![]() |
| Imagem: Reprodução/Nintendo |
As últimas edições da franquia Mario Kart, mais especificamente os games Mario Kart 7 (3DS) e Mario Kart 8 Deluxe (Switch), se mostraram um sucesso enorme de vendas, sendo que o jogo de Nintendo Switch está perto de alcançar 70 milhões de cópias vendidas no mundo todo desde seu lançamento em 2017. Mas será que o novo Mario Kart World lançado para Nintendo Switch 2 vai repetir o desempenho fenomenal de seu antecessor?
Falando em uma sessão de perguntas e respostas conduzida pela Nintendo após a divulgação de seus dados de vendas referente ao segundo trimestre do atual ano fiscal, o lendário designer Shigeru Miyamoto, também conhecido como o criador do Mario, deu sua opinião sobre a possibilidade de alguma outra IP superar as vendas de Mario Kart World no Nintendo Switch 2.
Miyamoto acredita que as vendas de Mario Kart World jamais serão ultrapassadas por outra IP, pois mesmo que um jogo de uma IP diferente comece a apresentar um grande sucesso em vendas, o novo jogo de corrida da franquia Mario Kart vai continuar vendendo, então dificilmente será superado. Leia a declaração completa de Miyamoto sobre este assunto a seguir.
Na Nintendo, sempre encaramos nosso trabalho com a convicção de que não há limites. Por exemplo, quando tentamos fazer um filme com Super Mario Bros. O Filme, ele foi comparado à bilheteria de outros filmes. No entanto, mesmo que chegássemos ao primeiro lugar nessa lista, acredito que sempre há algo ainda melhor. Meu tema recorrente é que o mundo do entretenimento não tem limites. Nesse sentido, ainda existe um vasto mercado global que pode ser expandido através do Switch. Se algumas das propriedades intelectuais ou sistemas da Nintendo forem amplamente aceitos pelos consumidores como algo 'inédito', existe a possibilidade de alcançarmos números que ultrapassem as fronteiras do entretenimento. Acho que o mais empolgante na Nintendo é que estamos abertos a enfrentar qualquer desafio. No entanto, mesmo que essa situação ocorresse, Mario Kart provavelmente continuaria vendendo ainda mais nesse segmento, então talvez nunca seja superado.Há muito tempo, antes de criarmos o primeiro jogo Pokémon, [Satoshi] Tajiri, o diretor da franquia, brincou comigo dizendo que 'se você quiser superar o Mario da Nintendo, terá que vender duas cópias do jogo para cada cliente'. Esse foi um dos motivos pelos quais Pokémon Red e Green foram criados. Acredito que é precisamente porque existem pessoas assim, determinadas a 'superá-los de alguma forma', que coisas novas acontecem.
Vale notar que Mario Kart World já vendeu mais de 9 milhões de unidades no Nintendo Switch 2 desde seu lançamento em 5 de junho até o final de setembro, e considerando que o novo console da Nintendo vendeu 10.36 milhões de unidades no período, cerca de 9 entre 10 dos compradores do console adquiriram também o novo Mario Kart, seja digital ou fisicamente. Se Mario Kart World continuar vendendo bem nos meses e anos que se seguirem, sem dúvida será um título com vendas totais difíceis de serem batidas por qualquer outra IP.
E você, leitor(a), o que pensa sobre a declaração de Miyamoto? Acredita que as vendas de Mario Kart World não serão superadas por nenhuma outra IP no Nintendo Switch 2? Comente!
