Miyamoto fala sobre o Wii U: HD, conectividade, alcance do controle, circle pads e cores do hardware da Nintendo

O GameInformer, o site responsável por ser um dos — senão o — primeiros a divulgar os rumores do Wii U, o próximo console da Nintendo, quando ainda era conhecido como Project Café, foi feliz o bastante para sentar-se com Shigeru Miyamoto numa sessão de entrevistas. O criador por trás de Donkey Kong, Mario, Zelda e uma série incontável de outros projetos deu seu parecer sobre vários tópicos, incluindo informações sobre o Wii U, a história da Nintendo e o aniversário de 25 anos de The Legend of Zelda.

Ao ser questionado sobre o porquê da Nintendo ter esperado até agora para investir em gráficos de alta definição, Miyamoto respondeu que é algo que a companhia tem pensado desde a época do Wii original; porém, por uma variedade de motivos diferentes, eles optaram não incluir a funcionalidade HD. Com o passar dos anos e o aumento da demanda de televisores em HD — que aconteceu mais rápido do que eles pretendiam —, eles imaginaram que o próximo sistema deveria ter essa funcionalidade.
"Nós vimos que o aumento de HD TV's tem sido muito dramático, então, sentimos que, desta vez, seria importante incluir o HD no sistema."
Para lembrar as pessoas, a Nintendo já tentou usar conectividade entre console e portátil em 2001 com um cabo que conectava o Game Boy Advance com o GameCube. Para eles, a ideia de restringir o uso da conectividade apenas para os jogadores que possuíam ambos o GBA e o GameCube limitava o público que eles procuravam buscar. Hoje, com o Wii U, a Nintendo não tem mais que se preocupar com tal restrição:
"O que estamos querendo desta vez é pensar em como nós criaremos este ambiente estável para a Nintendo e para os desenvolvedores de terceiros, de modo que haja um público-alvo para o qual estão desenvolvendo que os permita criar uma experiência que influencie a capacidade completa daquele ambiente — sem ter que se preocupar com quem tem ou não tem tudo o que precisam para desfrutar dessa experiência."
Quanto a saber se os desenvolvedores serão obrigados a utilizar a touchscreen do controle do Wii U, Miyamoto conta que eles não vão definir nenhum requisito em termos de como os desenvolvedores terão de se adaptar à funcionalidade do controle em seus jogos. Ele elabora que acredita que a maioria dos desenvolvedores optam pelo uso dos sensores de movimento do Wii, explicando:
"...Se você der uma olhada no controle do Wii U, verá que ele tem, sim, um controle de movimentos e uma tela de toque — mas ele também tem um complemento inteiro de botões para acompanhar isso. Então, ficará por conta das equipes de desenvolvimento se vão querer ou não tirar vantagem dos controles de botões, movimentos e touch-screen, e eles poderão influenciar sua própria criatividade e encontrar o estilo de jogabilidade que será melhor adequado aos games que estiverem desenvolvendo."
A Nintendo deixou bem claro que o controle do Wii U, por si só, não é um video game portátil. Miyamoto conta que, particularmente a partir do pensamento de que o console doméstico é algo conectado à TV, eles começaram a desenvolver ideias sobre como usar a sala de estar e o ambiente de interação e entretenimento que acontece nela de formas diferentes. Eles pensaram no que poderia ser feito para dar a este aparelho doméstico um nível maior de acessibilidade, de modo que as pessoas se conectassem a ele instantaneamente.
"O que decidimos é que, somado à tela da TV que o console terá de usar, precisávamos de uma tela adicional que fosse rápida e de fácil acesso a tudo o que o sistema tem a oferecer."
Todos os consoles recentes da Nintendo trazem como característica os controles analógicos conhecidos como circle pads. Essa essencial peça de hardware está tanto no 3DS quanto no Wii U, e, de longe, eles dividem similaridades. Porém, Miyamoto diz que o circle pad do controle do Wii U está num estado ainda mais avançado que o do 3DS, incrementado com um nível maior de precisão do que o paralelo portátil tridimensional. O criador do Mario nos promete conforto e rápido costume:
"Neste sentido, é muito difícil comparar a precisão de como os circle pads vão funcionar neste sentido, mas eu pessoalmente sinto que eles estão num ponto em que você sentará e os jogará de modo que fique acostumado com eles muito rápido, e que eles fiquem bem confortáveis."
Para finalizar, o entrevistador nota que os consoles da Nintendo deixaram as cores extravagantes de lado — como o roxo sólido do GameCube — e pergunta o porquê da Nintendo ter adotado o branco como padrão em seu hardware. Em resposta, Miyamoto revela que sempre preferiu fazer um grande uso de cores no hardware da Nintendo; porém, o fato de que as pessoas poderiam confundir o console com um aparelho orientado às crianças fez com que eles minimizassem o uso das cores, assegurando que o sistema parecesse atraente para jogadores de todas as idades.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

6 Comentários

  1. Tudo tem que ser colocado no seu devido tempo,em 2006 a demanda de TV's em HD não era tão grande como hoje.
    Mudando um pouco de assunto,o que significa o nome "Wii U"? seria algo assim:
    Wii=we=nós (como já sabemos),
    U=you=você.
    Wii U:Referência ao modo de jogar com os quatro controles do Wii mais o novo controle da Nintendo.

    ResponderExcluir
  2. por favor nao comecem a babar agora!porque o console so sai no proximo ano
    kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. mal posso esperar pelo dia do lançamento *-*

    ResponderExcluir
  4. mama mia!agora vou falir mesmo daqui algum tempo irei comprar o 3ds e alguns jogos e depois tera o wii u e seus jogos!!!MAMA MIA!

    ResponderExcluir
  5. Nossa,incrível,uma coisa é certa NUNCA SUBESTIME A NINTENDO!!!Wii U (aguardo seu lançamento em 2012)podia ser nesse ano mais tudo bem,da pra esperar!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem