The Great Giana Sisters: Irmãs, Punks e Clones

Nosso leitor João quis saber sobre o jogo The Great Giana Sisters, então, here we go! Trata-se de um jogo de plataforma desenvolvido pela Time Warp Productions para os sistemas Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, MSX e Commodore 64. Foi lançado em 1987 e publicado pela Rainbow Arts. Em 2005, uma versão de nome encurtado para "Giana Sisters" chegou em celulares. Em abril de 2009, a publicante DTP Entertainment e a desenvolvedora Spellbound Interactive relançaram Giana Sisters na Europa com uma atualização gráfica extensa para o Nintendo DS. Por que estamos falando desse jogo? A resposta é simples: devido à extrema popularidade de Super Mario Bros. para NES, a Rainbow Arts projetou um clone do jogo da Nintendo, e é disso que se trata a série The Great Giana Sisters. A embalagem da versão de Giana Sisters para Commodore 64 chega ao ponto de mostrar as duas garotas punks junto a uma escritura, "the brothers are history!" ("os irmãos já eram!").

Comercialmente, The Great Giana Sisters estava indisponível, mas as cópias piratas circulavam e alimentavam o status cultural do game. O jogo tem dois players: Giana (espelhada no status de Mario como o Irmão Mario prominente) e Maria. Em Great Giana Sisters, as irmãs coletariam nos blocos, ao invés de Cogumelos, bolas coloridas que fariam com que seus penteados mudassem para espalhafatosos moicanos punks. Dá pra acreditar? Nos jogos da série Giana Sisters, essa mudança lhes conferia a habilidade de quebrar blocos com a cabeça (quando na verdade, Mario e Luigi batem nos blocos por baixo).

Muitos inimigos e sprites eram praticamente iguais aos de Super Mario Bros., tais como as áreas do plano de fundo e layouts de mapa. Tudo era virtualmente idêntico. No entanto, a partir da 3ª fase, Giana Sisters traz um pouquinho de originalidade ao apresentar características "únicas", como plataformas que desaparecem, tijolos que vira pedregulhos e power-ups ainda mais variados que os da série Mario naquela época, tais como 3 tipos diferentes de bolas de fogo e ítens especiais que faziam as irmãs passar através do fogo ou congelar monstros temporariamente. Também diferente da série Super Mario, não há localização exata para as vidinhas (descritas aqui como Pirulitos 1-Up!), que aqui estão disponíveis entre os blocos de power-ups já utilizados. Abaixo você confere algumas screenshots do jogo, uma da versão para Commodore 64, duas da versão para Amiga e o restante, da versão completamente reformulada para Nintendo DS, respectivamente.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

8 Comentários

  1. isso ai e falta do que fazer,nunca vi jogo tão besta,aposto que hotel mario e muito melhor do que isso ai

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente com bruno nem sei como a nintendo deu licença desse jogo para o ds podia ser pra ___ony

    ResponderExcluir
  3. Clone safado, mas pelo menos a versão de DS é bonitinha.

    ResponderExcluir
  4. Pode ser um clone, mas dá de 100000000000000 à zero no Hotel Mario! É um clone safado com certeza, mas é bem feito e muito divertido. A versão de DS é ainda melhor! Aliás achei bacana a Nintendo permitir o lançamento da versão DS, foi uma surpresa e tanto...

    Bom, um grupo de fãs lançou uma sequencia não oficial para windows, e de graça. Vale a pena conferir: http://www.gianas-return.de/

    ResponderExcluir
  5. Bem,não achava tão ruim a nintendo lançar a copia fajuta do mario bros.
    Mas quando vi a frase ''os irmãos ja eram''pensem nisso:
    -Cara,se nao fosse o mario bros,essas Punkinhas nem essestirinham
    Mas no ds,até q elas tao bunitinhas.

    ResponderExcluir
  6. Ah galera! Esqueci de mencionar que na versão para DS não existe a Maria; existe apenas a Giana, que se transforma numa versão punk maligna de si mesma, daí, a nova definição de fraternidade.

    ResponderExcluir
  7. É só eu ou a segunda screenshot (no túnel escuro e vermelho) tá parecendo Dangerous Dave? e.e

    ResponderExcluir
  8. né... a versão de DS pelo menos ficou buniteenha .-.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem