O Homem das Vozes

Você ouve o "mama mia" do Mario, o "hoho" do Luigi e o "wow" do Wario, mas quem será o sujeito por trás dessas vozes?

A resposta é simples, e repousa num resumo sobre Charles Martinet.

Charles Martinet (se pronuncia "martinêi"), nascido em 17 de Setembro de 1955 em San Jose, California, é o dublador proeminente dos jogos do Mario. Ele dubla os personagens principais, Mario e Luigi (assim como suas contrapartes bebês), Wario e Waluigi, e Toadsworth; e também personagens menores como Wart. O site IMDB atribui a Martinet um total de 87 trabalhos, e subindo.

O primeiro trabalho de Martinet fazendo a voz de Mario começou em 1994, quando ele teria sensores de movimento colocados em seu rosto, o que interpretaria seus movimentos faciais numa cabeça do Mario gerada por computador numa tela. Martinet podia assistir às pessoas passando pela tela através de uma câmera de segurança e conversava com elas, como Mario. Isso foi usado muitas vezes pela Nintendo em alguns eventos, como no E3, que pode ser visto no vídeo abaixo:



Uma forma alterada de Mario In Real Time (MIRT) surgiu no jogo infantil Mario's FUNdamentals, com a voz de Martinet, o que o levou a dublar o Mario em Super Mario 64 em 1996.

Martinet fala francês e espanhol fluentemente, mas ironicamente, só sabe um pouco de italiano. Agora que já sabe sobre as vozes principais dos jogos do Mario, clique aqui e assista Charles Martinet em ação!

Links:
CharlesMartinet.com
Outras vozes de Charles Martinet
Martinet interpretando Mario, Wario e Baby Mario
Martinet interpretando Waluigi

LUKE! I'M-A YOUR PAPA!
Jardim

Um pouco.

1 Comentários

  1. Wow! Que louco!

    Cara...o mais engraçado é pensar que ele não fala italiano fluentemente! HUAHAUHUAHUAAHUA

    Mas uma coisa que eu queria saber é como é que descobriram ele...

    Alguém sabe?

    Abração. Ótimo blog.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem