Qual é a tecnologia usada no Nintendo 3DS?

Quem entrou no Reino do Cogumelo, sabe que a Nintendo acaba de revelar seu próximo portátil em um anúncio oficial: o Nintendo 3DS. O novo hardware trará visualização em 3-D sem necessidade de usar óculos especiais! Isso é, no mínimo, impressionante. Mas o Reino do Cogumelo pesquisou, e essa tecnologia, por mais impressionante que seja, já foi utilizada no ano passado pela empresa KDDI no phone WOOO Ketai H001, que traz um modo de exibição em 3D para vídeos e fotos. Confira um vídeo sobre o sistema, que possivelmente pode ter sido inspiração para o conceito do futuro Nintendo 3DS:


Também, podemos basear nossas prematuras especulações num jogo de puzzle para DSi, chamado de 3D Hidden Picture. Disponível somente no Japão, ele usa a câmera do DSi pra rastrear o movimento do console, e ajustar a imagem apropriadamente de modo que ela apareça em 3-D. É inteiramente viável que o Hidden Picture seja um indicador de como o 3DS funcionará. Confira o jogo logo abaixo:


A Intel também nos permitiu visualizar a tecnologia que permite assistir em 3-D sem os óculos; mas é uma tecnologia absurdamente cara. A Nintendo não faz mais coisas supercaras, pois tem a sã consciência que que o consumidor mediano não as comprará. Então, assim como fez com o Wii, a Nintendo pode também "camuflar" o Nintendo 3DS. O Wii, mesmo sendo muito impressionante em 2006, não foi perfeito em termos de precisão e responsividade com relação aos controles de movimento, algo que foi retificado com a adição do Wii MotionPlus. Por quê? Não porque a Nintendo não tinha tecnologia; e sim, porque a Nintendo tinha que manter o custo do console e seus periféricos baixo.

O 3DS poderá agir de maneira similar. Claro, ele pode usar tecnologia caríssima e avançada pra exibir 3D em um console, mas isso aumentaria muito o custo do aparelho, tornando mais provável que o portátil não vá usar. Ao invés disso, a Nintendo poderia empregar a mesma tecnologia básica usada em Hidden Picture, mas usando uma combinação de câmeras mais avançadas e uma necessária guinada na performance.

Apesar de tudo, a Nintendo afirmou especificamente que o 3DS será compatível não somente com o DS, mas com o DSi também, sugerindo que ele terá câmeras. E a respeito do próximo console portátil da Nintendo, o próprio presidente da empresa, Satoru Iwata, disse que "será necessária a inserção de um sensor com a habilidade de ler os movimentos das pessoas jogando". Quando lemos a afirmação aqui no Reino pela primeira vez, parecia que o portátil usaria controles de movimento, mas agora tudo parece mais claro: era referente à exibição de imagens em 3D.

Quanto ao resto das especificações do Nintendo 3DS, nós sabemos ainda menos. Continue ligado com a gente pra mais informações!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

3 Comentários

  1. Lembra q o gamecube poderia ter 3d?
    lembra q alguns desenvolvedores disseram q o novo ds tinha semelhanças com o cubo?
    ...

    ResponderExcluir
  2. Mas nao seria 3ds como pode ter teclado e uma tela só???????(primeiro video)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem