Conheça todas as Moedas do universo do Mario

O perfil gorgonzolafamily nos deixou um requisito na Central de Dúvidas: um dossiê sobre todas as Moedas e seus efeitos. Moedas (Coins, também chamadas de Moedas Douradas, Moedas Amarelas, Moedas do Cogumelo ou Koopabits, dependendo da mídia que a descreve) são uma das principais coisas que movem o Reino do Cogumelo. Elas possuem poderes e valores distintos, os quais você confere a seguir.

  • 10 Gold Coin
Um tipo especial de moeda que vale dez moedas amarelas, como implica o nome. Ela fez aparição em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars junto a Frog Coins regulares - e apareciam, às vezes, quando um inimigo maior ou subchefe era derrotado. Em Wario Land: Super Mario Land 3, elas são representadas por um sinal de "+" estampado no centro. 10 Gold Coins também aparecem em Mario & Luigi: Partners in Time e em Wario Land 2; no último, sob o nome de Wario Coins, com o rosto do Wario estampado.
  • 100 Gold Coin
Esta, aparece somente na série Wario. Elas são raras, e adicionam uma centena de moedas ao contador de Wario. Em Wario Land: Super Mario Land 3, as 100 Gold Coins são quatro vezes maiores que as 10 Gold Coins, e são obtidas por meio de um golpe num enorme bloco de expressão facial. Em Wario Land II, elas se parecem com moedas regulares, variando em cores - agora, são prateadas. Um Giant Spear Man sempre deixa uma 100 Gold Coin para trás quando é derrotado. Em Mario & Luigi: Partners in Time, estas moedas são extremamente raras, e só podem ser acessadas pelos bebês Mario. Elas desaparecem se você não for rápido para pegá-las, então fique esperto!
  • 20 Blue Coin
Provenientes de Mario & Luigi: Partners in Time, elas são azuis com um número 20 estampado. Como seu nome implica, cada uma delas equivale a 20 moedas regulares. Uma nota interessante: as 20 Blue Coins não podem ser confundidas com as Blue Coins, que equivalem a apenas 5 moedas no Marioverso.
  • ? Coin
Uma ? Coin, pronunciada como "Question Coin", é um tipo especial de moeda encontrada em Super Mario Galaxy e em Super Mario Galaxy 2. Eles aparecem em muitas galáxias espalhadas por ambos os jogos. Quando uma for obtida, uma das seguintes coisas pode acontecer: 1) uma linha de notas musicais; 2) um acúmulo de Star Bits ou Moedas; 3) um Power-Up; ou 4) outra Question Coin. Seja o que aparecer, Mario tem um tempo limite para coletar - o que lhe dará um prêmio muito especial.
  • Ace Coin
Moedas especiais que aparecem exclusivamente em Super Mario Advance. Vermelhas, grandes e com uma letra "A" estampada, são chamadas de Ace Coins porque o jogador precisa coletar cinco delas para passar de fase; "ace" em inglês é usado ,neste sentido ,na definição de completamento absoluto.
  • Advance Coin
Estas, aparecem exclusivamente em Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3, mais especificamente nas fases do mundo extra World-e. Elas são similares às Ace Coins, exceto por serem amarelas. As fases possuem um número indeterminado de Advance Coins; coletando todas, não importa quantas existem em determinada fase, o herói ganha uma Vida Extra.
  • Banana Coin
As Moedas Banana são o sistema monetário da série Donkey Kong; são amarelas e trazem um cacho de banana em suas faces. Em Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest, as Banana Coins são usadas para comprar coisas de vários Kongs. Em Donkey Kong 64, elas vêm em cores diferentes, separadas por personagens: amarelas para Donkey Kong, vermelhas para Diddy Kong, azuis para Lanky Kong, roxas para Tiny Kong e verdes para Chunky Kong. Há um total de 949 Banana Coins em todo o jogo. Elas também aparecem em DK Jungle Climber e no novo título da série, Donkey Kong Country Returns - neste, somente uma banana é cunhada na face da moeda ao invés de um cacho.
  • Beanbean Coin
Assim como as Moedas regulares do Reino do Cogumelo, as Beanbean Coins são pequenas, redondas e feitas de ouro. A única diferença significante entre as moedas é que as Beanbean Coins são aceitas somente no reino vizinho de Beanbean Kingdom e possuem um valor diferente. A taxa de câmbio entre o Reino do Cogumelo e o Reino do Feijão (Beanbean Kingdom) é muito variada, e muda todos os dias. No começo do jogo Mario & Luigi: Superstar Saga, os Irmãos Mario pagam 100 Moedas do Cogumelo a Tolstar (dependendo de quanto dinheiro o jogador conseguiu acumular), que converte para 10 Beanbean Coins, fazendo com que a taxa de câmbio seja de aproximadamente 10/1. Mais para frente, no jogo, quando eles vencem a batalha contra o Príncipe Peasley, as 99,999,999,999,999 Moedas do Cogumelo convertem-se para apenas 99 Moedas do Feijão! Isso torna a taxa de câmbio em aproximadamente 1,010,101,010,101:1.
  • Bear Coin
Prateadas e cunhadas com a imagem de um urso em sua face, as Moedas de Urso apareceram em Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! e em Donkey Kong Land III. São as equivalentes das Banana Coins do jogo anterior. Bear Coins são encontradas em quantidades abundantes ao longo de várias fases do Kremisfério Norte (Northern Kremisphere), e são necessárias para competir em Swanky's Sideshow - um barracão no qual Swanky Kong realiza mini-games de arremesso de bolas. Estas moedas também podem ser usadas para comprar itens dos Brothers Bear.
  • Blue Coins
Estas são bem interessantes. Apareceram pela primeira vez em Super Mario 64, onde valiam cinco Moedas Amarelas (Yellow Coins) cada. O game também nos apresentou aos Blocos de Moedas Azuis, que deveriam ser atingidos por um Ground Pound - a famosa "bundada" do encanador - para dar início a uma série de Blue Coins a serem coletadas num determinado tempo-limite. É interessante notar que, enquanto Grand Goombas dão moedas normais quando combatidos, se forem derrotados por meio do Ground Pound, liberarão uma Blue Coin. Em Super Mario Sunshine, dez Blue Coins podem ser trocadas por um Shine Sprite; há 240 Blue Coins no jogo ao total, ou seja, há 24 Shine Sprites a serem coletados por meio das Blue Coins. Mas tome cuidado: se você vir Blue Coins que se movem sozinhas e não giram em seu próprio eixo, elas estarão sendo mantidas, na verdade, por Boos! Em Mario Pinball Land, as Blue Coins podem ser obtidas se um combo for feito sem usar as palhetas; Mario pode usá-las no jogo para participar de mini-games do Toad para conseguir Power Stars. Blue Coins também aparecem na versão para Wii de Mario & Sonic at the Olympic Winter Games.
  • Bonus Coin
Aparecem em Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! e em Donkey Kong Land III. As Bonus Coins podem ser ganhas ao completar os Bonus Levels - fases acessíveis por meio dos Barris Bônus escondidos espalhados pelo Kremisfério Norte. Se você der Bonus Coins a Boomer, um dos Brothers Bear, o especialista em demolições destruirá as rochas que impedem o acesso a várias fases de Krematoa. O mesmo símbolo do Barril Bonus é cunhado na Moeda Bonus. Elas são similares às Kremkoins do jogos anteriores.
  • Character Coin
"Moedas de Personagens", também conhecidas como Baby Coins, podem ser coletadas pelos Yoshis em Yoshi's Island DS. O Yoshi pode pegar uma Baby Coin somente se o bebê que estiver em suas costas for o mesmo cunhado na moeda. Todos os mundos do jogo têm oito Baby Coins cada, com exceção do mundo 5, que tem apenas sete - coletando todos, é destravado um mini-game do modo hard do jogo. Todas as 39 moedas do game são igualmente distribuídas entre Baby Mario, Baby Peach e Baby DK, cada um ficando com 13.
  • Coin (Diddy Kong Racing DS) / Rareware Coin
O jogo de corrida do Diddy Kong traz moedas de títulos não específicos que têm a função de substituir as bananas. Elas aparecem em várias pistas, simplesmente espalhadas pela estrada. Ao coletá-las, aumenta a taxa monetária do jogador, que pode comprar uma variedade de objetos e itens. Elas são pequenas e trazem o logo da desenvolvedora Rare cunhado em sua face. Em Donkey Kong 64, existe uma moeda intitulada Rareware Coin, que era deste mesmo tipo; aqui, junto à Nintendo Coin, ela era necessária para abrir a porta de acesso à última chave da prisão de K. Lumsy.
  • Coin Snake
Uma das mecânicas mais sensacionais a serem introduzidas em Super Mario World (consecutivamente em Super Mario World 2: Yoshi's Island), as "Moedas Cobra" saem de certos Blocos "?", formando uma fileira que se move na direção pressionada pelo jogador na tecla direcional. Elas são encontradas em fases como a Donut Ghost House, Donut Secret 2, Ghost House e Star World 5; se Mario ou Luigi ativar um Botão "P" durante o efeito das Coin Snakes, elas se converterão em blocos usados, formando um caminho útil para os jogadores espertos. Se as Coin Snakes tocarem em seu próprio caminho ou em algum obstáculo, elas pararão de se mover e não serão mais controladas - igual ao velho jogo Snake, não?
  • DK Coin
As DK Coins, também conhecidas como Hero Coins, têm história para contar. Surgidas em Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest, elas são um desafio dado aos namorados Diddy e Dixie por Cranky Kong. Alguns dos lugares nos quais estas moedas estão escondidas incluem passagens secretas. Existem 40 DK Coins ao todo. Na área secreta da Ilha dos Crocodilhos conhecida como o Mundo Perdido (Lost World), as fases bonus têm DK Coins ao invés das Kremkoins. No fim do jogo, Cranky empilha todas as DK Coins coletadas e classifica os jogadores com base em todas as moedas obtidas por eles. Em Donkey Kong Country 2 para Game Boy Advance, há 68 DK Coins no total; para conseguir as 28 novas moedas, você deve completar todas as missões em Funky Flights II, chegar em primeiro lugar em todas as fases de Expresso Racing e preencher todo o encadernado que Wrinky Kong dá aos heróis como lição de casa. Daqui em diante, as DK Coins apareceram em vários jogos posteriores da série Donkey Kong, tornando-se um elemento padrão da subfranquia.
  • Dash Coin
São tipos especiais de moedas vistas em New Super Mario Bros. e New Super Mario Bros. Wii. À primeira vista, as Dash Coins são representadas por um contorno pontilhado, e neste estado, não podem ser coletadas; no entanto, se Mario ou outro personagem fizer contato com o espaço pontilhado, em seguida ele se tornará uma moeda regular.
  • Dragon Coin
Traduzidas pelo manual brasileiro de Super Mario World como Moedas Dragão, existem pelo menos 5 delas espalhadas em várias fases do game - exceto em Chocolate Secret, que possui apenas uma. Em ocasiões raras, é possível encontrar 6 ou mais Moedas Dragão numa só fase; neste caso, todas as Moedas Dragão depois da quinta darão ao jogador uma Vida Extra. No remake do jogo para Game Boy Advance, Super Mario Advance 2: Super Mario World, a quantidade de Moedas Dragão adquiridas é gravada num menu, e se o jogador coletá-las todas, as Moedas se transformarão em Peach Coins. Somado a tudo isso, a maioria dos jogos da série Yoshi retratam suas Moedas com um Yoshi cunhado na face. Isso pode sugerir que todas as moedas encontradas na Ilha do Yoshi sejam Moedas Dragão.
  • e-Coin
Tipos raros de moedas encontradas somente no World-e de Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3, as e-Coins são cunhadas com uma Super Folha, uma Super Estrela, um Cogumelo, uma Flor de Fogo ou com os personagens Toad, Mario, Peach ou Luigi. Pouco se sabe sobre as e-Coins, exceto que a outra face das moedas é cunhada com uma letra "e". Aparentemente, elas não servem para nada além do batimento de recordes, visto que não afetam a jogabilidade. Também vale notar que somente três entre as oito e-Coins foram lançadas nas versões ocidentais do game.
  • Evil Coin
"Cuidado: quando você pega as moedinhas de Wendy, elas te pegam de volta!", já dizia o bom encanador em Hotel Mario. Elas são, basicamente, inimigos fantasiados de moedas - ou moedas vivas - com caras maléficas, incluindo sobrancelhas grossas e uma boca que sempre sorri afetadamente. Se tentar coletá-las, você sofre danos.
  • Frog Coin
Conveniências pequenas, verdes e brilhantes do Mundo do Cogumelo: estas são as "Moedas Sapo" encontradas somente em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. São geralmente aceitas apenas por sapos e girinos, e há somente duas lojas em todo o jogo que oferecem produtos em troca de Frog Coins: o primeiro é Frog Coin Emporium, em Tadpole Pond, e o segundo é uma pequena loja administrada pelo Aluno de Frogfucius em Seaside Town. Ao contrário das moedas regulares, as Frog Coins produzem um barulho mais profundo e musical quando são obtidas. Também existe um objeto chamado Rare Frog Coin, ganho somente ao derrotar Croco em Bandit's Way pela primeira vez. É possível levar a Frog Coin Rara para o dono da loja do Reino do Cogumelo e receber uma Torta de Grilos - que, por sua vez, deve ser dada a Frogfucius para obter a arma Froggie Stick, usada por Mallow. O jeito mais fácil de pegar Frog Coins é pulando sobre Wigglers: após alguns pulos e moedas, uma Frog Coin é lançada.
  • Frog Medal
Itens de Wario Land 4, estão mais para medalhas do que moedas. Elas formam o sistema monetário usado pela loja de itens. Wario ganha estas medalhas dos Game Bots (robôs que administram a Mini-Game Shop) completando um determinado número de objetivos em mini-games. A quantidade de medalhas necessárias para comprar itens aumenta junto com a dificuldade do jogo. O mais caro cobrado por um só item é o preço de 20 Frog Medals. Fisicamente, estas medalhas são redondas, amarelas e com o desenho básico de um sapo.
  • Gold Coin
Também exclusivas de Wario Land 4, são, como o nome implica, Moedas de Ouro que aparecem junto a uma fração de diamante, quando Wario abre um baú. Wario também pode tomar posse destas Moedas de Ouro após derrotar um inimigo de grande escala. As Gold Coins valem 500 pontos e são o maior tipo de moeda disponível em Wario Land 4. São redondas, amarelas, com um interessante losango no centro.
  • Golden Coins
O nome parece ser simples, mas as Golden Coins possuem um papel incrivelmente grande no jogo em que estrelam - Super Mario Land 2: Six Golden Coins. Todas as seis precisam ser coletadas para abrir o portal para Mario's Castle, em Mario Land. Cada uma delas representa uma zona diferente da terra: Tree Zone, Macro Zone, Pumpkin Zone, Mario Zone, Turtle Zone e Space Zone. Durante a conquista de Wario a Mario Land, o vilão amarelo capturou o Castelo do Mario e espalhou as moedas douradas, que abrem a porta para a fortaleza. Se Mario falhar ao adquirir todas as Golden Coins (enfrentando um Game Over), as que ele já tenha obtido serão recuperadas pelos seis guardas de Wario, forçando o herói a coletá-las novamente.
  • Heart Coin
As Moedas Coração apareceram em Yoshi's Story, e podem ser encontradas nas áreas secretas das fases, tanto no céu quanto na terra. Mas não se preocupe: a maioria é fácil de ser coletada. Ocasionalmente, após estourar uma Bolha "?", cinco Heart Coins com sapatinhos azuis aparecerão; elas agem de modo similar às estrelas de Super Mario World 2: Yoshi's Island e de Yoshi's Island DS, visto que pulam em direções diferentes após serem libertas. Se cinco Heart Coins forem coletadas antes de desaparecerem, o Yoshi será recompensado com um Melão.
  • Kong Token
Itens especiais que aparecem exclusivamente em Donkey Kong Land, para Game Boy. Elas aparecem comumente por áreas selvagens, e têm os rostos de Donkey e Diddy Kong cunhados um em cada face. Assim como as Banana Coins de Donkey Kong Land 2, as Kong Tokens permanecem escondidas em cada fase (e em algumas fases extras). Embora o jogo grave o número de Kong Token que o jogador coletou, o número de moedas cairá para zero após o jogo ser resetado.
  • Kremkoins
Moedas grandes encontradas em Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest e em Donkey Kong Land 2, são obtidas por meio do completamento dos desafios do Bonus Barrel e pela derrota de um chefão do jogo. 15 Kremkoins são necessárias para pagar o monstruoso, brutamontes Klubba, que permite o acesso dos Kongs ao Mundo Perdido. Ao todo, há 75 Kremkoins no game para Super NES e 47 no game para Game Boy - no último, é necessário dar todas as 47 Kremkoins obtidas a Klubba para destravar o Mundo Perdido, ao contrário do mínimo de 15 do jogo anterior. Em Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble e em Donkey Kong Land III, as Kremkoins são substituídas pelas já mencionadas Bonus Coins.
  • Large Coin
Uma moeda gigante. O tipo apareceu em Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis, Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again!, Super Princess Peach e Super Mario Galaxy 2. Na série dos Mini-Marios, as Large Coins são o equivalente a 10 moedas regulares e a 500 pontos. No jogo da Princesa Peach para Nintendo DS, ao invés de valer 10 moedas, as Large Coins valem apenas 5; elas podem ser obtidas atingindo inimigos após a compra da Courage Soda - ou simplesmente por darem sopa por aí. Em Super Mario Galaxy 2, as Large Coins são vistas em Supermassive Galaxy; Mario tem de dar um wall jump na Large Coin para progredir na fase.
  • Mario Coin
Com certeza uma das moedas mais atraentes do Marioverso, as Mario Coins são itens especiais encontrados somente em Mario Kart Arcade GP 2, e podem ser vistas em todas as pistas do simulador de corrida. Espalhadas pelo chão das pistas, se o jogador coletar um certo número de Mario Coins, ele ganhará um kart ou um item especial, ambos exclusivos do personagem escolhido pelo jogador. No entanto, você deve dirigir bem: é possível perder estes tipos de moedas simplesmente batendo numa parede.
  • Nintendo Coin
Uma grande moeda com o logo do Nintendo 64 cunhado na face, encontrada em Donkey Kong 64. Após o jogador completar o velho fliperama de Donkey Kong em Frantic Factory, o papagaio Squawks aparecerá e dirá a Donkey Kong para jogar novamente e ganhar um prêmio especial. Com duas moedas, é possível jogar o fliperama novamente; desta vez, no entanto, ao invés de resgatar a Pauline, o jogador deve, comicamente, resgatar a Nintendo Coin. Junto à já descrita Rareware Coin, a Nintendo Coin é necessária para obter a Boss Key final e libertar K. Lumsy de seu cativeiro.
  • Pianta Token
Pianta Tokens são moedas azuis com o rosto de Don Pianta cunhado; são encontradas somente em Paper Mario: The Thousand-Year Door, e são utilizáveis apenas em Pianta Parlor, onde Mario pode ganhá-las em caça-níqueis. Mario pode trocar os Pianta Tokens por itens e distintivos protetores vendidos por Lahla, a Boo. A máquina de trocar dinheiro converte três moedas por um token, o que geralmente é uma má ideia - já que, se você for bom, poderá ganhar tokens de graça nos mini-games.
  • Purple Coin
Moedas roxas. Aparecem nas galáxias regulares de Super Mario Galaxy quando um Cometa Roxo (Purple Comet) estiver na órbita daquela determinada galáxia. O jogador precisa coletar 100 Purple Coins para uma Power Star aparecer, na maioria das vezes dentro de um tempo-limite. Quando não houver contagem regressiva na missão das moedas roxas, elas estarão espalhadas pela fase, exigindo que o jogador explore cuidadosamente cada uma das áreas para encontrá-las todas. Elas reaparecem em Super Mario Galaxy 2, mas agora em galáxias específicas, ao contrário da generalidade de seu predecessor. Em Rolling Coaster Galaxy, uma Purple Coin estará dentro de uma bola, substituindo a Star Ball (na qual Mario se equilibra): a Purple Coin Ball. Também é interessante notar que, no segundo jogo, o Player 2 também pode coletar Purple Coins para o Player 1.
  • Red Coin
As Moedas Vermelhas representam grande importância em várias séries do Marioverso. A diferença entre as Red Coins e as moedas normais, amarelas, é de que uma vermelha equivale a duas amarelas. Em Super Mario World 2: Yoshi's Island, as Red Coins ficam escondidas por trás de Gold Coins regulares. Pelo fato de não haver mudanças gráficas significativas, os únicos modos de se distinguir as moedas vermelhas das amarelas é coletando-as - ou simplesmente usando Lentes de Aumento (Magnifying Lens), itens encontrados em jogos do Bonus Challenge de Yoshi's Island. Em Super Mario Bros. Deluxe, para Game Boy Color, as Moedas Vermelhas tinham de ser coletadas (junto a Ovos de Yoshi) para completar certas missões. Em Super Mario 64 e Super Mario 64 DS, 8 Red Coins estão espalhadas por cada fase, e quando coletadas, dão ao jogador uma Power Star. Na versão para DS, Bob-omb Buddies podem detectar as moedas vermelhas se o jogador falar com eles. Em Super Mario Sunshine, elas retornam num papel similar a Super Mario 64 - dando um Shine Sprite após a coleta de 8 Red Coins. Em New Super Mario Bros. e New Super Mario Bros. Wii, há grandes Anéis Vermelhos (Red Rings) que, ao serem tocados pelos heróis, convertem-se em Red Coins; coletando 8, o ganhador ganha uma Flor de Fogo (ou outros power-ups de poder similar) ao invés de um Super Cogumelo; se o jogador já estiver equipado com um power-up similar, ele ganhará um Cogumelo Mario Extra após coletar todas as Red Coins. Em Mario Hoops 3-on-3, as Red Coins são intituladas "10 Coins"; elas podem ser encontradas em Painéis "?". Elas também aparecem em Yoshi's Island DS e em Mario Party DS.
  • Silver Coin
Moedas prateadas que aparecem quando um Botão "P" (P-Switch) é pressionado, e desaparecem quando o efeito do botão for esgotado. As moedas prateadas apareceram pela primeira vez em Super Mario Bros. 3 (onde têm o mesmo valor de moedas regulares), instalando-se posteriormente em Super Mario World - no qual todos os inimigos se transformam em Silver Coins pelo pressionar do Botão "P" Prateado. Se várias Silver Coins forem coletadas em Super Mario World de uma só vez, elas aumentarão o valor de modo sucessivo, convertendo-se, enfim, em Vidas Extras (o equivalente ao efeito de derrotar todos os inimigos de uma só vez). Em certas fases, um truque envolvendo uma horda de inimigos e um Botão "P" Prateado pode ser executado para ganhar dúzias de Vidas Extras. Silver Coins retornam em Diddy Kong Racing, Diddy Kong Racing DS, New Super Mario Bros. (com o mesmo efeito de Super Mario Bros. 3) e em New Super Mario Bros. Wii (com o mesmo efeito de Blue Coins de Super Mario 64).
  • Slot Coin
Uma moeda roxa que aparece em painéis "?" encontrados no estágio Jr. Street, de Mario Hoops 3-on-3. Quando um jogador coletá-la, na próxima vez que seu time fizer uma cesta, um caça-níqueis surgirá, possivelmente dando mais pontos à equipe.
  • Smash Coin
Moedas especiais encontradas em Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl. Nos jogos, há um tipo especial de partida chamada Coin Battle; sempre que um jogador tomar danos, essas Smash Coins serão arremessadas para fora dele, para serem coletadas pelos jogadores. Em Melee, Smash Coins douradas valem 10, prateadas valem 5 e as de bronze valem 1. Sempre que o jogador vai a nocaute, ele perde metade de suas moedas. O número de Smash Coins determina quem será o vencedor da batalha quando o tempo esgotar.
  • Star Coin
Um item colecionável de New Super Mario Bros. e New Super Mario Bros. Wii. Três Star Coins aparecem em cada fase (sejam numeradas, torres, casas mal assombradas ou castelos); algumas são fáceis de pegar, mas outras requerem power-ups especiais (como o Mini-Cogumelo ou o Casco Azul) para serem acessadas. Na versão para DS, existem 240 Star Coins a serem encontradas, contra as 231 Star Coins da versão para Wii (que adiciona 4000 pontos ao marcador, ao invés dos 1000 pontos da versão para DS).
  • Taj Token
Taj Tokens são grandes tokens similares a Red Coins. Nelas, é amoedado o rosto de Taj, o gênio elefante de Diddy Kong Racing. Taj Tokens substituem as bananas em Diddy Kong Racing DS, e servem como itens de coleção.
  • Yellow Coin
Às vezes intituladas Yellow Star Coins, são o tipo primário de moedas caracterizado em Super Mario 64 (e em seu remake para DS). Uma Yellow Coin pode entrar para a lista de moedas coletadas na fase e, surpreendentemente, aumentar a stamina do encanador. 50 Yellow Coins garantem ao jogador uma Vida Extra após ter obtido uma Power Star e retornado ao Castelo da Peach. 100 Yellow Coins coletadas durante um só percurso convertem-se em uma Vida Extra. Em Super Mario Sunshine, Yellow Coins retornam com o mesmo propósito de Super Mario 64, embora o Shine Sprite não apareça sobre Mario, e sim, num local pré-estabelecido.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

19 Comentários

  1. vo compra um dsi xl ou 3ds???
    me ajudem
    de exemplos nos posts gente!!

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma duvida que me pertuba tambem!!!!
    Vamos ver:
    O Xl é tipo um dsi so que maior podemos dizer assim, etambem tem jogos muito locos e tambem os jogos do dsiware.
    Ja o 3ds tem tudo isso e ainda tem o 3d sem oculos.
    Mas ai vem o problema.O PREÇO:
    Como o 3ds é novo e vai ter essas novas coisas ele vai sair bem mais caro que o xl.
    Mas se o dinheiro não te importar compra um 3ds que na minha opinião é bem mais loco

    ResponderExcluir
  3. jardim,não kerendo discordar do seu raciocínio,mas peasley não é uma princesa?porq no jogo em ingles ela (ou ele se eu estiver errado) é descrito como princess peasley,que traduzido é princesa peasley,se fosse principe,deveria ser escrito como prince peasley,só estou dizendo porq está escrito assim no jogo.

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que tinha tantas moedas no Mario o_o

    ResponderExcluir
  5. Bruno, no jogo aparece escrito prince peasley e não princess (acabei de verificar pra não falar besteira). ;)

    ResponderExcluir
  6. To falando do Bruno Hnrq porque so agora eu vi q tinha outro.

    ResponderExcluir
  7. Bruno Hnrq, Peasley na verdade é um Príncipe. Você provavelmente fez confusão; ele é descrito no game como Prince Peasley, não como "Princess". Futuras dúvidas sobre Príncipes da série Mario podem ser esclarecidas nesta postagem: http://www.reinodocogumelo.com/2009/06/resultado-da-enquete-qual-foi-o.html

    ResponderExcluir
  8. ficar pobre na reino dos cogumelos é impossivel :O)

    ResponderExcluir
  9. mas é estranho jardim,na rom em que eu baixei e joguei estava princess,eu garanto que estava

    ResponderExcluir
  10. 38 moedas diferentes! fiquei impressionado,achei que o número de moedas era bem menor.

    ResponderExcluir
  11. Aja bau de tesouros pra guardar tantas moedas.
    Otimo artigo jardim,otimo que nem esse site, se não fosse essa materia nunca saberia que existe tanta moedas

    ResponderExcluir
  12. acho q vi um erro aí! na parte das silver coins vc disse q todos os inimigos se transformavam em moedas quando se pressionava o botão "P" prateado. mas se eu não estou enganado o lakitu não vira moeda! eu já joguei o jogo e vi que o lakitu não sofre o efeito desse switch (star world 3 é um bom exemplo disso)

    http://www.youtube.com/watch?v=loH1kNkcFF8

    e a matéria ta 10!!!

    ResponderExcluir
  13. Só pra complementar o que o devis disse, o Hammer Bros. também não é afetado pelo efeito (a primeira fase do special world por exemplo).
    Ps.: Adorei a matéria, como todos (é claro)!

    ResponderExcluir
  14. Bem,tantas moedas,nunca imaginei.
    Bruno,onde se baixa o jogo?

    ResponderExcluir
  15. Wow! Não sabia que existiam tantas moedas. Legal mesmo.

    ResponderExcluir
  16. As "Purple Coins" apareceram no SMW, mas não sei se foram usadas... e por algum motivo estranho, se pressionar o "P Switch", vira num "Used Block" roxo, que dá pra ser coletado como uma moeda normal.

    Como eu sei disso? Bem... eu sou hacker de SMW. =P

    @Daisyana, deve ser algum hack que o bruno baixou.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem