O que significa "Nintendo"?

segunda-feira, 20 de abril de 2009

O leitor Martin enviou sua pergunta na nossa central de dúvidas: O que significa a palavra "Nintendo"?

A empresa, muito mais velha do que você pode pensar, foi criada em 1889 por Fusajiro Yamauchi, e produzia cards de jogos (por décadas a fio). Em 1949, a Nintendo passou pra Hiroshi Yamauchi, seu neto. E esse cara mudaria o foco da Nintendo pra sempre. No final dos anos 70, Yamauchi decidiu expandir a Nintendo até os Estados Unidos, já que máquinas de fliperama estavam ficando populares. Entretanto seu plano não foi como esperado e as crianças americanas não mostraram interesse nos produtos da Nintendo, como Sheriff ou Radar Scope. A Nintendo perdeu grana, e desesperada, chamou um cara chamado Shigeru Miyamoto, o único funcionário que tinha tempo livre. Yamauchi pediu pro Shiga criar um fenômeno de vendas para fliperamas. Assim nasceu Donkey Kong, e a Nintendo rumou para o campo dos video games, com Gunpei Yokoi criando o primeiro console portátil (Game & Watch) e o povo criando o Nintendo Entertainment System, que cresceu soberano, com jogos como Super Mario Bros.

Após esse curto resumo sobre a pré-vida da grande N, fica a pergunta: qual o significado do nome "Nintendo"? Esse nome foi derivado de uma frase do Homer Simpson (Nine, Ten... D'Oh!)! Não, brincadeira: de acordo com o site Touch! Generations, o nome "Nintendo" significa algo como "deixe a sorte com o paraíso", em citação ao jogo de cartas que estavam produzindo no início dos tempos. Segundo o RPGamer, Nintendo é uma tradução imperfeita para "o lugar onde deixamos as coisas com os deuses e fazemos o melhor que podemos". Também pode ser traduzido como "fazemos o que podemos, o melhor que podemos, e esperamos pelos resultados", o que se encaixa mais nas funções atuais. Já a Ciao diz que Nintendo é o mesmo que "Paraíso Prateado". Que confusão, não é?
Edição: A resposta mais viável é a publicada pelo livro "A História da Nintendo: 1989-1980". Para conhecê-la, visite nossa página atualizada, que auxilia, em muito, a resposta.
Obrigado a Martin pela pergunta brilhante!
    • Comentários

  • Facebook ()
  • Google (2)
  • Disqus ()

2 comentários:

eEUcomISSO [Tassio Bruno] disse...

boa pergunta, agora fiquei mas pra la do q pra cá com a answer...rs
abraços e fuiz!

[blogdoiml.cjb.net]

Sodre e siqueira Sodre disse...

Vcs não responderam nada ..que bobera ....,e perda de tempo.

Postar um comentário