![]() |
| Imagem: Reprodução/Nintendo/Illumination/Universal Pictures |
Um dos mais talentosos compositores da indústria dos games, Grant Kirkhope trabalhou na Rareware durante o "período de ouro" da desenvolvedora, quando ela produziu grandes clássicos para o Nintendo 64. Kirkhope também é responsável pelo marcante DK Rap, cantado na abertura de Donkey Kong 64, que fazia os jogadores entrarem no clima de uma das aventuras 3D mais selvagens de todos os tempos (e também uma das mais longas).
Tamanha é a relevância de DK Rap que uma versão atualizada da obra foi inserida na trilha sonora de Super Mario Bros. O Filme (2023), mas infelizmente o nome de Grant Kirkhope não aparece nos créditos do filme, algo que deixou o compositor bastante chateado. O quão chateado? O suficiente para não assistir ao filme até hoje, mais de dois anos após seu lançamento oficial nos cinemas.
Falando sobre o assunto ao site Push to Talk, Kirkhope diz que a Nintendo explicou o porquê de seu nome não ter aparecido em Super Mario Bros. O Filme, mas mesmo assim, ele ainda ficou tão magoado pelo acontecimento que até o momento não se decidiu por assistir ao longa animado do Mario. Leia a declaração dele sobre isso logo abaixo.
Eu tive retorno, eu acho, de uma das pessoas do setor jurídico. E ela disse, basicamente, que eles têm um critério de regra — decidiram que, de qualquer música que fosse propriedade da Nintendo e que aparecesse no filme, eles não iam creditar o compositor, com exceção de Kōji Kondō. Então, decidiram que qualquer coisa que tivesse um vocal, teria o compositor creditado. Então, lá estava o DK Rap. Mas logo depois, eles decidiram que, se a Nintendo fosse dona da obra, eles também não creditariam o compositor.... Eu vou te dizer, eu ainda não assisti ao filme. Eu vi aquele trecho com o rap. Mas eu fiquei tão chateado que não assisti.
É totalmente compreensível a mágoa que Kirkhope sente por não ter sido creditado em Super Mario Bros. O Filme, afinal, ele compôs uma das músicas que foram utilizadas na produção. Mesmo com a explicação da Nintendo, parece que o compositor não pretende assistir ao filme do encanador bigodudo tão cedo, o que é uma pena, já que certamente ele apreciaria a animação, bastante elogiada pelos fãs de Super Mario e Donkey Kong.
E você, leitor(a), o que pensa sobre este posicionamento de Kirkhope? Acredita que ele deveria deixar a mágoa de lado e assistir ao filme do Mario, ou que ele está certo em não assistir? Comente!
Via GoNintendo
