lua fica localizada em Vanilla Dome 3, a terceira fase oficial da Cúpula da Baunilha. Como pode ver, a lua fica numa pequena cavidade acima de um poço de lava, sobre o qual Mario se locomove por meio de uma Skull Raft (jangada de caveiras). Vá com calma para não vacilar: chegue em segurança no próximo solo em posse do Mario Capa e volte voando.

A quarta Lua 3 Vidas fica no menor mundo de Super Mario World: as Pontes Gêmeas (Twin Bridges); mais exatamente, na área da Ponte do Queijo (no jogo, chamada de Cheese Bridge Area). Você pode acessar o local derrotando Lemmy no Castelo 3. No fim da área, há duas saídas: uma normal, que dará na Montanha do Biscoito (Cookie Mountain), e uma secreta, que mandará o jogador para o perigoso Soda Lake. Basta estar com o Mario Capa (novamente) e, ao invés de passar por dentro do primeiro Portal Objetivo, arranje um meio de voar por baixo dele e alcançar o segundo (você pode fazer isso mantendo-se no ar, pressionando ← continuamente em pleno voo, ou voando com um Yoshi, o que te dá a vantagem de quicar sobre as serras sem o perigo de morrer e ainda usá-las para alcançar altitude; no fim, você salta do Yoshi enquanto estiver pairando por baixo do portal, alcançando o outro lado).

Em Forest Ghost House, a Casa Fantasma da Floresta da Ilusão, há duas saídas. Depois de uma fileira de moedas convertidas, você entrará na porta azul que te levará para a parte superior do começo da fase, certo? Ao voltar ao começo da fase por cima do teto, você verá uma porta amarela, que te levará à saída regular. Se ignorar esta porta e continuar seguindo para a esquerda da fase, encontrará um Big Boo vigiando uma outra porta, que te levará à saída secreta da Caça Fantasma. Lá estará repousada a sorridente luazinha.

Rumo à deliciosa Ilha do Chocolate. Na fase Chocolate Island 1, há uma variação no solo com o formato de um arco. Você terá de se livrar de um Dino-Rhino e dois Dino-Torchs. Feito isso, com o Mario Capa, voe em direção à área indicada no quadro acima. Agora, a última:

A última Lua 3 Vidas encontrada em Super Mario World é bem complicada de encontrar. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, preparamos a sequência acima para mostrar quais caminhos você deve tomar para chegar até o precioso item, localizado em Valley of Bowser 1.
E você? Já havia conseguido encontrar todas as 3-Up Moons? Nos deixe saber nos comentários abaixo, e fique de olho para mais dicas preciosas!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

21 Comentários

  1. Muito obrigada,foi muito util!!!Até hoje só achei três :S das pontes gêmeas,Forest Ghost House e a ultima

    ResponderExcluir
  2. Oi, a passagem para o Soda Lake não é por cima, é por baixo. Se for por cima você passa a fase e pega a saída normal. É por causa dessa fase que criaram as infamosas piadas sobre jogar o Yoshi no abismo como segundo pulo. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for alto o suficiente fora da tela da pra passar por cima

      Excluir
  3. Muito obrigado, Ness_64!
    Realmente, foi um errinho muito bobo. Já virei e revirei o jogo e ainda assim deixei escapar.

    ResponderExcluir
  4. So consegui encontrar a ''ultima lua''

    ResponderExcluir
  5. Acho que só conseguir encontrar a do Vanilla Dome 3, Cheese Bridge Area, Forest Ghost House e a ultima.

    Ps: Só agora percebi que a maioria dos mundos da Ilha do Yoshi tem nome de comida LOL

    ResponderExcluir
  6. essa eu já sabia ;D mais gastei boa parte da minha infancia procurando essas luas tomara que em super mario 3d land tenha as luas ^_^

    ResponderExcluir
  7. Encontrei a Donut Plains 4, Chesse Bridge Area, Forest Ghost House e a última aí. Qual a fase? Bowser's Valley 1?

    ResponderExcluir
  8. Só não conhecia a da Choco Mountain 1. Valeu Jardim.

    ResponderExcluir
  9. Muito útil mais eu já consegui todas.

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha conseguido todas jáa (:
    O mais dificil foi as torres gêmeas mais de pois de muitos treinos vc consegue passar por baixo com o yoshi e solta-lo na hora certa e consegui a lua :D

    ResponderExcluir
  11. Já peguei todas faz muitos anos.

    E uma outra dica: não é necessariamente obrigatório completar o 1º mundo pra se pegar a Lua da fase "Yoshi's Island 1"; basta pegar um Yoshi na 2ª fase, voltar à 1ª e, assim que chegar na parte com aquelas nuvenzinhas, mate a Banzai Bill e com o impulso, suba nas nuvens. Lá, basta pegar o máximo de velocidade que puder, sair correndo pra esquerda (←), pular e na sequência, salte do Yoshi pra que, com o impulso, alcance a Lua de 3 vidas.

    ResponderExcluir
  12. Eu só tinha conseguido achar todas depois de ter vistos walkthroughs no you tube.
    Gostei desse novo quadro,espero ouvir dicas para o meu jogo favorito de RPG: SUPER MARIO RPG! THE LEGENDS OF SEVEN STARS,eu queria saber qual é o caminho certo na floresta onde a gente persegue o Geno,eu nunca consegui sair de lá.

    ResponderExcluir
  13. eu nunca tinha ouvido falar dessas luas antes, bom quero mais dicas, de preferencia, de new super mario bros wii.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, ouvi em alguns anos atrás que o Jardim disse que nunca iria passar dicas de fases '-' Éh! O mundo da voltas kkk' Adorei, acho que sem querer, já encontrei todas '-'

    ResponderExcluir
  15. @Matheus(MATH???@)
    Eu disse que jamais passaria dicas de como passar as fases por meio da Central de Dúvidas, que é uma regrinha que continuamos mantendo. Bastante tempo depois, o Dica RdC foi feito para isso, mas a ideia é dar apenas dicas valiosas, e não servir de walkthrough.

    ResponderExcluir
  16. Existe mais lua 3 vidas. Na fase das estrelas

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem